Início » Software » Você já pode baixar o Firefox Quantum

Você já pode baixar o Firefox Quantum

Nova versão promete desempenho em dobro e menos consumo de RAM

Por
14/11/2017 às 13h33
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Foram meses de desenvolvimento, testes e ajustes, mas o dia finalmente chegou: nesta terça-feira (14), a Mozilla lançou a versão final do Firefox 57, também chamada de Firefox Quantum. O uso de um nome especial já deixa claro que esta não é uma atualização simples: além de trazer interface renovada, o novo navegador promete menos consumo de RAM e mais velocidade.

Firefox Quantum

É verdade que, independente do navegador, quase toda atualização vem com promessas ligadas ao desempenho. Só que, no caso do Firefox Quantum, as promessas não são vazias: muita gente que testou a versão beta da versão 57 (liberada em setembro) percebeu que o navegador está mesmo mais esperto no uso de memória RAM e no processamento.

Naturalmente, a primeira mudança que a gente percebe é a interface. Não poderia ser diferente: ela tem como base o Project Photon, que deixa o navegador com ar mais minimalista e, ao mesmo tempo, funcional.

Firefox Quantum

Os efeitos dessa mudança são estes: as linhas arredondadas que por muito tempo foram padrão no Firefox cederam espaço para traços retos, os ícones agora têm alto contraste, os menus foram reorganizados, o campo de pesquisa foi integrado à barra de endereços (mas dá para trazê-lo de volta) e os efeitos de transição estão mais suaves. A integração com o Pocket está lá (o serviço foi comprado pela Mozilla no início do ano), assim como o modo de leitura.

Mas é no uso em si que o Firefox Quantum promete mostrar a que veio. Há algum tempo que a Mozilla destaca que a nova versão consome até 30% menos memória RAM do que o Chrome. Uma das razões para isso, de acordo com a organização, é o fato de o Firefox criar, desde a versão 54 (oficialmente), quatro processos (é possível aumentar esse número) e distribuir as abas abertas entre eles de modo otimizado. Já o Chrome, vale lembrar, cria um processo para cada aba.

Firefox - memória

Quanto ao desempenho geral, a Mozilla fala que o Firefox Quantum consegue ser até duas vezes mais rápido que o Firefox 52 (lançado no ano passado). Vários recursos explicam essa diferença. Um dos mais importantes é o Quantum CSS, novo motor de renderização de CSS desenvolvido com base na linguagem Rust.

O quesito segurança não foi esquecido. O Firefox 57 permite, por exemplo, que a proteção contra rastreamento (Tracking Protection) esteja sempre funcionando, não se limitando a abas privativas. Essa opção, porém, precisa ser ativada nas configurações do navegador.

Além de ajudar na privacidade e segurança, o Tracking Protection pode diminuir o tempo de carregamento da página em até 44% ao bloquear scripts e outros recursos usados para coleta de dados de navegação. Caso alguma página importante deixe de funcionar adequadamente por conta disso, é possível colocá-la em uma lista de exceções.

Mudanças tão expressivas costumam ter efeitos colaterais. Aqui não foi diferente. O Firefox tem um gigantesco ecossistema de extensões, mas milhares delas ainda não foram adequadas para as APIs WebExtensions, que são a base do Quantum. Isso significa que, ao migrar para a nova versão do navegador, muitas extensões podem simplesmente não funcionar. Mas é um problema a ser resolvido com o tempo. Por ora, dá para saber quais extensões são compatíveis aqui.

A versão final do Firefox 57 está disponível para Windows, Linux e macOS. Versões móveis estão sendo liberadas gradativamente.

Tenocast 070 — É o fim da guerra dos browsers?

Em um passado muito distante (pelo menos em anos de internet), um dos passatempos preferidos dos aficionados por tecnologia era testar vários navegadores diferentes. Assim, metade dos tópicos em fóruns de tecnologia eram de usuários enaltecendo os novos recursos do seu navegador predileto.

