Tem coisa mais irritante do que computador lento? E o pior é que, quanto mais aplicativos você instala na máquina, mais inchada ela vai ficando. Até que lá vamos nós formatar o Windows, para que volte a ser aquela belezinha de quando ligamos o PC pela primeira vez.

Uma das coisas que mais me incomodam no sistema operacional é o menu Novo. Ele pode ser acionado em qualquer parte da Área de Trabalho ou ainda no Windows Explorer. Normalmente ele serviria para criar novos arquivos e documentos de forma fácil. No entanto, com o número de aplicativos instalados aumentando, ele tende mais a atrapalhar que a ajudar. Fica lento, pesadão.

Felizmente eu tenho uma solução para você. Trata-se de um programinha que ajuda a editar o menu Novo, dando ao dono do computador o poder decidir tudo (ou quase tudo) que vai aparecer no já referido menu. Vamos ao tutorial.

1. Antes de qualquer coisa, acesse esse site e clique em Download Now!. Depois extraia o arquivo ShellNewHandler usando o WinRar ou algo similar.

2. Executar o ShellNewHandler é a parte mais legal. O aplicativo é bastante intuitivo, bastante apenas marcar na caixa de seleção que precede os nomes dos arquivos e programas que devem ser excluídos do menu Novo.

3. Terminou de editar? Clique em Apply. A partir desse momento, somente os arquivos e aplicativos que você determinar irão aparecer no menu Novo.

O resultado final é o que você vê aí em cima. Fica bem mais prático usar o computador dessa forma, com um recurso que passa a ajudar, em vez de só causar transtornos. E caso seja necessário incluir novamente algum dos itens que você removeu do menu Novo, basta rodar o ShellNewHandler novamente.

Por sinal, a dica também vale para o Windows XP e o Windows Vista. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados