Início » Software » Android 8.1 Oreo mostra por que alguns apps consomem tanta bateria

Android 8.1 Oreo mostra por que alguns apps consomem tanta bateria

Por
44 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Faz tempo que o Android denuncia quais aplicativos consumiram mais bateria desde a última carga, mas é difícil tirar alguma conclusão: talvez alguma configuração específica feita por você tenha tornado o software mais “gastão”, por exemplo. O Android 8.1 Oreo vai te ajudar a diagnosticar esses problemas.

O Google redesenhou a tela de configurações de bateria na próxima atualização do Android. Ao entrar nela, você poderá visualizar a carga atual, o tempo restante estimado e, imediatamente abaixo, um aplicativo que esteja gastando muita energia — junto com o motivo disso. No exemplo, o Google Maps Preview está drenando a bateria por requisitar a localização com frequência:

Basta tocar uma vez no nome do culpado, e o Android irá sugerir uma mudança nas configurações para evitar que a bateria acabe tão rapidamente. Nesse caso, divulgado pelo Android Police, a única recomendação foi impedir totalmente que o beta do Google Maps acessasse o GPS, o que até pode resolver o problema da bateria, mas torna o aplicativo meio… inútil.

O Android também irá mostrar quando um aplicativo estiver “acordando” o seu smartphone com frequência — por exemplo, solicitando uma atualização em segundo plano mesmo com a tela desligada. Isso prejudica o funcionamento do recurso Doze, disponível desde o Android 6.0, que diminui o consumo de energia quando o aparelho está em standby.

A atualização para o Android 8.1 Oreo também chega com processamento de redes neurais com aceleração por hardware, otimizações para smartphones com pouca RAM (1 GB ou menos) e refinamentos visuais. Ele deverá ser liberado até dezembro, começando pelos dispositivos Nexus e Pixel.

Mais sobre: ,