Início » Telecomunicações » Qualcomm e Intel voltam a disputar espaço em smartphones graças ao 5G

Qualcomm e Intel voltam a disputar espaço em smartphones graças ao 5G

Felipe Ventura Por

Empresas como Nokia e Samsung estão bastante empolgadas com o 5G, que promete velocidades de 1 Gb/s no download, além de menor latência. Isto também deve mudar as regras do jogo nas telecomunicações, deixando empresas como a Intel mais competitivas em relação a players estabelecidos como a Qualcomm.

Segundo a Fast Company, a Apple cogita fortemente usar modems 5G da Intel em seus futuros iPhones. A fabricante de chips tem "milhares" de pessoas trabalhando nessa tecnologia.

Desde 2011, a Apple só usava modems da Qualcomm; mas no ano passado, alguns modelos do iPhone 7 e 7 Plus passaram a adotar modems da Intel. Isso se repetiu com o iPhone 8 e 8 Plus.

Atualmente, a Qualcomm tem uma grande vantagem: ela faz modems especialmente adequados às redes CDMA, usadas em algumas operadoras — como as americanas Verizon e Sprint. Afinal, foi ela quem inventou a versão amplamente utilizada dessa tecnologia.

No entanto, isso deve mudar à medida que as operadoras migrarem suas redes para o 5G. A Verizon, por exemplo, não vai mais exigir em 2019 que novos dispositivos se conectem a redes CDMA antigas. Com isso, a Apple terá um motivo a menos para ficar com a Qualcomm.

Há outros motivos para cortar laços, é claro: Apple e Qualcomm se envolveram em uma disputa judicial sobre royalties. Segundo o Wall Street Journal, a empresa já prepara iPhones e iPads sem qualquer chip da Qualcomm, adotando modems da Intel e MediaTek.

A Intel anunciou seu modem 5G na feira CES deste ano, e disse este mês que o chip "completou com sucesso uma chamada de rede 5G para outra rede 5G" na frequência de 28 GHz. Ele deve ser lançado em meados de 2019, e as primeiras redes 5G comerciais devem ser ativadas em 2020.

Com informações: Fast Company, SlashGear.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sidney Piesco
Depende do ponto de vista. Como aparelho único é sim o mais vendido do mundo, mas como marca está muito atrás das outras. Se fizermos uma comparação entre iOS e Android, o Android vende muito mais, chegando a massacrar o iOS. Será que realmente vai acontecer da maneira que você colocou? Isto é um dado de 1 ano atrás, mas a coisa não mudou muito. Dê uma olhada. https://tecnoblog.net/199929/android-ios-duopolio/ É interessante analisarmos os dados sem paixão. Eu uso Android, mas não sou apaixonado pelo sistema nem por nenhuma marca. Só uso porque me atende melhor.
Bruno Martins Santana
Então querido, o Iphone é o Celular mais vendido do mundo, se eles pararem de usar Qualcomm e forem para o 5G da Intel, as operadoras terão que se adaptar para não perder essa fatia gigante do mercado, e claro q a Samsung e outras Marcas vão atras, talvez a Qualcomm acabe usando o Padrão da Intel e pagando Royaltis para ela
Sidney Piesco
Entendo. Não sei qual foi o motivo, mas a Apple tem um histórico que não ajuda em nada.