Início » Web » Chrome reforça bloqueio de pop-ups e de redirecionamentos para sites duvidosos

Chrome reforça bloqueio de pop-ups e de redirecionamentos para sites duvidosos

Por
32 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google está combatendo algumas práticas abusivas da web. Por exemplo, sabe quando você visita um site estranho que exibe diversos pop-ups ao clicar em um botão? O Chrome não vai mais deixar isso acontecer.

No Chrome 64, atualmente disponível no canal “dev”, o navegador bloqueia módulos HTML conhecidos como “iframes” que tentem fazer um redirecionamento, a menos que você clique diretamente neles. O navegador mostra um alerta perguntando se você deseja ser redirecionado para uma nova página.

Foto por Stephen Shankland/Flickr

Por sua vez, o Chrome 65 impedirá sites de abrir o link desejado em uma nova aba enquanto carregam algo indesejado na aba antiga — um truque para driblar os bloqueadores de pop-up. “Vamos detectar esse comportamento, acionar a barra de informação e evitar que a aba principal seja redirecionada”, explica o Google em seu blog.

O navegador também vai detectar e bloquear o maior número possível de botões falsos e sobreposições invisíveis. Dessa forma, se você clicar em um botão X falso, isso não vai abrir novas abas.

O Google diz que vai barrar experiências abusivas, como “links de websites de terceiros escondidos como botões de play ou outros controles no site, ou botões transparentes que capturam todos os cliques e abre novas abas”.

A empresa menciona dois exemplos. Aqui, o que parece ser um botão de play direciona o usuário para um download indesejado:

E aqui, o que parece ser um botão “fechar” abre pop-ups não confiáveis:

Essas mudanças estarão disponíveis para todos “nos primeiros meses de 2018”. O Chrome também vai ganhar um bloqueador nativo de anúncios invasivos; vai desativar a reprodução automática de vídeos com som; e até mesmo ajuda usuários a se livrar de programas maliciosos no Windows.

Com informações: Google, Wired.