Existem dois grandes empecilhos para a realidade virtual conquistar mais usuários: a complexidade de instalar cabos e sensores; além do preço salgado. A HTC quer resolver pelo menos um desses problemas com o Vive Focus.

Trata-se de um headset sem fio e autônomo, ou seja, ele não exige um smartphone ou PC para funcionar — todo o hardware já está embutido. Ele usa um processador Snapdragon 835, tem bateria e usa uma tela AMOLED “de alta resolução”. Há câmeras na parte externa que rastreiam os movimentos do usuário.

O destaque fica para os 6 graus de liberdade (6DoF) de movimento: frente, trás, esquerda, direita, cima e baixo. Outros headsets sem fio, como o Oculus Go, têm apenas três graus de liberdade. “Isso não é muito diferente do Google Cardboard”, diz Alvin Wang Graylin, da HTC, ao Engadget. Mas com o Vive Focus, “agora você pode basicamente fazer a maioria das coisas possíveis em um modelo high-end”.

Além disso, ele pode ser conectado a outros headsets da HTC — incluindo o Vive original — para usuários interagirem entre si na realidade virtual. Por exemplo, os alunos em uma sala de aula podem ver uma demonstração feita pelo professor; ou você pode simplesmente assistir filmes com amigos em um cinema virtual.

O headset vem acompanhado por um controle. Infelizmente, a HTC ainda não revela uma série de detalhes, incluindo preço, data de lançamento, resolução de tela e duração da bateria.

Uma coisa é certa: o Vive Focus não deve chegar tão cedo aos EUA nem à Europa. A HTC está concentrando seus esforços na China, onde ela domina 80% do mercado de realidade virtual em PCs.

Inclusive, a HTC desistiu de lançar um headset sem fio “em mercados ocidentais” para a plataforma Google Daydream. A Lenovo continua trabalhando nesse projeto, no entanto, e deve lançar um dispositivo wireless ainda este ano.

Com informações: Vive, Engadget, Road to VR.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados