Logitech Harmony Hub
Logitech Harmony Hub

A decisão de desativar o serviço nas nuvens que permite o funcionamento do Harmony Link gerou muito mais reações negativas do que a Logitech esperava. A empresa decidiu agir para evitar que os estragos aumentem: o Harmony Link está mesmo chegando ao fim, mas todos os donos do dispositivo receberão, gratuitamente, o sucessor Harmony Hub.

Para quem não faz ideia do que estamos falando, o Harmony Link é um dispositivo lançado em 2011 que faz um iPhone ou um smartphone com Android funcionar como controle remoto universal para TV e home theater. Quando você envia um comando pelo aplicativo, ele é processado nos servidores da Logitech, transferido via Wi-Fi para o Harmony Link e disparado via infravermelho.

São esses servidores que irão deixar de funcionar. Sem eles, o Harmony Link só vai servir como um belo peso de papel. A Logitech explica que a decisão tem como motivo um certificado de segurança que expirará em março de 2018 e não será renovado porque a companhia, agora, está concentrada no Harmony Hub.

Como o Harmony Link é um produto relativamente antigo, a Logitech provavelmente imaginou que os usuários simplesmente iriam migrar para o Harmony Hub, que tem a mesma função, mas também pode controlar outros dispositivos, como aparelhos de ar condicionado e fechaduras inteligentes.

Para os usuários que adquiriram o Harmony Link nos últimos 12 meses, a Logitech prometeu a entrega de um Harmony Hub gratuitamente; para os compradores mais antigos, a companhia ofereceu 35% de desconto na aquisição do modelo sucessor.

Mesmo assim, o barulho foi grande. O assunto levantou até discussões sobre os riscos de se confiar em dispositivos que dependem exclusivamente de serviços online para funcionar.

Logitech Harmony Link
Logitech Harmony Link

Reconhecendo o que ela própria classifica como erro, a Logitech decidiu agora ser mais generosa: todos os usuários do Harmony Link receberão um Harmony Hub gratuitamente, mesmo aqueles que compraram o dispositivo há mais de um ano. Os compradores que usaram o cupom de 35% de desconto irão receber o Harmony Hub normalmente, mas serão reembolsados.

A empresa promete entrar em contato com os usuários até março de 2018 para dar mais detalhes. Quem preferir pode esclarecer dúvidas a partir desta página.

Decisão mais racional do que essa só se a Logitech resolvesse não desligar mais os servidores. No fórum de suporte, usuários chegaram a falar em entrar com um processo coletivo contra a empresa, tanto que, posteriormente, palavras relacionadas a ações judiciais foram bloqueadas por lá.

Com informações: Wired, Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados