Existem dois grandes empecilhos para a realidade virtual conquistar mais usuários: a complexidade de instalar cabos e sensores; além do preço salgado. A HTC quer resolver pelo menos um desses problemas com o Vive Focus.

Trata-se de um headset sem fio e autônomo, ou seja, ele não exige um smartphone ou PC para funcionar — todo o hardware já está embutido. Ele usa um processador Snapdragon 835, tem bateria e usa uma tela AMOLED “de alta resolução”. Há câmeras na parte externa que rastreiam os movimentos do usuário.

O destaque fica para os 6 graus de liberdade (6DoF) de movimento: frente, trás, esquerda, direita, cima e baixo. Outros headsets sem fio, como o Oculus Go, têm apenas três graus de liberdade. “Isso não é muito diferente do Google Cardboard”, diz Alvin Wang Graylin, da HTC, ao Engadget. Mas com o Vive Focus, “agora você pode basicamente fazer a maioria das coisas possíveis em um modelo high-end”.

Além disso, ele pode ser conectado a outros headsets da HTC — incluindo o Vive original — para usuários interagirem entre si na realidade virtual. Por exemplo, os alunos em uma sala de aula podem ver uma demonstração feita pelo professor; ou você pode simplesmente assistir filmes com amigos em um cinema virtual.

O headset vem acompanhado por um controle. Infelizmente, a HTC ainda não revela uma série de detalhes, incluindo preço, data de lançamento, resolução de tela e duração da bateria.

Uma coisa é certa: o Vive Focus não deve chegar tão cedo aos EUA nem à Europa. A HTC está concentrando seus esforços na China, onde ela domina 80% do mercado de realidade virtual em PCs.

Inclusive, a HTC desistiu de lançar um headset sem fio “em mercados ocidentais” para a plataforma Google Daydream. A Lenovo continua trabalhando nesse projeto, no entanto, e deve lançar um dispositivo wireless ainda este ano.

Com informações: Vive, Engadget, Road to VR.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Toda vida. O HTC para PC, pra mim é o melhor do mercado. Esses de celular são amostra grátis.
Kodos Otros
Acabei de olhar pela janela da minha nave e vi uma bola!
Gertrudes, a Lhama Morta

Fácil, é só jogar algum líquido corrosivo no outro olho, assim a visão fica ruim igual nos dois.

Gertrudes, a Lhama
Fácil, é só jogar algum líquido corrosivo no outro olho, assim a visão fica ruim igual nos dois.
Gertrudes, a Lhama Morta

Eu joguei num HTC Vive num evento que fui. Era um Tower Defense com arco e flecha, bem legalzinho. Funcionou super bem, achei demais. Mas nesse jogo se ficava parado, em outros que tinha que "andar", dá um enjôo imediato e quase se cai no chão.

Quando a tecnologia baratear, vai ser bem interessante ter um desses pra brincar. Mas continuo defendendo que VR/AR não substituem nada que existe hoje, são uma categoria nova. Uma hora se acertam nisso, e no que realmente fica bom, tipo os controles de movimento (no início queriam fazer tudo com motion controls, até perceberem que não ficava legal, então deixaram só onde realmente melhora a experiência, como por exemplo a mira no Splatoon e Zelda BotW)

Gertrudes, a Lhama
Eu joguei num HTC Vive num evento que fui. Era um Tower Defense com arco e flecha, bem legalzinho. Funcionou super bem, achei demais. Mas nesse jogo se ficava parado, em outros que tinha que "andar", dá um enjôo imediato e quase se cai no chão. Quando a tecnologia baratear, vai ser bem interessante ter um desses pra brincar. Mas continuo defendendo que VR/AR não substituem nada que existe hoje, são uma categoria nova. Uma hora se acertam nisso, e no que realmente fica bom, tipo os controles de movimento (no início queriam fazer tudo com motion controls, até perceberem que não ficava legal, então deixaram só onde realmente melhora a experiência, como por exemplo a mira no Splatoon e Zelda BotW)
Lucas Santos
Como você sabe se a Terra não é plana Kodos?
Kodos Otros
Mais ainda pra quem só tem um olho frontal.
Lucas Santos
Difícil explicar também pra quem tem um dos olhos com só metade da visão do outro :/
Ticano
Achei que era no PC, mas é apenas um óculos com um celular embutido... Tenho um oculus rift e é fantástico. Realidade virtual é uma das melhores coisas já inventadas pra entretenimento e diversão com jogos e outras pessoas, impossível explicar pra quem nunca usou. Esses do celular são uma amostra grátis do que realmente é um hi end no PC, como o Vive e o oculus.