Vespa Elettrica

O plano inicial era lançar as primeiras unidades em 2017. Não vai dar. Mas o projeto está praticamente finalizado, portanto, de 2018 não passa: em um evento em Milão, a italiana Piaggio confirmou que a primeira versão elétrica da icônica Vespa está chegando.

Criada na década de 1940, a linha de motocicletas Vespa foi por muito tempo símbolo de status e estilo, tanto que pode ser facilmente encontrada em filmes e campanhas publicitárias, por exemplo. O auge já passou, mas a linha continua sendo atualizada e mantém legiões de adeptos, principalmente na Europa.

A linha só existe até hoje porque foi sendo adaptada ao longo do tempo para se adequar a novos padrões de uso, normas de segurança e afins. Nada mais natural, portanto, uma versão elétrica ser acrescentada. A Vespa Elettrica, como foi batizada, mistura com maestria o tradicional com o novo.

Basta observar que o design do modelo remete ao estilo clássico da linha Vespa, mas traz alguns traços mais modernos. Já o painel com ponteiros analógicos cedeu espaço para uma tela TFT colorida de 4,3 polegadas.

Vespa Elettrica

Além de mostrar informações como velocidade e carga da bateria, o painel pode exibir notificações de mensagens e localização em um mapa, por exemplo. Basta sincronizar o smartphone à moto via Bluetooth. Com um capacete especial a ser vendido à parte, o usuário poderá usar a conexão Bluetooth para ativar um assistente de voz e até ouvir música — o acessório terá microfone e saídas de som.

Mas o que mais nos interessa são os atributos de rodagem. De acordo com a Piaggio, a Vespa Elettrica tem autonomia de 100 quilômetros com uma carga completa de bateria — o tempo de recarga é de quatro horas. Já o desempenho é um pouco superior ao de uma moto com 50 cilindradas. Essas características deixam claro que o modelo é voltado para o ambiente urbano.

Vespa Elettrica

Para quem precisa de mais autonomia, a Piaggio anunciou uma versão híbrida: a Vespa Elettrica X pode alcançar até 200 quilômetros por contar com um gerador que funciona com gasolina. Nos dois modelos, a bateria possui dez anos de vida útil e, após mil ciclos de recarga, tem sua capacidade de armazenamento reduzida para 80%, estima a fabricante.

Vespa Elettrica X
Vespa Elettrica X

Data de lançamento e preços ainda não foram revelados. Por ora, a Piaggio só prometeu lançar a Vespa Elettrica e a Vespa Elettrica X em algum momento de 2018. Uma coisa é praticamente certa: ambos os modelos serão mais caros do que a média.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados