Las Vegas ganhou um serviço de ônibus autônomo para transportar passageiros no centro da cidade. O veículo sem motorista estava sendo testado desde o começo de 2017 e foi liberado gratuitamente para a população nesta quarta-feira (8). Mas o dia do lançamento não foi dos melhores: ele sofreu um pequeno acidente logo na primeira hora de serviço.

Para a prefeitura de Las Vegas, a culpa foi humana. “O transporte autônomo estava sendo testado hoje quando sofreu um raspão de um caminhão de entrega no centro da cidade”, diz um representante, acrescentando que o veículo “fez o que deveria fazer”, freando para evitar o acidente assim que os sensores detectaram o caminhão.

Nenhum dos oito passageiros se feriu, nem o motorista do caminhão. Mas a parte frontal do ônibus autônomo ficou danificada, o que tirou o veículo de serviço pelo resto do dia. Ainda assim, os testes com a tecnologia continuarão durante o período previsto, de 12 meses.

O veículo é produzido pela startup francesa Navya e operado pela empresa de transporte privado Keolis, também da França. Ele tem capacidade para 15 passageiros, percorre um circuito de 1 km no centro de Las Vegas e pode atingir velocidade de até 45 km/h, embora tipicamente circule a 25 km/h.

Fica claro que o motorista do caminhão foi imprudente, mas o acidente deixa algumas dúvidas no ar: será que apenas frear é suficiente para um veículo autônomo? Será que o ônibus não poderia dar ré para evitar o raspão com o caminhão? Será que deveríamos proibir homo sapiens de ficarem atrás de um volante?

Com informações: The Verge, BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ʞǝʌǝɥs

com exceção dos acidentes provocados por defeitos e por hackers, vírus, trojans, etc...tem também a questão dos dilemas morais, entre 2 situações de risco simultâneas, qual deve ser a escolhida ?

Jose X.
com exceção dos acidentes provocados por defeitos e por hackers, vírus, trojans, etc...tem também a questão dos dilemas morais, entre 2 situações de risco simultâneas, qual deve ser a escolhida ?
Fabio Alvez
Em Paris esse mini bus sofre pra andar no meio dos pedestres, que por andarem mais rápido cruzam o caminho dele e ele freia e para. Quem pega esse treco é só pra dizer, ah eu andei e tirei fotinha! Pq pra outra coisa além disso não serve. Ainda bem que ele anda por uma área de pedestres, menos perigoso que andar no meio do trânsito.
Julio da Gaita ✔

Acho que o principal obstáculo para transporte autônomos não seja o tecnológico e sim cultural. Pra muita gente carro tem haver com status, estilo, personalidade e posição social do que só ir e vir de um ponto A para um ponto B.

A Tesla tem feito um ótimo trabalho em tornar carros elétricos e semi-autonomos em algo sexy, desejado e com valor de status.

A percepção de valor vem justamente das classes mais altas até alcançar as classes médias e baixas, de forma a popularizar esse tipo de transporte.

A parte tecnológica pode se tornar plenamente viavel em 1 década no máximo, ja a parte cultural....

Julio da Gaita ?
Acho que o principal obstáculo para transporte autônomos não seja o tecnológico e sim cultural. Pra muita gente carro tem haver com status, estilo, personalidade e posição social do que só ir e vir de um ponto A para um ponto B. A Tesla tem feito um ótimo trabalho em tornar carros elétricos e semi-autonomos em algo sexy, desejado e com valor de status. A percepção de valor vem justamente das classes mais altas até alcançar as classes médias e baixas, de forma a popularizar esse tipo de transporte. A parte tecnológica pode se tornar plenamente viavel em 1 década no máximo, ja a parte cultural....
Erick França Ribeiro
Tão simples como um controle de tráfico aéreo.. Porém todos teriam que ser conectados.. evitaria transito, acidentes, mortes.. Rica será a empresa que inventar uma forma de por isso num carro comum antigo..(apenas controlando o acelerar e frear... E acima de tudo saber o que eles fazem pra avisar como os outros autonomos devem se comportar. Ex. com a informação de que o motorista estava acima de uma velocidade para o trajeto, seria matematicamente improvável que ele iria parar no sinal vermelho, com tais informações carros autonomos poderiam se anteceder em manobras para evitar um acidente. etc..
Fábio Silva De Souza Filho
Moleza, GPS.
Seraph

tem uma matéria inteira dizendo isso e autoridades informando a mesma coisa. Alias varias, basta pesquisar

Henrique Seraph
tem uma matéria inteira dizendo isso e autoridades informando a mesma coisa. Alias varias, basta pesquisar
ochateador
Tem vídeo para mostrar o momento da batida e com isso poder avaliar melhor ?
Carlos Taylor
O ferramenta da nostalgia digital..
Vitor Mikaelson
Inclusive, em algumas séries/filmes é assim que funciona.
Thiago dos Santos Nunes
Without problem. web Archive. org
ʞǝʌǝɥs

Vias exclusivas é o único jeito que eu vejo hoje dos transportes autônomos funcionarem

Isso! Para uso generalizado é coisa para, sei lá, uns 30 ou 40 anos.

Jose X.
Vias exclusivas é o único jeito que eu vejo hoje dos transportes autônomos funcionarem Isso! Para uso generalizado é coisa para, sei lá, uns 30 ou 40 anos.
Exibir mais comentários