Início » Celular » Plantão: Apple deixa MacWorld, e sem keynote de Steve Jobs

Plantão: Apple deixa MacWorld, e sem keynote de Steve Jobs

Avatar Por

A notícia que nós não queríamos dar saiu hoje nos principais blogs de tecnologia do mundo. Gizmodo e Engadget reportaram que nesse ano Steve Jobs, o CEO da Apple, fez sua última apresentação de abertura do MacWorld Expo. O evento, que acontece tradicionalmente em janeiro, não será mais ancorado por Steve, mas sim por Phil Schiller, vice-presidente de alguma-coisa da Apple.

E a história não pára por aí: a Apple decidiu que em 2009 fará sua última participação na MacWorld. Só para lembrar, foi em apresentações durante a MacWorld que Steve anunciou produtos como o iPhone e mais recentemente o MacBook Air. Aparentemente, em 2009 a Apple não terá nenhum grande lançamento para o evento. Seria um forma de evitar futuras faltas do que apresentar?

O mais curioso é que Steve Jobs é conhecido por fazer apresentações majestosas - ele realmente gosta de fazer isso. Abrir mão de um evento com calibre como o da MacWorld, que repercute no mundo inteiro e tem cobertura ao vivo (minuto a minuto, quase segundo a segundo) por diversos blogs pode se mostrar um erro.

Se Steve Jobs é o motor da Apple, a falta dele no principal evento do calendário Mac pode nos mostrar os novos rumos que a Maçã está tomando. Ou então pode nos levar a duas conclusões, ambas muito ruins: ou Steve Jobs decidiu pendurar os iPods (leia-se: aposentadoria; não me pergunte o que a empresa fará sem ele), ou seu estado de saúde não permite mais que ele participe desse tipo de coisa.

Espero estar errado nas duas hipóteses.

Ainda hoje o Wall Street Journal informou que as vendas de Macs caíram 1% em novembro/2008, enquanto que as vendas de PCs cresceram 2%. Sem dúvida nenhuma, é a crise financeira afetando os negócios da Apple. Com os rumores da saída do iGod da Apple, só Deus sabe como as ações da empresa vão se comportar na abertura da Nasdaq amanhã. Quem viver verá.

E para lembrar um pouco do carisma que Steve Jobs costuma(va) ter em suas apresentações, abaixo está um vídeo que eu fiz há alguns meses, compilando os adjetivos que Steve adora usar em seus keynotes.

Sentiremos saudades desses momentos.

Atualização às 23:20
O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Apple, mas a empresa prefere não dar mais detalhes sobre a saúde e o futuro de Steve Jobs.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julio Cesar
Estarei mas atento!!!!!
Caeté
Gostei do Tecnoblog, vou e do Thássius Veloso também ta aqui eu li o blog dele sobre o problema da Veloz que cai toda hora.
Nilio Gomes
Steve Jobs é o homem que superou o mito, ou seria o mito que superou o homem? Eu estava presente em cada passo da tecnologia do computador pessoal, do ALTAIR, TK-82, COMODORE 64, APPLE E, PC, LISA, . . . até as maravilhas que podemos utilizar hoje, inclusive esta rede denominada INTERNET e seus BLOGS. Pois é, só me resta lamentar que Steve Jobs com um produto fenomenal jamais conseguiu colocar o seu Hardware e Software como líder de mercado. Outro que teria sido bom, o OS/2 também perdeu a disputa. Vamos deixar os motivos para a reflexão de todos nós. Quanto à saída do Steve, só me resta dizer: "Bravo, bravíssimo!"
Neil Endrigo
Cara, teu comentário é ignóbil, sabe o que significa isso? Creio que não, pessoas como você não sabem o significado... Os mac são excelentes computadores, com sistemas operacionais estáveis, diferentemente do windowns que sempre têm problemas... Para você ter uma idéia, eu preciso formatar meu micro pelo menos uma vez ao ano, isso que cuido dele perfeitamente - windows xp. No mac, formatar é passado! Porque teu micro fica uns 5 anos de boa, e nunca dá problema no sistema operacional, erros, nada! sabe, é bom conhecer antes de julgar, eu não tenho um mac porque custa muito caro, mas assim que fazer intercâmbio irei comprar um para mim... O teu comentário, pertence a pessoas que ou não sabem nada, ou são preconceituosas demais ao ponto de não aceitarem o que é bom, por dois outros motivos, ou você não tem dinheiro para ter um, ou você não tem conhecimento... espero que seja a primeira opção... até... cuide-se.
Jailson Júnior
Jobs com certeza é e será sempre aquele das grandes novidades, das revolucionárias invenções, caso contrário a própria Apple não o teria readimitido. Agora o Fato é que nem todos sabemos sobre Phil Schiller, o fato é que ninguem substitui o posto de JOBs Fundador da Apple por algum "vice-presidente de alguma-coisa da Apple." como dito pelo nosso escritor acima. A forma do editor acima, descreve como se JOBs ou a APPLE estivessem a rua das amarguras, o fato de a empresa sair da MacWorld não significa que ela irá "falir" ou que Jobs está muito mal, nós mesmo as vezes podemos pensar poxa o evento é realmente grande mas as vezes deixa a desejar, sinto que falta algo para a MacWorld. Só informo que a figura paternal de Jobs, estará sempre presente, e o tipo de visão de cada um nunca será mudada, mas a empresa como a Apple tem grandes pessoas que podem cativar tanto quanto o próprio JOBS, e saber tanto quanto ele também. Falo isso como um admiridor da empresa, usuário de seus produtos e do próprio Jobs por sua simpatia e principalmente por suas idéias mirabolantes que inpressiona a todos, porém nada dura para sempre, sempre haverá mudanças para melhor ou para pior, e sempre terá aqueles que sabem ou não fazer a diferença!
waldenylson
POIS É, AS VENDAS DO MAC CAIRAM... TÁ BOM QUE É MUITO "SUPERIOR" QUE OS PC's, MAS O PREÇO AINDA É MUITO ALTO COMPARADO COM UM PC. QUEM SABE SE A APPLE DIMINUIR O PREÇO DO MAC, ELE SE TORNE MAIS POPULAR? SENDO ASSIM AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR O QUE O FUTURO TEM RESERVADO PARA NÓS E PARA O NOSSO GRANDE IGod,Jobs...
Gelson
O problema da APPLE e' que agora seu EGO esta la encima e acham que nao precisam mais dar explicacoes aos consumidores. Bando de egocentricos
Jorge Machado
Nunca vi tanta praga numa só matéria. Vc tá concluindo errado, sem saber, sem ter a menor idéia do que está dizendo, fora de hora e de propósito, como todo "escritor frustrado de parede de banheiro masculino de bar de estrada ruin". Estás ganhando quanto da concorrência pra falar tanta besteira?
LooTaToo
É, Steve Jobs, becoming Steve Rests. Mudanças são necessárias, até na Apple Computers Inc. Anyway, a Macintosh e cia. goes beyond any comments, OK! .:.Loo
Diego
Nada a ver, puro golpe publicitário... Memso que perca um pouco de ações ele tumultua o mercado dizendo que não vai mais participar, então todo mundo pensa: "Aparentemente, em 2009 a Apple não terá nenhum grande lançamento para o evento. Seria um forma de evitar futuras faltas do que apresentar?". mas ai eis que surge a Notícia de que sim o Steve Jobs irá participar e prometendo que só voltou a participar porque apresentará a grande novidade da apple, talvez do século. Então dentro de um ou dois anos ele vai voltar, o que ele vai ganhar com isso supera e muito qualquer perda que ele tenha momentaneamente. Não esqueçam de quem estamos falando.
GUSTAVÃO
MAC É UM LIXO!! COISA DE BOIOLA QUE QUER MOSTRAR UMA COISINHA GAY!!
Thiago Tadeu
Perae gente, atras do Jobs tem muita gente expecional que ajudou a construir a Apple o que ela eh hj, e Jobs e um lider carismatico, mais existem muitos profissionais carismatico e inteligentes no ramo academico recente que pode substituir muita gente importante que esta atuamente no mercado. Sendo assim as estrategias da Apple devem continuar iguais, seguindo uma linha estrategica conscistente formada desde de suas bases, preparadas para enfrentar uma crise. Muitas organizacoes passaram dificuldades antes e algumas sobrevivem. E sei que muitas importancias do mercado global podem ruir ainda mas outras melhores aparecerao, essa crise vei mudar alguns paradigmas, precisamos exerguar que existe um futuro promissor, mudancas sao bem-vindas, muitas vezes.
Rodrigo Luiz
Jobs sofreu um câncer de pâncreas, que venceu com sucesso em 2004, após se submeter a uma operação, mas a extrema magreza que mostrou em suas últimas aparições públicas este ano voltou a preocupar os investidores. Após ser anunciado que Jobs não será o rosto da Apple na Macworld, evento ao qual comparecia desde 1997, as ações da companhia caíram 5,5% em bolsa. A Apple assegurou que a decisão foi tomada por motivos puramente estratégicos e responde à falta de interesse da direção em conceder tanta relevância a essa feira nas próximas edições, por isso preferiu-se diminuir o grau de envolvimento no evento a partir deste ano. Jobs será substituído pelo responsável de marketing, Phillip Schiller, no discurso previsto para 6 de janeiro. Na última década, a Macworld tinha se transformado em um dos fóruns mais importantes para a Apple, onde foram apresentados produtos como o laptop MacBook Air e o famoso telefone iPhone. A empresa com base em Cupertino, San Francisco, anunciou que deve se afastar das conferências da indústria para divulgar seus novos dispositivos e organizar suas próprias apresentações de forma independente. A Macworld, que acontecerá em San Francisco, na Califórnia, entre 5 e 9 de janeiro, comemorará em 2009 seu 25º aniversário. EFE
#%$
para mim, esse cara já vai tarde!
Thássius Veloso
@Tiago Celestino: ainda não consigo imaginar a Apple sem a figura paternal e ditatorial de Steve Jobs.
Tiago Celestino
Acho que está na hora mesmo da Apple apresentar outro frontman para esses tipos de eventos. Jobs deve se aposentar em breve, então nada mais justo do que começar a testar os substitutos.
Cristiano Casagrande
Xi! É hoje que as ações da Apple despencam. Parece que a crise chegou por lá também. Mas que forma estranha de enfrentar o problema: cortar justamente o que mais dá visibilidade à empresa?
Thiago Mobilon
As ações da Apple estão a -5,52% no momento, enquanto que a MS está em -0,65% e AMD em alta (poisé) de 0,89%. Coincidência?
Thássius Veloso
@Leandro Alonso: Não morreu, mas também não estará na MacWorld. Sentiremos saudades mesmo. E quanto ao Ive, o cara pode até ser bom, mas só Steve tem "campo de distorção da realidade".
Leandro Alonso
Porra, calma lá. "Sentiremos saudades desses momentos."? (Acho que) O cara ainda não morreu... Bom, o jeito é esperar e ver o motivo dessa decisão. De qualquer maneira, se colocarem o Jonathan Ive pra falar, pra mim já está bom. :D Hahahaha