Início » Aplicativos e Software » Android 8.1 Oreo mostra por que alguns apps consomem tanta bateria

Android 8.1 Oreo mostra por que alguns apps consomem tanta bateria

Paulo Higa Por

Faz tempo que o Android denuncia quais aplicativos consumiram mais bateria desde a última carga, mas é difícil tirar alguma conclusão: talvez alguma configuração específica feita por você tenha tornado o software mais “gastão”, por exemplo. O Android 8.1 Oreo vai te ajudar a diagnosticar esses problemas.

O Google redesenhou a tela de configurações de bateria na próxima atualização do Android. Ao entrar nela, você poderá visualizar a carga atual, o tempo restante estimado e, imediatamente abaixo, um aplicativo que esteja gastando muita energia — junto com o motivo disso. No exemplo, o Google Maps Preview está drenando a bateria por requisitar a localização com frequência:

Basta tocar uma vez no nome do culpado, e o Android irá sugerir uma mudança nas configurações para evitar que a bateria acabe tão rapidamente. Nesse caso, divulgado pelo Android Police, a única recomendação foi impedir totalmente que o beta do Google Maps acessasse o GPS, o que até pode resolver o problema da bateria, mas torna o aplicativo meio… inútil.

O Android também irá mostrar quando um aplicativo estiver “acordando” o seu smartphone com frequência — por exemplo, solicitando uma atualização em segundo plano mesmo com a tela desligada. Isso prejudica o funcionamento do recurso Doze, disponível desde o Android 6.0, que diminui o consumo de energia quando o aparelho está em standby.

A atualização para o Android 8.1 Oreo também chega com processamento de redes neurais com aceleração por hardware, otimizações para smartphones com pouca RAM (1 GB ou menos) e refinamentos visuais. Ele deverá ser liberado até dezembro, começando pelos dispositivos Nexus e Pixel.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Brito
Era um Xperia E4 com Android 6. Assim que o mashmallow chegou essa atualização não sumia nem com reza braba.
Fábio Moser
Não achei essas opções Zeus.... será que mudou?
Fábio Moser
Sério? Eu consigo aqui fazer numa boa...
Gabriel Antonio
rapaz, se n usar o startForeground o android mata e recria o serviço toda hora..
Sidney Piesco
É o monitoramento do aparelho que aparece como "Monitoramento de Permissão de Aplicativo". Por exemplo, ele acabou de me alertar que o Duolingo, que eu ativei ontem novamente, usou novamente meu microfone
Rodrigo Cerqueira
Que gerenciador é esse?
Rodrigo Cerqueira
Nossa.. Finalmente. Sensacional.
Hummer de Esteira
Uma falha na compreensão dona Gertrudes, peço perdão pelo vacilo
JASPION™ ?
Se procurar acha... tô usando um há meses e não pretendo trocar tão cedo.
Gertrudes, a Lhama
Como que o Nova Launcher vai mudar os menus de configurações?
Gertrudes, a Lhama
Temas acabam nunca sendo tão polidos quanto um padrão decente...
Hummer de Esteira
Nova Launcher mandou abraços
Gabriel Brito
Quando eu tinha um Xperia, a última atualização do sistema desativou até mesmo esse truque.
ochateador
Quando você pagar 10 milhões de dólares para ela.
Vitor Mikaelson
"otimizações para smartphones com pouca RAM" do Android é o novo "bug fixes and improvements"
Anakin
Nossa, pelo menos no meu, 99 POP vai ter um baita alerta hahaha
Douglas Baião
Tá mas quando a Motorola vai atualizar o Moto G5 Plus?
Sidney Piesco
Isso é bem interessante. Eu uso o Duolingo e com o novo gerenciador de apps da Samsung descobri que ele liga o microfone 2 vezes por dia durante 1 hora. Qual o motivo para isso? Imagino que seja algum tipo de espionagem.
Kodos Otros
Bom, não sei então. Foi essa explicação que li uma vez.
ZeusUnderline
Fábio, Isso dá pra remover. http://dicasrapidas.com.br/como-desativar-mensagens-do-canal50-tim-no-android.html
Guilherme Leoni
As notificações são estáticas, e não tem nenhuma ligação direta com os serviços que rodam em background no dispositivo. A questão de funcionar sem ser finalizada, vai do serviço em questão informar o seu nível de prioridade pro sistema e ele aceitar essa aplicação como prioritária de fato. Um exemplo que realmente funciona dessa forma que tu comentou, é quando o Google Maps é utilizado para guiar até um trajeto e mesmo com a tela bloqueada, ele fica funcionando e em primeiro plano, ai sim, tem algo da interface que impede o serviço de ser finalizado...
Fábio Moser
Nos Xperias, isso é um inferno, tem uma porra de "Info de célula" que só sai forçando a parada. Mas volta ao reiniciar o celular.
JASPION™ ?
É só usar outro tema. Próximo!
Gertrudes, a Lhama
Poxa, eu entendo não gostar do MD, mas agora tá horrível auhauhua
Kodos Otros
Isso é pra evitar que o SO mate o app. Eu tenho um smartwatch que para receber as notificações, precisa do app rodando. Se ele não se fixar ali, o SO acha que ele está rodando a toa, então o encerra.
Kodos Otros
Então terá, eu li isso no Android Athority. Só não sei se vai sair atualização pro seu modelo.
Kodos Otros
Cara, eu já acho justamente o oposto! hahaahah Eu achei o MD tenebroso, pra mim ele ta começando a ficar bom agora com menos cores.
Hugo Azevedo
Nexus 6P com android stock. Infelizmente só achei método alternativo de fazer isso, mas queria uma coisa nativa.
Gertrudes, a Lhama
Os menus do Android estão conseguindo ficar cada vez mais feios.... Parece que pegaram um fundo branco e jogaram umas letras ali aleatoriamente.... aí ficam intercalando entre azul e cinza na fonte... Tinha começado a entrar nos trinques com o Material Design, agora já foi tudo pro brejo de novo.
Kodos Otros
Isso vai rolar na próxima atualização do Android (acho que já é a 8.1). Qual cel vc usa? Na Miui eu consigo esconder isso e ainda deixar ativo, sem que o SO mate o app.
Guilherme Leoni
Isso dai quem define é o desenvolvedor da aplicação que lança essa notificação... Não é algo fixo para todas as notificações...
Hugo Azevedo
Seu google, eu só queria uma atualização pra ocultar essa notificação de app executando em segundo plano. Sério, quem foi o GÊNIO que determinou que era pra ser fixo sempre? Aff