Rede anônima Tor recebe grande atualização para se tornar mais segura

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por brendangates/Flickr

O termo “deep web” ficou associado a atividades ilícitas nesta parte oculta da internet. No entanto, ela pode ser bastante útil, oferecendo anonimato para ativistas e jornalistas; serviços de e-mail com maior privacidade; e até mesmo acesso ao New York Times e Facebook.

Para entrar na deep web, é preciso instalar uma ferramenta especial chamada Tor. Ela está recebendo algumas atualizações para garantir o anonimato de seus usuários.

Basicamente, a rede Tor redireciona seu tráfego através de diversos computadores, para que o outro lado da conexão não consiga identificar você. Tor é sigla para “The Onion Router”; ele é comparado a uma cebola (onion) porque cria uma série de camadas para esconder sua identidade do resto do mundo.

No entanto, o protocolo onion tem algumas brechas de segurança que a próxima geração — chamada de v3 — pretende resolver. O sistema de diretório, que ajuda a redirecionar seu tráfego, foi reprojetado para evitar ataques hacker e vazamentos de informações. A criptografia também foi aprimorada.

Os responsáveis pelo Tor também planejam adicionar outros recursos no futuro, como estatísticas de acesso, melhores algoritmos de proteção, roteamento de latência mista, e até mesmo suporte a blockchain.

Isso deve demorar um pouco, no entanto. Na verdade, o sistema antigo continuará sendo a opção padrão “enquanto os usuários migram para a próxima geração, e resolvemos bugs e preparamos os recursos”, explica George Kadianakis, da equipe Tor.

Você pode testar essa nova geração baixando o Tor Browser em alpha. Quase 3 milhões de pessoas usam a deep web, seja para divulgar informações privadas através do SecureDrop; driblar a censura em determinados países; realizar transações envolvendo blockchain e criptomoedas… e também praticar atividades ilícitas.

Com informações: Tor, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados