Início » Computador Negócios » Intel contrata chefão da AMD para criar GPUs dedicadas

Intel contrata chefão da AMD para criar GPUs dedicadas

Se cuida, Nvidia

Por
49 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma movimentação curiosa está acontecendo no mercado de GPUs. Intel e AMD anunciaram uma parceria na segunda-feira (6) para criar um processador gráfico de notebook capaz de brigar com a Nvidia. No dia seguinte, a AMD informou que o arquiteto-chefe de Radeon, Raja Koduri, estava deixando a empresa. Pois bem: ele acaba de ser contratado como arquiteto-chefe de GPUs… na Intel.

Em comunicado, a empresa explica qual será a tarefa do executivo (grifo meu): “Nesse cargo, Koduri ampliará a liderança da Intel no mercado de gráficos integrados para PCs com soluções gráficas dedicadas high-end para uma ampla variedade de segmentos da computação”. Esses segmentos incluem “computação, gráficos, mídia, imagem, inteligência artificial e edge computing”.

Foto: Flickr/huangjiahui

A Intel não diz com todas as letras, mas basicamente está se tornando uma concorrente da Nvidia (e também da AMD). E isso é importante porque, no mercado de PCs, temos dois grandes duopólios há décadas: Intel e AMD em CPUs; Nvidia e AMD nas placas de vídeo. A entrada de uma nova competidora pode trazer bons frutos — assim como a Intel finalmente se mexeu depois do lançamento do AMD Ryzen.

Como explica o AnandTech: “Apesar da AMD ser, sem dúvida, mais experiente que a Intel [em GPUs dedicadas], a Intel possui os recursos financeiros e de fabricação para lutar contra a Nvidia, algo que sempre faltou na AMD”. Além disso, antes do AMD Vega, a geração 9.5 de GPUs da Intel “era provavelmente a arquitetura de GPU para PC mais avançada, suportando recursos gráficos de nível mais alto que a Nvidia Pascal”.

Qualcomm entrando no mercado de PCs com Windows 10, Intel se arriscando em GPUs dedicadas… Parece que os próximos anos serão bem interessantes no cenário de hardware.

Mais sobre: , ,