Mas, de acordo com Andreas Gal (ex-CTO da Mozilla), esses tempos ficaram para trás. O Chrome não só venceu, como é bem possível que todos os seus concorrentes estejam mortos em dois ou três anos (menos o Safari). Será? Discutimos o assunto no Tecnocast 070. Dá o play e vem com a gente!

  • Está realmente muito rápido. Pena que a Mozilla tenha demorado tanto tempo para lançar uma versão capaz de competir com o Chrome.

  • junior

    Estou usando o Opera 49. Muito bom! Meus favoritos, senhas e sites salvos foram migrados do chrome para ele.

  • Paul

    Olha, tá excelente viu…
    Rápido msm, fora o scroll que agora tá ótimo! Torcendo pelo sucesso desse novo FF.

  • Alisson Silva

    Está visivelmente mais rápido, foi realmente um salto e não uma atualização que só muda o número da versão. A mudança na aparência também deu um ar de renovação, dá a sensação de estarmos realmente usando algo novo.

  • Hugo Azevedo

    Nem eu, como fã do chrome, tava aguentando ele mais. Lento, pesado e muy guloso de RAM.

    Infelizmente vou ter que esperar pra quando chegar em casa, aqui no trampo a instalação ficou zoada. 🙁
    Concorrência sempre é bom e todos só tem a ganhar.

  • leoleonardo85

    Esperar as extensões que eu usava ficarem compativeis e ai volto a usar.

  • enioh

    Idem aos outros comentários: apresentou melhorias que, realmente, mudaram a usabilidade! Show!

  • Git Gud

    Tinha parado de usar o Firefox anos atrás devido aos problemas de “erro de plugin”, voltando agora nesta versão 57 esta show, muito rápido, bom gerenciamento de memória, renderização excelente das paginas, sem nenhum tipo de crash ou erro desde quando comecei a usar (57.0 beta 3).
    Agora o Edge virou navegador secundário.

    • Renato Dantas

      Não achava que o Edge fosse entrar nem na 2ª posição, quanto mais na 1ª… 😀

      • O edge abre muito rápido no Windows 10.
        Estou usando ele como padrão também.

        • felipelsp

          no Win 10 o EDGE e bem rapido mesmo! Precisa ver como ele ficar com varios favoritos salvos e plugins

  • Tem gente que aceita o Chrome usar 4~6Gb de ram.

    Pourra, é só um browser e não um autocad ou photoshop da vida!

    Firefox S2

    • Joaomanoel

      Aqui ta com 34 abas abertas e não passa de 1,7GB. Pare de exagerar, moço.

    • Emanuel Schott

      O dia que você entender como funciona o gerenciamento de RAM do sistema vai aceitar numa boa.

      • Paul

        Aceitar nda! O Chrome quer ser um SO dentro de outro.
        Nós só queremos um navegador msm.

        • Emanuel Schott

          Então, vou tentar explicar aqui:

          Desde o Windows Vista, há um sistema no Windows que coloca na RAM tudo o que você mais usa pra deixar o computador mais rápido, afinal, uma simples DDR3 1333mhz já é infinitamente mais rápida que qualquer SSD (que já é rápido). Ele sabe que RAM tá ali pra ser usada e que RAM livre não serve pra absolutamente nada, é desperdício. Esses processos ficam com baixa prioridade. Se você, sei lá, precisar abrir um GTA V da vida e faltar RAM, o sistema automaticamente mata os processos que deixou em cache pra liberar memória para processos em primeiro plano.

          Agora, qual o programa que você mais usa? Tenho quase certeza que é o navegador e que o site que você mais acessa é o Facebook. Então, o sistema sabe disso e vai deixar o Facebook pré-carregado na RAM pra que não precise perder tempo de processamento toda vez que você for abrir o site. É por isso que navegadores usam muita RAM. E não se ilude com esse Firefox ai não, com o tempo ele vai aumentando o consumo de RAM porque vai aprendendo o que você usa (a não ser que desativou o sistema de gerenciamento de RAM, o que é burrice). Não me parece muito inteligente agrupar vários processos em um, ainda mais se tiver RAM sobrando. Se uma extensão defeituosa travar, lá se vai tudo o que tá agregado a ela. No Chrome basta matar aquele processo em especifico e continuar numa boa.

          Repare como que quanto mais RAM disponível, maior o consumo. É pra deixar o PC mais rápido, não mais lento!

          • Marks William

            Bem explicado.
            A grande vantagem do Chrome é sua integração com os serviços do Google, principalmente para quem usa o Docs, Sheets e outros aplicativos do navegador que podemos executar no modo janela.
            Portanto, as facilidades que ele oferece para o aumento da produtividade, valem o custo de uma memória que está lá sobrando.

          • Posso estar errado…mas o Windows não funciona como Android o IOS. As aplicações não são mortas, o SO pode fazer swap e compactar de memória, mas as aplicações não esperam ser mortas em background como um sistema mobile tipo iOS e Android.

            Nesse cenário, o Chrome que precisa controlar o consumo de memória, tanto que só em 2016 eles adicionaram a feature de recarregar abas.

          • Emanuel Schott

            Funciona assim também. Tudo que tá aberto ali na tela é considerado primeiro plano. Processos em segundo plano ficam ocultos.

    • Guilherme

      Unused RAM is wasted RAM. Chromium master race!

    • Tenente Figueiredo

      Se não quer que o Chrome uso 6gb de ram, é só deixar um pente de 4gb.
      Parem de chorar migalhas: Memória é pra ser usada.

      • Marcelo

        Sim…pq faz todo o sentido que a privada de um apto, consuma o mesmo, ou mais, água que o restante do prédio…

        • Tenente Figueiredo

          A analogia foi tão porca que até a própria privada vc citou.
          Tenta de novo

          • Marcelo

            é pra vc ver como seu comentário não fez sentido e foi porco tbm…

          • Tenente Figueiredo

            Tenta de novo

        • Ulisses 8 Bits

          Acho que ele só usa o navegador quando o PC está ligado. Ele poderia ter um 486 e não sentiria diferença.

      • Joaomanoel

        Os cara compra 8GB de RAM, por exemplo, e nunca usa ela toda. É mais fácil eles comprarem 16GB de RAM e nunca terem usado todo o potencial anterior hahuahuahuahu.

      • Alberto Prado

        Sim, mas pra ser usada com coisas mais importantes, como uma IDE, uma VM, um CAD ou ERP…

    • Já faz umas décadas que ser browser não é mais só parsear documentos.

      Hoje em dia, ligamos o computador principalmente para usar web apps através do navegador. Inclusive já dá pra fazer CAD e edição de imagem por elas.

      Então… não me venha com essa de “só um browser”.

      • Alberto Prado

        Mas aí vc tá fazendo a exceção a regra. O Chrome consome isso com 20 ou 30 abas abertas. Eu estou com 110 abas abertas separadas em duas janelas e o FF tá consumindo 1069MB de RAM.

  • Joao Neto

    Esta travando depois da atualização, trava algumas paginas por exemplo quando abro uma janelinha de chat no facebook, estou usando waterfox ate resolver…

    • Remova a pasta com configurações do Firefox e dados de usuário.

      No GNU/Linux é só dar um:
      “`
      rm -rf ~/.mozilla/firefox/
      “`

      E tenta novamente.

  • Bom, meio que sou dependente do Chrome por causa da integração com o Chromecast. Mas estava esperando esse FF sair do Beta para começar a usar para todo o restante da navegação. Está realmente mais rápido.

    • O link com o Chromecast é o que mais faz falta nos outros browsers.

    • Marks William

      Me mantenho usando o Chrome por causa do Chromecast e as outras aplicações que executo nele em modo janela, tipo Docs, Sheets, Gmail, Calendar e etc.

  • betacaroteno

    Pra Android já saiu também.

    • Gnull

      Pra Android presta? tenho usado o Brave e estou gostando.

      • Gertrudes, a Lhama

        Esse Quantum não sei, mas o Firefox nunca foi muito bom no Android. O Chrome/Brave são os melhores mesmo. (O Brave é basicamente o Chrome com adblock)

        • Gosto do Ghostery porque além de bloqueador nativo, ele bloqueia rastreadores e alguns Javascripts maliciosos.

        • Cérebro

          Então experimente o browser mobile da Samsung. Vc vai se impressionar.

    • Presta sim, e muito!

      E ainda não te espia.

  • kadug

    Minha barra de pesquisas veio ativada por padrão, precisei entrar nas configurações para desativar. Agora vou começar os testes!

  • Anakin

    Testando aqui e realmente ficou muito boa, parabens Mozilla ;D

  • Marcelo

    Sem chances…infelizmente… instalei agora e já vou tirar

    O modo impressão dele é do tempo da bolinha…

    Não funciona control P… não tem modo visualizar impressão(sem ter que ir no menu)… não tem imprimir em pdf…

    Muito arcaico….

    • Pois é. Eu uso MUITO a função de imprimir em PDF. Apesar de o FF ter melhorado bastante, o Chrome continua indispensável pra mim.

      • Alberto Prado

        Basta ativar a função Microsoft Print to PDF. Ele cria uma espécie de impressora virtual pra salva em PDF. E fica padrão pra qualquer SW.

    • Alberto Prado

      Mas até onde eu sei, isso é suporte do OS. Tanto que a caixa de diálogo de impressão que abre é padrão em todo software. Aqui tá funcionando o Ctrl + P e a impressão em PDF tb. Tudo fornecido pelo Windows 10.
      Só o modo de visualização de impressão que realmente tem que ir no menu.

      • Marcelo

        Então… no Chrome Ctrl + P abre o visualizador junto com varias opções do lado esquerdo (mudar impresso para pdf, ajustar margens, num cópias etc…)

        No Firefox só abre aquela janelinha tipo windows mesmo, sem praticamente nenhuma opção (só aparece mudar impressora, mas sem opção de imprimir em pdf….num. de cópias e intervalo de impressão… e só)

  • mrgear

    O chrome não cria um processo para cada aba, ele também cria um pra cada plugin sendo executado em bg e também um pra cada plugin e extensão rodando na página naquele momento, ou seja, uma bosta.

  • Cab

    Baixei pra testar o Firefox sem grandes pretensões (RAM nunca foi problema por aqui) e tô impressionado com o desempenho deles, as páginas simplesmente voam para carregar. Vou usá-lo como padrão até o Google se movimentar e fazer algo a respeito no Chrome.

    Pelo jeito a Mozilla conseguiu ressuscitar a guerra dos navegadores. =D

    • felipelsp

      teste o novo OPERA tb

  • Mesmo aqui RAM não sendo exatamente um problema grave, os 12 GB de RAM ainda dão conta do Chrome + Eclipse + VS 2017, venho testando desde os betas que tiveram meses atrás e fiquei muito surpreso com o Firefox Quantum. Creio que posso aposentar o Chrome e voltar aos velhos tempos com a raposa.

  • Comentário Mil Grau℗

    Vou continuar usando o Firefox 56 por conta das extensões que possuo e que podem deixar de funcionar. Mas uma coisa eu digo, melhorou mt o Firefox de uns tempos pra cá, antes ele vivia travando em alguns sites e consumia mta RAM, além de sempre dar erro de plugin. Agora isso não acontece mais felizmente.

    Lembro que no passado eu relutava em usar o Firefox nos tempos de WXP, sempre usei o Internet Explorer + vários programas P2P, dps migrei para o Opera e fiquei com ele por mts anos até desistir por enjoar do msm por não ter mais inovação. Usava o Chrome no inicio, mas ainda era mt cru até eu ir definitivamente para o Firefox onde não saio mais, a sincronização dele é perfeita e não vejo noivos de usar outro, a não ser o Edge quando uso o Facebook que pesa o diabo a quatro. O Chrome está instalado aqui no PC por conta do Brackets ainda usar só ele, espero que isso mude.

    E pensar que se isso fosse anunciado há 10 anos atrás ia ter mta gente xingando nos comentários por conta de fanboyolismo de navegador! Rsrs

    • Tenente Figueiredo

      Sem problemas cara. Pode continuar no 56.
      Tem gente que ainda tá no Windows 7

      • Sammy

        Eu mesmo estou baixando a ISO do 7, incrivelmente o windows está consumindo 3gb e meio de ram de 8Gb instalado no meu notebok, então resolvi voltar pro 7 que estava OK.

        • Tenente Figueiredo

          Queres 8gb pra ficar de enfeite?
          Memória é pra ser usada

          • É pra ser usada… Na hora certa!

          • Sammy

            Claro que quero, se eu quisesse que meu PC usasse toda minha memoria pra ficar travando com tarefa bestas, eu ficava com pc de 2gb, passar bem.

        • Ulisses 8 Bits

          O 7 ainda é excelente para várias funções. Além da economia.

          • Sammy

            Exato, eu prefiro windows 7, porem meu amigo dizia que era melhor ficar no 10, mas até pra jogos, que é o que meu pc faz, o windows consegue foder a jogatina, vou pro 7 mesmo.

          • Já testou o Win 8?

            Aqui o 8 inicializa mais rapido que o 7, e roda bem tudo que jogo (basicamente jogos da blizzard, world of warcraft e um pouco de starcraft) em um i5 de 2012.

          • Sammy

            Estou no 10 PRO,e pra minha surpresa, está rodando com 1gb e meio de ram, isso com chrome aberto, vou ficar nesse aqui mesmo, 8.1 não gosto muito, tanto que formatei o PC de minha tia e estou pondo windows 10 PRO também, bootei pelo pendrive, e vou deixar no pendrive caso eu precise hehe.

        • Cortana ferrou o meu Windows 10.

          • Sammy

            Exato, eu trabalho com uma memoria de 4gb + complementar de 4GB DDR3 e o windows não flui como deveria fluir, vou baixar o PRO pra ver se melhora.

          • Pior que não dá pra tirar essa desgraçada do PC.
            Tentei de todas as formas e só consegui ferrar meu menu iniciar, onde ela é fortemente integrada.

        • felipelsp

          usa o Windows 10 Pro… eu coloquei no lugar do Home aqui e ficou bem mais rapido!

          • Sammy

            Obrigado pela dica, vou baixar pelo torrent.

      • Paul

        Opa, mas o W7 é um sistema TOTALMENTE ROBUSTO ainda. Qual o problema?

        • Tenente Figueiredo

          Se é pra usar um sistema feio e robusto, prefiro ir pro Linux

          • Paul

            “Feio” é subjetivo né? Linux? E os programas? Hahaha

          • Tori

            Wine é a opção.
            VirtualBox também.

          • Paul

            Não, ñ é. Quem quer DESEMPENHO instala o sistema no hardware. Emulação/Virtualização ñ atende muito bem essa demanda.

          • Tori

            :v bom, pra você.
            Pra mim atende facilmente através das bibliotecas.

  • Bruno S.

    Excelente!

  • Diogo Mendes

    Em questão de memoria os dois gastam praticamente a mesma coisa. E so testar coloque os dois navegador numa pagina e desativar todas as extensões. Conclusão que praticamente mesma quantidade de memoria. Em questão de abrir paginas tem varias demonstração entre o Firefox 47 e chrome 51. Alguns sites entrar mais rapido no chrome outros no firefox !!! E so escolher um e seja feliz.

    • Sammy

      Então você vai usar seu PC pra dizer que em todos os PC usa praticamente a mesma memória?

    • Edson Neto

      Diogo, temos mais variáveis: o tipo de página, a quantidade de página, os outros softwares que estão rodando junto, o seu processador, seus drivers…
      Acontece que um teste simples como esse não quer dizer muita coisa. Talvez testar diversos sites, diversos números de abas, diversos softwares rodando junto… Ou só recorrer a um resultado de laboratório seja o melhor a fazer.
      Esses resultados de laboratório sim, costumam apontar o Firefox como mais leve hahaha

  • Sammy

    Pela primeira vez em muito tempo, consigo pensar em ficar com ele como navegador padrão, está bonito e a distribuição de tarefas para memória ram está ótima, vou continuar a usar por uns dias pra ver se acostuma.

  • Vergil Sparda

    So Quero ele pra Abrir Varias Paginas De Porn… Haah

    • Edson Neto

      Tem bloqueador de rastreamento e publicidade nativo hahahahaha
      Tente aí, jovem!

      • Vergil Sparda

        Errado ,Totalmente Errado Não tem Nada Disso..

        • Edson

          Oxe, tem sim… Só ir em: opções>privacidade e segurança>proteção contra rastreamento e marcar “sempre”.
          Por padrão, só vem ativo na nvegação privativa.
          Errado nada -_-

        • Edson

          Pere… cê vê pornô na aba normal? o.o

  • doorspaulo

    Estava usando o Nightly a bastante tempo, então já estava acostumado com as mudanças.
    Devo dizer que o Quantum foi o divisor de águas no FF!

  • Vim só pra avisar que já estou usando a Quantum a alguns meses através do DevChannel, e me impressionou muito me fazendo migrar para ele inclusive no mobile.

    Tivemos melhorias nas extensões também, com novas adições e reescrita de algumas delas.

  • Trovalds

    Muito feijão com arroz pra comer ainda. Pelo menos estão tentando caminhar por novos rumos. E com o Edge melhorando a cada dia vai ficar acirrado a concorrência.

    Enfim, usei um pouco mas os sites que costumo visitar com mais frequência ficaram aquém ao Chrome.

    Conjunto de fontes também não agradou.

    Voltaremos bem breve™.

  • Everton Camargo

    Caraca Moleque! Firefox ficou rapidão… Atualizou automaticamente pelo Linux. A Mozilla está de parabéns!

  • Jose X.

    pra quem gosta do Firefox vale a pena usar o 57, a qualidade melhorou sensivelmente

  • Eduardo Braga

    Aqui tá consumindo mais que o Chrome.
    Isso é muito estranho, porque baixei ele na primeira versão do beta e usava muito menos. Não sei o que eles fizeram; ou o que eu fiz né, vai saber.

  • Anderson Santos Santos

    O melhor,sempre Mozilla

    • Rafael

      Com certeza

  • Chorando sangue aqui pelo meu “session manager” e meu “firegestures”. As extensões apontadas como alternativas são umas grandes porcarias…

    • Alberto Prado

      Session manager e Google Translator (um plug-in que faz a tradução na própria página pelo botão direito do mouse).
      =/

  • O Livro de Mozilla também foi atualizado.

    “A Besta adotou novos trajes e estudou os caminhos do Tempo, do Espaço, da Luz e do Fluxo de energia através do Universo. De seus estudos, a Besta formou novas estruturas de metal oxidado e proclamou suas glórias. E os seguidores da Besta se alegraram, encontrando um propósito renovado nesses ensinamentos.

    de O Livro de Mozilla, 11:14”

  • Guilherme Borges Cunha

    Faz alguns meses que abandonei o Chrome e tem sido uma experiência muito melhor no Firefox. É muito, mas muito, mais estável que o Chrome. Agora vou atualizar pra essa nova versão com as melhores expectativas possíveis.

  • Matheus Alexandre

    Baixei e me surpreendi com a velocidade do navegador. O Firefox sempre foi o que mais se saía mal nos meus testes, demonstrando lentidão até ao navegar por páginas. No Firefox 57.0 não tive esses mesmo problema, estou cogitando até passar a usar o navegador no meu dia a dia.