Início » Brasil » Nikon deixa de vender câmeras e lentes no Brasil

Nikon deixa de vender câmeras e lentes no Brasil

Felipe Ventura Por

O Brasil pode ser um país bem complicado para empresas de tecnologia manterem presença. A Nintendo desistiu de vender seus produtos por aqui, assim como a HTC e a Xiaomi; agora, é a vez da Nikon.

A partir de 31 de dezembro de 2017, a Nikon do Brasil vai encerrar a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado brasileiro, atualmente oferecidos em sua loja online.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Nikon D850

A empresa diz em comunicado que o atendimento ao consumidor e a assistência técnica “continuarão operando normalmente” no Brasil; além disso, ela vai honrar a garantia de seus produtos. E caso você tenha uma câmera ou lente fora da garantia, “a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários”.

A Nikon realizou essa mudança porque está passando por uma “reestruturação em escala global”. Ela teve um ano fiscal muito ruim: perdeu participação nos principais mercados em que atua — câmeras com lentes intercambiáveis, câmeras compactas e lentes — e teve prejuízo de US$ 60 milhões.

Por isso, o plano da japonesa é “mirar em uma estrutura para sustentar o lucro num mercado em declínio” e “fazer uma revisão de todos os custos”. Pelo visto, ela decidiu que não compensa manter uma equipe de vendas para o Brasil.

Enquanto isso, a Canon segue vendendo seus produtos no país, e fabrica algumas câmeras localmente desde 2013. Em maio deste ano, ela anunciou que a EOS Rebel T6 passou a ser feita em sua fábrica de Manaus, e por isso seu preço baixou de R$ 3.499 para 2.499 na loja oficial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DGV
Isso é um problema em conjunto, custo Brasil - adeptos - gestão = fracasso. Fato que custo Brasil influencia e muito, mas dependendo da gestão a coisa pode se manter. A Canon tem uma participação aqui muito maior que a Nikon, e ambas tem excelentes produtos. Acredito que a Nikon saiu por vários outros motivos e não somente custo Brasil.
Wesley
Brasil está cada vez mais se distanciando da indústria de tecnologia. Alta taxa alfandegária, impostos, legislação extremamente burocrática. E assim o país segue em declínio.
zoiuduu .
o que é esse dslr que o povo fala aí? eu googlei mas nao axei uma resposta pratica
zoiuduu .
nunca diga nunca hein kkk
Wellington Gabriel de Borba
Um smartphone fotografando melhor que uma DSLR? Você já manipulou uma máquina dessas? Se não, sinto informar, colega, você viajou na Hellmans.
Ricardo Pedrassani
Que beleza, dai voltará a ter importadores independentes que são mais eficientes e vai baixar bastante o preço. Isso é uma excelente notícia, não uma má notícia!
Wellington Guimarães
Gosto muito das câmeras dos celulares citados mas, infelizmente, falou besteira! A distância de qualidade de imagem entre um smartphone (seja qual for, até os Nokia) é absurda!
Ticano
Bom, sou fã das máquinas profissionais full frame, nunca tive uma por causa do preço e das lentes caríssimas, fiz curso de fotografia, de edição, até filmei e fotografei alguns casamentos e eventos com o equipamento disponível. Tenho uma dsrl antiguinha já, uma T2i da Canon e tem mais de ano que ela não sai da bolsa... Apesar disso, hoje, 100% das fotos que tiro são com o celular mesmo, no modo automático e pronto, se ficou sem graça a foto, dou um tapa no contraste, coloco um pouco de calor nas cores e pronto, minha mãe vai adorar a foto do netinho no grupo da família. O que eu quero dizer é que não tenho mais a preocupação com a foto absurdamente perfeita, o que vale agora é o "olhar" e os dez segundos que meus amigos e familiares vão olhar essa foto no whatts até receber a próxima...
Humberto Machado
O Plano da xiaomi deu certo. Era trazer o "nome" e ganhar muito mais com importação, deixando o imposto para o usuario final e ganhando muito dinheiro.
Theo Queiroz
Exato. A grande maioria dos consumidores não sabem do funcionamento e usam o celular para tirar fotos. É justamente por isso que a Nikon (e outras marcas de câmeras), vêm perdendo tanto mercado e sangrando dinheiro.
Milano
Tu usa zoom digital? Tá explicado porque acha uma foto de smartphone boa....Zoom digital é inútil...sempre esteve desligado nas câmeras que tive com isto. Zoom é ótico, o resto...é resto.
Racer
Todos inferiores....e muito...a qualquer DSLR... Pra quem se contenta com pouco, um telefone é suficiente. https://uploads.disquscdn.com/images/1f2adc8322cbd883e1b6fb0e18afb9121cadb14040f9601acf26ff7667a7d952.jpg
David Diniz
É? Quero ver tu tirar uma foto com o zoom óptico e o digital sem desfocar e acertar na primeira...
David Diniz
S8, Linha Zenfone e vários outros discordam.
Kaio
A grande maioria são público leigo, nunca nem ouviram falar.
Exibir mais comentários