O Files Go, gerenciador de arquivos para Android desenvolvido pelo Google, foi liberado nesta quinta-feira (9) para todos os usuários na Play Store. Em fase beta, a ferramenta permite acessar pastas comuns, limpar caches de aplicativos, remover fotos duplicadas e compartilhar arquivos entre dispositivos.

O Android nunca teve um bom gerenciador de arquivos nativo, então cabia ao usuário instalar um aplicativo de terceiro ou utilizar uma solução desenvolvida pela fabricante do smartphone. Por isso, é bacana termos uma opção do próprio Google — gratuita e sem um monte de propagandas.

O aplicativo está em português e possui uma interface baseada em cards. Na tela inicial, você pode consultar o espaço disponível (no armazenamento interno e no cartão de memória), limpar arquivos temporários e ver o que está consumindo mais espaço. Também é possível consultar quais aplicativos são pouco utilizados e removê-los.

Uma segunda aba permite acessar alguns tipos de arquivos, como downloads, imagens, vídeos, áudios e documentos. Não é possível navegar diretamente pelas pastas do sistema ou do cartão de memória, por exemplo, como você faria em um gerenciador de arquivos tradicional.

Por ser um beta, o Files Go ainda não pode ser encontrado na busca da Play Store; faça o download manualmente nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados