O Baidu é mais conhecido no Brasil pelo antivírus que costuma ser instalado sem que você perceba. Enquanto isso, na China, ele é o maior buscador web e segue os passos do Google: a empresa tem projetos de carros autônomos, inteligência artificial e computação na nuvem.

Desta vez, o Baidu anunciou seu primeiro alto-falante inteligente. Logo de cara, o Raven H se destaca pelo design: ele possui um visual curioso, diferente do que vemos no Google Home ou Amazon Echo — é um trabalho da empresa sueca Teenage Engineering.

O Raven H parece uma pilha de quadrados de plástico. Sua parte superior é sensível ao toque e pode ser levantada. Também é aí onde ficam as luzes LED para indicar que seus comandos estão sendo processados.

O dispositivo usa a plataforma de voz DuerOS do Baidu, e se integra aos recursos que a empresa oferece na China: streaming de música, previsão do tempo, resumo de notícias, entre outros. Graças a uma parceria com a Didi Chuxing — o Uber chinês — também é possível chamar um carro através da voz.

Além disso, ele se integra a dispositivos de casa conectada. Por exemplo, se o usuário pergunta quando será um jogo de futebol, o alto-falante responde e sugere configurar um alarme para o horário informado. Então, ele liga automaticamente a TV antes do início da partida.

O Raven H será lançado na China em dezembro pelo equivalente a R$ 840. Ele vai concorrer com alto-falantes como o Xiaomi Mi AI Speaker e o Alibaba Tmall Genie. A Teenage Engineering diz ao Engadget que planeja vender o produto em outros países.

O Baidu também anunciou o robô Raven R, com seis articulações para se mover com base nos comandos do usuário e “expressar emoções para aprimorar a experiência interativa”. Ele também funciona como um alto-falante inteligente. No entanto, ainda não há preço nem data de lançamento.

Com informações: Baidu, TechCrunch, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Munhoz

também curti

mord4z

Abri essa [email protected]#$%da, travou tudo aqui! o Google chorume tá em coma até agora.

mord4z

huauhauhauhauhauhauhahuauhaauha

Carlos Taylor

Eu já utilizei o antivirus do Baidu (intencionalmente) por mais de 1000 dias e ele só saiu da minha máquina porque ela deu pau e gostei do Antivirus padrão do Win 10. Minha pior (e única ruim) experiência que tive com o Baidu foi um virus que veio de um instalador do baixaki ter se instalado em seus arquivos e ter colocado propaganda no meu Browser. Eu usaria o Baidu novamente. Essa foi minha experiência rs.
Se ele não tivesse inventado de ir sendo instalado na surdina creio que sua reputação seria bem melhor.

Marsupial radical

Credo. Mais poluído que Mumbai.

Juaum

Ao menos o design é bem bacana e original.

DumbSloth87

Robozinho creepy da porra!

Lucas Santos

xie xie. Obligado po mi instalá

Luiz Claudio Eudes Corrêa

Só que não!

Juan de Souza

hahahahaha

Bruno Martins Santana

o Raven 7 me lembrou muito a GLaDOS (do game Portal)

Baidu instalado com sucesso !

Ricardo - Vaz Lobo

Central de Espionagem Chinesa agradece a preferência.

Kodos Otros

MALDITA

Baidu feat MC Brinquedo

Instalado com sucesso!

Kodos Otros

Socorro, meu olho frontal arde!
Adorei os títulos das matérias:
"Método para remover sacos "
"Trono mágico mágico "

Exibir mais comentários