Samsung demonstra Ubuntu rodando no Galaxy Note 8

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

Em outubro, a Samsung anunciou que trabalhava para rodar distribuições Linux no Galaxy S8 e Galaxy Note 8 por meio do DeX, acessório que transforma um smartphone em desktop. Parece que as coisas estão avançando: a empresa publicou um vídeo mostrando o Linux on Galaxy em funcionamento.

O Linux on Galaxy é um aplicativo que, quando acionado, dá acesso a vários sistemas operacionais. Dessa forma, os usuários podem recorrer à distribuição de sua preferência sempre que a plataforma padrão do DeX não der conta do recado. Ainda não há muitos detalhes divulgados, mas sabe-se que as distribuições Linux rodarão sobre o mesmo kernel “para garantir a melhor performance possível”.

No vídeo, a Samsung demonstra um Galaxy Note 8 rodando o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). O foco são os desenvolvedores: as imagens mostram a IDE Eclipse abrindo um projeto em C++. Ao fundo, vemos a documentação da plataforma aberta em uma página da web no Firefox para Linux. Olha só:

No review do DeX, o grande ponto negativo era o software, que executava aplicativos de Android não adaptados para telas grandes e tinha sérias limitações no multitarefa, muitas delas trazidas da plataforma móvel. A chegada de sistemas operacionais “completos” pode resolver esse problema e abrir novas possibilidade de utilização.

O suporte a distribuições Linux no Galaxy S8 e Galaxy Note 8 está em fase de testes; você pode se inscrever como beta tester nesta página.

Com informações: OMG Ubuntu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados