Do mesmo jeito que o Facebook pega recursos emprestados do Snapchat, parece que o WhatsApp vem se inspirando no Telegram para seus recursos mais recentes — como apagar mensagens já enviadas, ou permitir o envio de qualquer arquivo.

Desta vez, o WhatsApp está testando uma forma de facilitar a gravação de mensagens de voz. E sim, já vimos isso antes.

De acordo com o WABetaInfo, você poderá gravar mensagens de voz sem segurar o botão do microfone o tempo todo: basta deslizar para cima até o cadeado e falar à vontade. É possível até mesmo dar uma olhada no histórico da conversa.

Não é possível abrir uma conversa com outra pessoa, no entanto, e nem escrever mensagens enquanto é feita a gravação. No momento, isso está presente na versão 2.17.80 para iPhone, e só aparece para alguns usuários — trata-se de um teste.

O WhatsApp ganhou um botão dedicado para mensagens de voz em 2013, mas a interface desse recurso mudou pouco desde então.

Seria isso uma influência do Telegram? Desde a versão 4.0, lançada em maio, ele permite gravar mensagens de voz — e vídeo! — sem segurar o botão. Você desliza para cima até o cadeado:

Qual será o próximo recurso do WhatsApp, então? Stickers? Parece que sim: o WABetaInfo descobriu o recurso no mês passado.

O WhatsApp tem 1,3 bilhão de usuários ativos por mês, contra 100 milhões do Telegram.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados