Faz tempo que o Android denuncia quais aplicativos consumiram mais bateria desde a última carga, mas é difícil tirar alguma conclusão: talvez alguma configuração específica feita por você tenha tornado o software mais “gastão”, por exemplo. O Android 8.1 Oreo vai te ajudar a diagnosticar esses problemas.

O Google redesenhou a tela de configurações de bateria na próxima atualização do Android. Ao entrar nela, você poderá visualizar a carga atual, o tempo restante estimado e, imediatamente abaixo, um aplicativo que esteja gastando muita energia — junto com o motivo disso. No exemplo, o Google Maps Preview está drenando a bateria por requisitar a localização com frequência:

Basta tocar uma vez no nome do culpado, e o Android irá sugerir uma mudança nas configurações para evitar que a bateria acabe tão rapidamente. Nesse caso, divulgado pelo Android Police, a única recomendação foi impedir totalmente que o beta do Google Maps acessasse o GPS, o que até pode resolver o problema da bateria, mas torna o aplicativo meio… inútil.

O Android também irá mostrar quando um aplicativo estiver “acordando” o seu smartphone com frequência — por exemplo, solicitando uma atualização em segundo plano mesmo com a tela desligada. Isso prejudica o funcionamento do recurso Doze, disponível desde o Android 6.0, que diminui o consumo de energia quando o aparelho está em standby.

A atualização para o Android 8.1 Oreo também chega com processamento de redes neurais com aceleração por hardware, otimizações para smartphones com pouca RAM (1 GB ou menos) e refinamentos visuais. Ele deverá ser liberado até dezembro, começando pelos dispositivos Nexus e Pixel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados