Durante a apresentação do iPhone X, a Apple passou boa parte da keynote falando sobre os animojis. Estas animações baseadas em emojis — de animais, robôs e até um cocô — usam a câmera de profundidade frontal para mapear seu rosto.

No entanto, algumas pessoas descobriram que os animojis funcionam mesmo quando os sensores do Face ID são cobertos. Esse recurso usa apenas a câmera frontal, e não precisaria ser exclusivo ao iPhone X? A Apple explica.

No início do mês, o desenvolvedor Quinn Nelson disse no Twitter que “os animojis ainda funcionam perfeitamente” quando os sensores TrueDepth são obstruídos, exceto a câmera frontal. Além disso, o reconhecimento facial “funciona na maior parte do tempo sob a luz do sol; mas os animojis, não”.

Marques Brownlee, conhecido por seu canal MKBHD no YouTube, confirmou isto no vídeo abaixo (ponto 11:40). Ele cobre a câmera infravermelho, o iluminador e o projetor de pontos, mas os animojis ainda funcionam.

O The Next Web fez o teste e descobriu que, se você cobrir os sensores TrueDepth antes de gravar um animoji, a animação sai com mais engasgos e lentidão que o normal. No entanto, há “pouca ou nenhuma diferença” ao obstruir os sensores do Face ID enquanto você grava o animoji.

A Apple explica ao iMore que os animojis usam, sim, os sensores do Face ID — mas não o tempo todo. O iPhone X ativa a câmera IR de vez em quando, e “analisa mais de 50 movimentos musculares diferentes para refletir suas expressões”.

Essa máscara de profundidade é atualizada com o tempo. Ao cobrir a câmera IR, o processo é interrompido: os animojis acabam dependendo só da câmera frontal e do processador neural no A11 Bionic, resultando em uma animação inferior.

Claro, não é necessário ter uma câmera de profundidade para mapear os movimentos do seu rosto. Apps como Snapchat, Instagram e Facebook têm filtros faciais que funcionam em qualquer câmera frontal.

É uma forma de diferenciar o iPhone X de outros smartphones; afinal, o iPhone 8 e 8 Plus também têm o processador A11 Bionic e uma câmera frontal de 7 megapixels. Não é a primeira vez que isso acontece: a assistente pessoal Siri era exclusiva ao iPhone 4S em 2011, mas antes de sua aquisição pela Apple, o app funcionava bem em modelos antigos.

Com informações: iMore, Mashable, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maicon Bruisma

Sim, apesar de que o Force Touch é melhor que a implementação pelo software, porém aquilo que tem no Force touch faço no meu Nexus 5x exceto atalhos. É extremamente simples.

Porto Velho

Procure por "Facerig" na Play Store (sim, Play Store) > sinta-se enganado.

Swordfish

Como Jhon disse, alguns comandos não podem ser simulados. Você provavelmente deve ter visto um app que alguns desenvolvedores fizeram no início onde era possível pesar objetos graças a esses eletrodos da tela (usei esse exemplo pra mostrar que não é mesma coisa com software).

O force touch realmente deixa o sistema fluido e traz diversas funções bem úteis. Outros fabricantes não conseguiram implementar essa tecnologia até hoje (Samsung por exemplo).

Kodos Otros

Acho que vc não entende a definição e o propósito de hype, mas tudo bem.

Kodos Otros

Ódio? Jamais, meu caro.
A não ser que dar a minha impressão sobre uma empresa seja considerado ódio na vitorlândia.

Jairo ☠️

Imagina.

Vitor Gyn

Pq tanto ódio pela Apple? Não tem uma postagem nesse site que vc n apareça desmerecendo algo. Tira esse ódio do S2zim ;)

Bil

Nunca vi alguém falando que trocaria o celular porque PRECISA do 3D Touch. Você está imaginando essa situação. Como falei, as pessoas trocam de aparelho pelo conjunto da obra.

Kodos Otros

Monitores e mouse são outro nicho.
Ter um mouse com mega precisão é importantíssimo em certas áreas.

O que torna mais caro é o hype. A Apple coloca o nome bonitinho, cria o hype, os fãs acreditam que aquilo é superior/inovador/imprescindível e pronto, está lançado mais um produto supervalorizado.

Enfim, eu não caio nessa mais. A partir do momento em que comecei a questionar realmente o valor da coisa em si, avaliando seu custo/benefício, não caio mais nessas conversas.

Mas pra você é algo importante e verdadeiro então tá de boa, cada um sabe o valor do seu dinheiro.

Jhon

Existe uma grande diferença de funcionamento entre o 3D Touch e essas outras formas de simular ele, alguns comandos do 3D Touch não podem ser simulados com um long-press simplesmente porque isso ativaria outra função.

Bil

Ninguém paga muito mais caro por isso, mas pelo conjunto da obra. Se não fosse relevante, monitores e mouse com respostas absurdamente rápidas, nas casas dos milissegundos não custariam uma fortuna. Eles são mais caros SOMENTE por isso. Smartphones, não.

Leandro Nascimento

Que venha o Jailbreak pra liberar o recurso nos iPhone 8 e 7 hehehe

Kodos Otros

"Muito mais rápido" Tipo, milissegundos?

Eu acho que as pessoas estão numa onda meio estranha.
Essa comparação p. ex., o app faz a mesma coisa de forma mais rápida no iOS, aí vc vai ver o mais rápido e é algo irrisório e a tecnologia é vendida como algo revolucionário, no fim vc paga muito mais caro e acha maravilhoso.

Bil

Uso o 3d touch o tempo inteiro e segurar o ícone e esperar algo acontecer exigiria muito mais tempo do que o imediato uso de pressão ao selecionar. Acabei de vir de um 5s pra um 8 plus, e antes não tinha 3d touch, tudo era feito segurando e esperando. Com pressão, tudo é muito mais rápido.

Kodos Otros

Sim, diferentes, mas o resultado é o mesmo.
É só mais uma firula da Apple, cara. Só isso.

Exibir mais comentários