Início » Celular » Facebook lança app para te ajudar a publicar e divulgar vídeos

Facebook lança app para te ajudar a publicar e divulgar vídeos

Emerson Alecrim Por

Lançado em 2014, o Facebook Mentions surgiu com a missão de permitir que personalidades famosas possam interagir com seguidores de maneira organizada e consistente. Renomeada para Facebook Creator, a ferramenta foi atualizada para trazer funcionalidades aprimoradas e, principalmente, derrubar a sua principal limitação: agora, qualquer pessoa pode usá-la, famosa ou não.

Facebook Creator

No início, o Facebook Mentions (que ainda está disponível com esse nome, mas deve redirecionar em breve para o Creator) só podia ser usado por usuários com um número grande de seguidores e que tivessem perfil verificado nos Estados Unidos. As restrições foram derrubadas porque o Facebook entende que qualquer usuário é um potencial criador de conteúdo. Assim, o Facebook Creator deve ajudar a rede social a ser vista cada vez mais como uma grande plataforma de compartilhamento e consumo de mídia.

A ferramenta é focada em vídeos, sejam eles editados ou transmitidos em tempo real. Além do streaming em si, o Facebook Creator permite ao usuário adicionar introduções, chamadas, efeitos gráficos (inclusive baseados em realidade aumentada) e outros recursos que estimulam o engajamento.

Também é possível promover perguntas e respostas com a audiência, responder a mensagens diretas ou simplesmente acompanhar os comentários a partir de abas à parte. Um detalhe interessante é que o Facebook Creator também dá acesso às interações feitas a partir do Instagram.

Facebook Creator: 360 graus

É possível ainda acompanhar as estatísticas em tempo real para descobrir o alcance geográfico do vídeo, a quantidade de curtidas e assim por diante. Nesta página, o Facebook reúne dicas para que os usuários menos experientes possam melhorar os números.

De modo geral, a ideia é permitir que qualquer pessoa publique vídeos a partir do smartphone que gerem vínculos fortes com a audiência, não importa o tamanho dela. A novidade pode, portanto, reforçar as armas que o Facebook tem para enfrentar o YouTube. No entanto, a plataforma do Google continua sendo mais interessante para quem tenta obter alguma forma de remuneração com os vídeos.

O Facebook Creator é gratuito e pode ser baixado aqui para iOS. De acordo com o Facebook, a versão para Android será disponibilizada em breve.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação