Início » Gadgets » Raspberry Pi 3 começa a ser vendido oficialmente no Brasil

Raspberry Pi 3 começa a ser vendido oficialmente no Brasil

Paulo Higa Por

O Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito que serve para inúmeros fins: prototipagem, servidor de arquivos, ensino de programação, centro de mídia e mais. Quem quisesse um deveria importá-lo por meios não oficiais, mas isso muda a partir desta quarta-feira (15): a placa foi homologada pela Anatel e começou a ser vendida no país.

A Raspberry Pi Foundation não vende diretamente para o consumidor; em vez disso, ela trabalha com revendedores. No mercado brasileiro, o primeiro aprovado é o FilipeFlop, que está comercializado o Raspberry Pi 3 Model B por R$ 199 — o preço sugerido nos Estados Unidos é de US$ 35 (o equivalente a R$ 114). Em comemoração ao lançamento, a placa ganhou uma versão azul, que será vendida exclusivamente no Brasil.

No comunicado oficial, a Raspberry Pi Foundation explica que “a dificuldade em comprar nossos produtos (e a falta de certificação da Anatel) foram pontos consistentes de feedback dos nossos muitos consumidores e seguidores brasileiros”. Ela afirma que o primeiro revendedor oficial “ajudou [a fundação] a entender as várias taxas e impostos locais que precisam ser pagos”.

A diferença entre o Raspberry Pi 3 homologado pela Anatel e o importado é a cor da placa (azul, em vez de verde). Consumidores de outros países não poderão adquirir a variante brasileira. Além disso, como explica a loja: “a certificação por parte da Anatel garante que o equipamento está dentro das especificações definidas pela agência […] o que significa que você pode desenvolver e comercializar produtos utilizando esta placa”.

O Raspberry Pi 3 Model B tem processador quad-core Broadcom BCM2837 de 1,2 GHz (Cortex-A53), 1 GB de RAM, Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11n, saída de vídeo HDMI, quatro portas USB 2.0, entrada para microSD e conexão Fast Ethernet, pesando 45 gramas. Ele pode rodar Raspbian, Ubuntu e outras distribuições Linux, além do Windows 10 IoT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

? Hal 9000 - Le Misantrope™
Somente na vida real. :-|
? Hal 9000 - Le Misantrope™
A vida continua triste. :-(
Mario Junior ?????????
Hal meu camarada, como vai a vida? Eu parei de acessar o Gizmodo e nunca mais vi os seus sad posts. :/
ochateador
100 dólares. Mas tem que ser pessoa física para pessoa física.
Khayo Vannucci
Como sempre essa porcaria de anatel atrasa nossa vida
Marcio Torres
Fala sério....
Marcio Torres
No Mercado Livre compro a R$ 148,00 e todas UK! 200 anos depois chega de forma oficial no país atrasado do mundo...
HenryS
roda crysis?
Raul
Isso funcionou com meu Orange Pi comprado no Aliexpress. Se comprar nas lojas oficiais o pacote vem bem caracterizado, com o valor total declarado e aí não tem perdão.
Emanuel Schott
Raramente paga-se imposto. Já comprei dois da China e chegou sem taxa nenhuma. O valor dele já é barato ($35) e pra dar mais uma ajudinha os vendedores declaram valor de $5.
LekyChan
isso se for de pessoa fisica para pessoa fisica, de pessoas juridica apara fisica não importa o valor, pode ser taxado.
LekyChan
sim acabo de ver na GB, o kit com rasp3B + case + fonte + impostos sai por 230 ao invés de 300 como nesse site, mas demora de 25 a 45 dias uteis para chegar aqui + o tempo de entrega dos nossos correios. Ai vai de cada um, se quiser comprar o homologado sai mais caro, mas chega rapido aqui.
? Hal 9000 - Le Misantrope™
Mas não é Azul.. E isso faz toda a diferença num case gamer. :-|
Gabriel Antonio
Oxoxxo achei q só se taxava itens a apartir de 50 dolares
Raul
Acho que não tanto pelo valor, mas pelo tamanho do pacote. Pacotes pequenos possuem menos probabilidade de cair na malha fina. Mas se cair, são 60% sobre o valor do produto + frete, cerca de 18% sobre o total anterior(dependendo do estado), mais uns 10 reais da taxa dos correios. No final acaba saindo mais caro. E a cobrança é totalmente legal porque o envio é de pessoa jurídica para pessoa física, não tem nem como recorrer. Meu primeiro Raspberry Pi que comprei no pré lançamento(foi enviado pela element14 se não me engano) acabou sendo taxado quando chegou ao Brasil.
Fernando Guerra
35 dólares dificilmente vc vai pagar algum imposto
Monkey
E para instituições que só podem comprar por vias oficiais isso faz uma diferença medonha!
Cobalto
Justamente. O preço está muito bom pra algo que agora vem legalizado e certificado pra uso comercial, o problema é imposto.
Monkey
O Rasp3 tá saindo na faixa dos R$105,00 na GB. Só que leva 3 meses para chegar aqui :(
Uzumaki Jiraya
Antes nunca do que tarde. Não pera...
Alberto Prado
Compra uma carcaça do Snes FAT por R$ 50, põe ele lá dentro. Faz as entradas dos controles com impressora 3D pra adaptar o USB que fica lindão. Tem um cara que faz isso lá no grupo de retrogames do FB. Fica show.
tuneman
muito bem colocado. uma pena que nem todos são tão sensatos como você.
Lucas Santos
olhando pelo lado da renda, verdade
evefavretto
Quem solicitou a homologação foi a Pi Foundation, na verdade (de acordo com a papelada). Provavelmente com ajuda do revendedor e algun intermediário daqui pra entender a burocracia. É meio caro 299(se venderem mesmo a esse preço), mas pra quem precisa mesmo de homologação e etc, não é obsceno, e aposto que dão desconto de volume.
LekyChan
na vrdd não esta caro não, pois se fossemos importar, seria os 35 dollares + frete + impostos, oque daria um pouco mais de 200 reais. Então não chega a estar caro.
Matheus Oliveira
Ao pessoal que tá falando que está criticando o preço e etc: Lembrem que, de acordo com o site, esse produto é homologado pela Anatel e emitido com nota fiscal e tudo certinho. Ok, isso não faz muita diferença para as pessoas que são curiosas (como eu, que sempre quis um só pra ver como é) e etc. Porém, para uma empresa que queira desenvolver uma aplicação específica com ele -- ou uma prefeitura/estado que queira fazer algum projeto educacional -- isso faz toda a diferença. Sim, está caro. Sim, podemos criticar isso. Porém, por favor, não diminuam o trabalho do pessoal que resolveu investir no Raspberry oficialmente. Mesmo que o fim deles seja o lucro -- e não há nada de ilegítimo nisso -- ao fazê-lo, eles na verdade melhoram nosso acesso à tecnologia...
Matheus Oliveira
Sendo advogado do diabo aqui: Pelo que entendi, a revendedora precisou homologar a placa (que tem n custos burocráticos), teve todo o trabalho jurídico de conseguir tornar a venda 100% legal e diferente de outros países, o Brasil trabalha com preço final (todos os impostos ficam embutidos no preço, diferente dos EUA ou Canadá, por exemplo, onde o imposto estadual é colocado ao fim da compra). Então sim, o preço é alto, mas decorre da realidade nacional. Quando você pega um kit completo (R$ 299 no site), a diferença de preço de lá para cá (sem contar os impostos lá) é de R$ 100 aproximadamente. 33% de diferença. Considerando que nisso teve ICMS, IRPJ, II e sabe-se lá mais o que, o preço está no "aceitável"...
Emanuel Schott
Pra quem não quer (ou não pode) esperar os 90 dias de entrega da China, é um ótimo preço.
Raul
Ótima notícia, estou pensando em comprar mais um. O preço está razoável, se for importar pagando todas as taxas e impostos sai bem mais caro.
Rafael Zamith
Por um momento pensei em comprar, mas aí percebi que está caro. Não temos o hábito de notar porque é um produto mais barato, só que a conversão entre o preço praticado nos EUA e Brasil é quase igual a da Apple, tão criticada por seus preços. Mas o que me deixou indignado a ponto de comentar (nunca comento), é o fato de colocarem na página do produto "de R$299 por R$199" com o selo de promoção. Lamentável.
Kodos Otros
Serio? Esse mesmo modelo? Nossa, quando eu vi tava por 350,00! Nossa, e verdade! Tem ate com case por 165.
zoiuduu .
Lá o negócio custa mto barato, aki e mto caro
Vinícius Silva
Na verdade está mais caro que no ML, por lá comprei de 160 pouco tempo atrás.
Kodos Otros
Excelente preco. No Mercado Livre estava por uns 350,00. Comprarei um.
Tenente Figueiredo
Ele tá mais pra pink do que pra cérebro
Lucas Santos
Até que tá barato. Comprarei.
Tales Cembraneli Dantas
Bom, esta bem mais barato que o SNES MINI da Nintendo, e faz a mesma função (e muito mais)
Guilherme Batista
Não sou escola técnica e já tô encomendando 2
Álan Machado
speak for yourself, estou comprando um agora mesmo e não sou uma escola técnica ;)
Cérebro
Isso não é para os consumidores, e sim para escolas técnicas.