O termo “deep web” ficou associado a atividades ilícitas nesta parte oculta da internet. No entanto, ela pode ser bastante útil, oferecendo anonimato para ativistas e jornalistas; serviços de e-mail com maior privacidade; e até mesmo acesso ao New York Times e Facebook.

Para entrar na deep web, é preciso instalar uma ferramenta especial chamada Tor. Ela está recebendo algumas atualizações para garantir o anonimato de seus usuários.

Foto por brendangates/Flickr

Basicamente, a rede Tor redireciona seu tráfego através de diversos computadores, para que o outro lado da conexão não consiga identificar você. Tor é sigla para “The Onion Router”; ele é comparado a uma cebola (onion) porque cria uma série de camadas para esconder sua identidade do resto do mundo.

No entanto, o protocolo onion tem algumas brechas de segurança que a próxima geração — chamada de v3 — pretende resolver. O sistema de diretório, que ajuda a redirecionar seu tráfego, foi reprojetado para evitar ataques hacker e vazamentos de informações. A criptografia também foi aprimorada.

Os responsáveis pelo Tor também planejam adicionar outros recursos no futuro, como estatísticas de acesso, melhores algoritmos de proteção, roteamento de latência mista, e até mesmo suporte a blockchain.

Isso deve demorar um pouco, no entanto. Na verdade, o sistema antigo continuará sendo a opção padrão “enquanto os usuários migram para a próxima geração, e resolvemos bugs e preparamos os recursos”, explica George Kadianakis, da equipe Tor.

Você pode testar essa nova geração baixando o Tor Browser em alpha. Quase 3 milhões de pessoas usam a deep web, seja para divulgar informações privadas através do SecureDrop; driblar a censura em determinados países; realizar transações envolvendo blockchain e criptomoedas… e também praticar atividades ilícitas.

Com informações: Tor, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zeca urubu pipas

me desculpem a ignorancia, no tor e possivel acessar e-mail, fazer transacoes tipo comprar vender se correr risco de se rackeado...

Sammy
Orra meu, você é mito hein, descobriu isso como?
Sammy
PS: Quando o navegador tiver uma SKIN próprio e não da firefox mozilla, a gente conversa, Fecha Aspas.
Trovalds
Entendi a ideia.
Molinex
Não, nada de especial... tor-socks, pra comunicação, ssh pra acessar um shell seguro, e um terminal (cmd) de sua preferencia... Explicando por cima (e se prepara que vai ser chato), a rede onion é uma rede p2p, onde rola um tunelamento pra mascarar sua origem. Quando você sai desse tunel, sai com o ip de outro host, de outro lugar do mundo, e acessa a rede normal, como qualquer pessoa... Dentro desse tunel, cada maquina tem um nome .onion (exatamente, isso é a magica e fantástica deepweb), quando você acessa um endereço .onion esta acessando na verdade, a maquina de alguem, dentro desse tunel, que faz parte dessa rede, que hospeda alguma coisa, em um servidor ouvindo na porta 80... Seguindo essa logica, sabendo qual o endereço .onion da maquina na rede, e sabendo qual porta esta escutando o servidor ssh, a magica acontece... Com termux por exemplo, da pra acessar essa maquina de um android ou ios... Claro que isso possui certas limitações, e exige alguns cuidados adicionais com segurança, mas quebra um galhão... PS: Aprendi isso a pouco tempo, e se o maninho que me ensinou estiver vivo por aí, e ler isso, valeu mano, me ajudou muito...
Fabio Alvez
Gratuito pra uso doméstico, que no meu caso serve muito bem.
Molinex
Basicamente do ponto de vista do usuário, sem levar em conta licença de software, motivos técnicos como redes e protocolos, preço, e mais um monte de coisa chata, o teamviewer é próprio pra isso, então é melhor pra essa finalidade, tem mais funcionalidades, e é menos seguro...
Daniel

O protocolo é bem seguro, a fonte maior de insegurança está no sistema operacional do cliente e nas possíveis falhas do browser.

Daniel Silva
O protocolo é bem seguro, a fonte maior de insegurança está no sistema operacional do cliente e nas possíveis falhas do browser.
Trovalds
Teamviewer é pago (e caro pra uma besteira). Você pode usar ele "de grátis" mas dependendo do que faz viola a licença deles.
Fabio Alvez
E qual a diferença de usar este método ao invés de um teamviewer por exemplo?
Trovalds
Dessa eu não sabia. Tu usa algum programa próprio e talz? Fiquei curioso agora.
Molinex
Que nada mano, sedentarismo é vida... Pelo menos até ter um infarto, ou um derrame... kkkkk...
Esperto
Segundo o código dos fakes, o sagrado tor trouxe iluminação ao mundo (ou escuridão, não lembro)
Esperto
sla, mas tu podia fazer uma caminhada e sair desse seu sedentarismo (kakakakaka brinks)
Exibir mais comentários