Início » Computador » Intel vai remover suporte legado a BIOS em 2020

Intel vai remover suporte legado a BIOS em 2020

Felipe Ventura Por

Por décadas, os computadores precisavam de ajuda da BIOS para inicializar o sistema operacional. Este firmware vinha pré-instalado e começava a rodar assim que você ligava o PC.

Nos últimos anos, a BIOS foi substituída por uma solução mais moderna chamada UEFI. Ela inclui um modo legado para usar alguns sistemas operacionais, mas a Intel quer acabar com isso até 2020.

Foto por ryuuji.y/Flickr

Existem diversas categorias do UEFI. A Classe 0 é a BIOS tradicional; as Classes 1 e 2 usam um CSM (módulo de suporte de compatibilidade) para emular a BIOS; e a Classe 3 não possui esse módulo.

Brian Richardson, engenheiro da Intel, revelou em uma apresentação recente que a empresa vai exigir UEFI Classe 3 e acima em suas plataformas para clientes e datacenters. Ou seja, o suporte legado a BIOS será removido até 2020.

No entanto, a Intel não tornará obrigatório o Secure Boot. Esse recurso exige que o sistema operacional tenha uma chave específica para ser inicializado. As distribuições mais populares do Linux — como Ubuntu, Mint e Fedora — são compatíveis; você só terá problemas caso o sistema dependa da BIOS para fazer boot.

Richardson diz que a Intel quer “eliminar componentes sem suporte a UEFI”, para que drivers e periféricos funcionem sem o CSM. Ela também vai trabalhar com parceiros da indústria para melhorar a experiência do usuário no UEFI Secure Boot.

A BIOS possui diversas limitações: não suporta drives acima de 2,1 TB de espaço; precisa rodar em modo 16 bits; e tem dificuldade ao inicializar vários dispositivos ao mesmo tempo, levando a um boot mais lento.

Enquanto isso, o UEFI tem suporte a drives de até 9,4 zettabytes (ou 9,4 bilhões de terabytes), e roda em modos de 32 e 64 bits. Essa tecnologia foi adotada com apoio da Intel, AMD, Microsoft e fabricantes de PCs.

Com informações: ZDNet, Liliputing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

betacaroteno
O gênero, nesse caso, é de system, que é masculino.
Flavio Toledo
Esse unico problema do UEFI tentar impedir usuario escolher qual sistema operacional quer utilizar bloqueando com SecureBoot.
Daniel Tavares
Na teoria tudo é lindo, mas quem vive na prática sabe que ainda não há diferença que justifique a utilização do sistema efi. O tempo de boot é praticamente o mesmo e o windows mesmo boota por uma partição auxiliar pequena, não importando o tamanho da partição principal. No fundo é uma maneira de forçar o usuário a "largar o osso" de sistemas antigos.
Mike Cross

Como se isso nunca tivesse existido entre a tecnologia dos desktop, vide os soquetes por exemplo.

Maycon Cruz
Como se isso nunca tivesse existido entre a tecnologia dos desktop, vide os soquetes por exemplo.
Yamaha Mt-09

Existe bios unlocked para ele amigo só pesquisar na net como fazer atualização para versão modificada da bios.
https://www.google.com.br/s...

Anderson Ferreira

como o the é usado para masculino e feminino ...não tem como saber o gênero de Basic no Ingles então tanto faz kkkk

Mateus B. Cassiano

Tentou definir uma senha na BIOS? Já mexi em alguns Acers em que a opção pra desativar o Secure Boot ficava oculta a menos que você tenha definido uma senha...

voce deve ser legal.

Daniel Plainview

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Boa 06! Pago internet pra isso!

betacaroteno

Concordância nominal, num site que escreve pra milhares de pessoas. Mas o @Felipe Ventura não lê ou não tem humildade pra rever o texto.

Theo Queiroz

Acho que ele está falando de instalar diretamente no PC e não virtualizando.

Jêremy

Bla Bla Bla! tirar o Bios é tirar o controle por parte do usuário e trazer a mesma porcaria de obsolescência programada que impera no mundo mobile para o universo PC Nota 0 INTEL

Keaton

Fui testar o Phoenix OS no notebook... adivinha o que deu problema? UEFI SecureBoot, que não pode ser desativado no Acer E5-571.. haha.

Keaton

Essa porra do pessoal falando A BIOS me incomoda mais que deveria. Começa faça A Sistema Operacional Windows pra ver o que o pessoal fala. :I

Exibir mais comentários