Início » Celular » Samsung demonstra Ubuntu rodando no Galaxy Note 8

Samsung demonstra Ubuntu rodando no Galaxy Note 8

Paulo Higa Por

Em outubro, a Samsung anunciou que trabalhava para rodar distribuições Linux no Galaxy S8 e Galaxy Note 8 por meio do DeX, acessório que transforma um smartphone em desktop. Parece que as coisas estão avançando: a empresa publicou um vídeo mostrando o Linux on Galaxy em funcionamento.

O Linux on Galaxy é um aplicativo que, quando acionado, dá acesso a vários sistemas operacionais. Dessa forma, os usuários podem recorrer à distribuição de sua preferência sempre que a plataforma padrão do DeX não der conta do recado. Ainda não há muitos detalhes divulgados, mas sabe-se que as distribuições Linux rodarão sobre o mesmo kernel “para garantir a melhor performance possível”.

No vídeo, a Samsung demonstra um Galaxy Note 8 rodando o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). O foco são os desenvolvedores: as imagens mostram a IDE Eclipse abrindo um projeto em C++. Ao fundo, vemos a documentação da plataforma aberta em uma página da web no Firefox para Linux. Olha só:

https://www.youtube.com/watch?v=vm1xHnvYIdc

No review do DeX, o grande ponto negativo era o software, que executava aplicativos de Android não adaptados para telas grandes e tinha sérias limitações no multitarefa, muitas delas trazidas da plataforma móvel. A chegada de sistemas operacionais “completos” pode resolver esse problema e abrir novas possibilidade de utilização.

O suporte a distribuições Linux no Galaxy S8 e Galaxy Note 8 está em fase de testes; você pode se inscrever como beta tester nesta página.

Com informações: OMG Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samael Vinícius

Grato pela explanação 😊

Sid

Legal saber. Vou dar uma olhada

Carlos Augusto

"...não tenho mas que me preocupar com o sistema operacional bugando apos cada atualização e consumindo toda a minha ram, ..."

Kra, eu trabalho com Windows desde os anos 90 e pra mim, continua incompleto, bugado e cheio de problemas. Meu limite foi o Windows 10.

Enquanto eu estava desenvolvendo no VS 2017 a maquina quase congelava em alguns momentos e quando eu olhava, a maldita manutenção automática.

Comprei um Mac (que é BSD por baixo) e tenho a mesma sensação que vc. Eu parei de competir com OS por tempo de CPU. O sistema está sempre pronto pra me atender. Não é perfeito, tem coisas que não concordo, mas no geral, é muitoooo melhor que o Windows.

Carlos Augusto

Eu programo C# no Mac OS, e já existe uma versão do Visual Studio para Linux. Complementando o que disse acima, depende muito de qual linguagem vc usa. Se vc utiliza linguagens de script, não compilada, o Linux pode ser sim um ambiente ideal, até pq, várias delas nasceram no Unix, ou até mesmo dentro do Linux.

Agora, linguagem de programa compilada, aí é diferente. Cada um no seu quadrado.

Sid

Curiosidade de quem não manja nada de Linux. Tem editor de foto e editor de vídeo bom para essa plataforma? Tipo os adobes da vida?

Sid

Windows ME não roda em nenhum lugar kkkkk

João Rafael

Uso o linux no meu note e desktop para desenvolver web e mobile com java, e tenho uma estabilidade que nunca tive no windows, não tenho mas que me preocupar com o sistema operacional bugando apos cada atualização e consumindo toda a minha ram, agora ele só faz o trabalho dele, rodas os programas que eu preciso.
Apesar de não curtir o Rails, já estudei ele e sei como é complicado desenvolver no windows com ele, no Linux ele flui bem melhor, não temos que ficar sofrendo com dependências de gens :)

Zanac_Compile

É o câncer por toda trajetória, minha opinião é que atrasamos 10 anos de evolução em S.O. por causa do monopólio da MS na década de 90, browser de Internet, várias coisas... A arrogância do Bill Gates, a mediocridade como tratam a qualidade dos produtos, lançam mal feito, mantém mal feito, o importante é ganhar terreno, mesmo que o produto seja ruim. Não conquistam o cliente pela qualidade e sim pela condição favorável que conseguiram no mercado.

Mas tudo isso já não é mais tão intenso... Anos 90 passaram, a Microsoft vem pagando por ser essa empresa medíocre, a loja de apps dela é de péssima qualidade, não pegou, a Windows Phone foi um fiasco, o IE é um fiasco, o Windows não é mais o S.O. dominante que monopoliza o mercado, pois desktop não tem mais a força que tinha nos anos 90....

Enfim, MS já ficou bem mais pra trás, Apple, Google, Facebook estão bem a frente, e a tendência é que Microsoft fique menor ainda. Vai se manter no mundo corporativo, vai virar o que IBM virou. Estabiliza num patamar, sempre será uma empresa razoavelmente grande, mas nunca mais aquela potência maléfica que era.

Achei o Windows 10 o melhor Win de todos, uso bastante para jogos, foi o primeiro Windows que gostei e adotei de fato. O NADELLA é 10000x melhor que um Ballmer abobado ou Bill Gates de gestor. Hoje em dia não é mais o câncer maligno que já foi. Ainda bem. Só não é, pois não tem mais o monopólio, pois se tivesse, estaríamos ainda presos a produtos ruins, estagnados.

E sobre a segurança, o OSX é garantia de uso de Internet Banking e atividades pessoais e profissionais com um risco infinitamente menor que o Windows que é pura vulnerabilidade. Ambos tem vulnerabilidades, mas o Window é o sistema operacional do mercado potencialmente vulnerável de fato, onde os ataques acontecem.

Samael Vinícius

Por que a Microsoft é o câncer da computação?

A propósito, o SO da Apple também é vulnerável a ransomware e vírus, só não em larga escala como nos Windows e SOs com kernel Linux. Mas tem.

Pedro do Caminhão

Ubuntu, seu delício! Veã cá, veã!😏

Victor Serrão

Eu sou usuário final, não programo nada e usei Ubuntu por bastante tempo no meu velho Acer Aspire One. Esses dias achei um netbook Samsung em casa que tinha sido da minha mulher, botei Ubuntu nele e com Gnome rodou muito bem. Eu gosto do Linux, e com aplicações web dá pra viver muito bem por lá.

Barboza
Esse esse FORK BOMB (precisa de um BUG FIX no nome da função) aí? Você manja mesmo da zuera em cara.
Molinex
É bem por aí... Mas o pensamento da juventude tá mudando. A molecada de hoje tem a cabeça mais aberta pra testar outras coisas, fora o que já veio instalado na maquina. E o Linux também ajudou. Hoje em dia tem distribuições que qualquer leigo pode usar, sem dificuldade nenhuma... Não digo que todo mundo tem que usar Linux, ou que ele sirva pra tudo e pra todos. O que eu digo é que, hoje, ele é uma alternativa viável, ao OSX e Windows. E que vale pelo menos um teste drive, pra ver qual que é a do pinguim... Hoje é possível escolher qual sistema operacional atende melhor sua necessidade, e usar aquele que mais te agrada. E isso é maravilhoso...
Leonardo
Pois é, lendo seus outros comentários acabei entendendo o que você quis fazer, só não editei pois nesse contexto acabou reforçando a sua ideia. Enfim, só não uso Linux no meu desktop principal por causa de jogos e outros softwares para Windows, e como não sou profissional da área não tenho muita desenvoltura e me falta tempo para me aprimorar na plataforma e migrar 100%. Essa máquina mais velha que tenho aqui quem usa mais é meu pai e ele não teve muita dificuldade de se adaptar, acho que na verdade falta boa vontade das pessoas em simplesmente tentar usar algo diferente, até pelo fato que a grande maioria simplesmente usa software pirata e nunca vai pagar por uma licença do Windows ou Office.
Molinex
Eu uso Linux em maquina velha, maquina nova, até em maquina que nem é minha (tenho um pendrive com Arch instalado nele. Veja bem, não é um live iso, esta instalado mesmo, como se o pen fosse um HD. Ai quando uso maquina dos outros, do boot por ele)... Uso Linux no trabalho (Ubuntu), uso Linux em casa(Arch), uso Linux no celular (android), uso Linux em servidores (CentOS), minha Mãe (com 200 anos) usa Linux(Mint)... Uso Linux pra desenvolver, pra jogar, pra trabalhar, pra me divertir, pra tudo... E pra não falar que eu só uso Linux, de vez em nunca mexo em um OSX, tenho um servidor em casa rodando freebsd (só dev, não pra produção), e agora que voltei a estudar, mexo com Win 7 no curso... To ligado, ficou meio estranho esse comentário: Concordo. Acho um absurdo quem usa "Linux" em desktop... Mas a ideia por trás dele era entender porque alguem escreve um comentário, cagando regras, dizendo que Linux é só pra servidor, E quem usa em casa é Noob, fanboy, essas coisas... Pensei que concordando, a pessoa diria porque escreveu uma idiotice dessas...
Exibir mais comentários