A entrada tradicional para fone de ouvido está, pouco a pouco, sendo eliminada dos smartphones. Empresas como Apple, Google, Motorola e HTC vêm seguindo essa tendência para atingir espessuras mais finas — e, de quebra, vender acessórios Bluetooth.

E se fosse possível manter a entrada de 3,5 mm mesmo em espessuras menores? É o que a Microsoft demonstra em uma patente concedida recentemente nos EUA.

A empresa recebeu uma patente para um conector P2 que consegue se expandir. Sem o fone, ele fica nivelado com a traseira do aparelho. Encaixe o plugue, e a entrada se expande para acomodá-lo.

Apenas um lado teria os pontos elétricos de contato para se conectar ao fone. A Microsoft propõe três maneiras de fazer isso: usar uma membrana flexível e macia…

… usar um material plissado mais rígido que pode se expandir…

… ou expandir os dois lados do conector para dar espaço ao plugue.

Isso mostra que, com algum esforço, é possível adotar uma entrada tradicional para fone de ouvido… desde que você pague os royalties da patente para a Microsoft. Ela provavelmente não vai usar essa solução para smartphones, porque não atua mais nesse mercado.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seraph

pq a intensão eh aproveitar os fones que ja tem, não obrigar o usuario a comprar um novo

Henrique Seraph
pq a intensão eh aproveitar os fones que ja tem, não obrigar o usuario a comprar um novo
Thiago A. Klein
Resumo da Microsoft com celulares: indo contra o mercado.
Candido Tominaga
que bobagem, porque não inventam outro padrão, tipo microusb.
Paulo Eduardo
Povo tem que entender que a tecnologia evolui! Conector tipo C é bem melhor que o P2. Acontece que o problema é aquela de se querer ouvir uma música e carregar ao mesmo tempo... Seria interessante colocar dois conectores USB C?
Esperto
AINDA BEM
SignaPoenae
Com os fones da apple custando mais que milão no huesil? Jamais que ela queria lucrar, estava pensando apenas na experiência do usuário!
Keaton
mais uma coisa para quebrar.... não, brigado.
Breno Ribeiro
Pelo visto não é só você que é esperto.
Paul
Então tá na hora de eles trocarem o USB-C com o ''raio'' e substituír pelo Lightning nos Macs. Assim, realmente eles se isolam de vez e quem for dono de iPhone e iPad ñ precisará mais de ''dongles''. Perfeito, ñ? PS: Ironia
Cérebro
Hahahaha
Cérebro
Não. Entrada pra fone não pode ser compartilhada. Ainda mais em tempos de celulares destruidores de bateria.
Cérebro
Tenho uma solução mais simples. Fazer o conector mais fino e mais curto. Fim
Carlin
Não parece ser algo muito eficaz, e se você estiver usando uma capinha? A capinha também devera se adequar ao volume que vai surgi ao conectar o plugue.
Anti anarcocapitalista
https://media.giphy.com/media/jpwfSo5Xbu55m/giphy.gif
Exibir mais comentários