Início » Telecomunicações » Qualcomm e Intel voltam a disputar espaço em smartphones graças ao 5G

Qualcomm e Intel voltam a disputar espaço em smartphones graças ao 5G

Felipe Ventura Por

Empresas como Nokia e Samsung estão bastante empolgadas com o 5G, que promete velocidades de 1 Gb/s no download, além de menor latência. Isto também deve mudar as regras do jogo nas telecomunicações, deixando empresas como a Intel mais competitivas em relação a players estabelecidos como a Qualcomm.

Segundo a Fast Company, a Apple cogita fortemente usar modems 5G da Intel em seus futuros iPhones. A fabricante de chips tem "milhares" de pessoas trabalhando nessa tecnologia.

Desde 2011, a Apple só usava modems da Qualcomm; mas no ano passado, alguns modelos do iPhone 7 e 7 Plus passaram a adotar modems da Intel. Isso se repetiu com o iPhone 8 e 8 Plus.

Atualmente, a Qualcomm tem uma grande vantagem: ela faz modems especialmente adequados às redes CDMA, usadas em algumas operadoras — como as americanas Verizon e Sprint. Afinal, foi ela quem inventou a versão amplamente utilizada dessa tecnologia.

No entanto, isso deve mudar à medida que as operadoras migrarem suas redes para o 5G. A Verizon, por exemplo, não vai mais exigir em 2019 que novos dispositivos se conectem a redes CDMA antigas. Com isso, a Apple terá um motivo a menos para ficar com a Qualcomm.

Há outros motivos para cortar laços, é claro: Apple e Qualcomm se envolveram em uma disputa judicial sobre royalties. Segundo o Wall Street Journal, a empresa já prepara iPhones e iPads sem qualquer chip da Qualcomm, adotando modems da Intel e MediaTek.

A Intel anunciou seu modem 5G na feira CES deste ano, e disse este mês que o chip "completou com sucesso uma chamada de rede 5G para outra rede 5G" na frequência de 28 GHz. Ele deve ser lançado em meados de 2019, e as primeiras redes 5G comerciais devem ser ativadas em 2020.

Com informações: Fast Company, SlashGear.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sid
Depende do ponto de vista. Como aparelho único é sim o mais vendido do mundo, mas como marca está muito atrás das outras. Se fizermos uma comparação entre iOS e Android, o Android vende muito mais, chegando a massacrar o iOS. Será que realmente vai acontecer da maneira que você colocou?Isto é um dado de 1 ano atrás, mas a coisa não mudou muito. Dê uma olhada.https://tecnoblog.net/19992...É interessante analisarmos os dados sem paixão. Eu uso Android, mas não sou apaixonado pelo sistema nem por nenhuma marca. Só uso porque me atende melhor.
Sidney Piesco
Depende do ponto de vista. Como aparelho único é sim o mais vendido do mundo, mas como marca está muito atrás das outras. Se fizermos uma comparação entre iOS e Android, o Android vende muito mais, chegando a massacrar o iOS. Será que realmente vai acontecer da maneira que você colocou?
Isto é um dado de 1 ano atrás, mas a coisa não mudou muito. Dê uma olhada.
https://tecnoblog.net/199929/android-ios-duopolio/
É interessante analisarmos os dados sem paixão. Eu uso Android, mas não sou apaixonado pelo sistema nem por nenhuma marca. Só uso porque me atende melhor.
Bruno Martins Santana
Então querido, o Iphone é o Celular mais vendido do mundo, se eles pararem de usar Qualcomm e forem para o 5G da Intel, as operadoras terão que se adaptar para não perder essa fatia gigante do mercado, e claro q a Samsung e outras Marcas vão atras, talvez a Qualcomm acabe usando o Padrão da Intel e pagando Royaltis para ela
Sid
Entendo. Não sei qual foi o motivo, mas a Apple tem um histórico que não ajuda em nada.
Sidney Piesco
Entendo. Não sei qual foi o motivo, mas a Apple tem um histórico que não ajuda em nada.
kaio Honda
Uma ótima noticia, mas o brasil não esta preparado ainda.
jacob
Colheram o que plantaram, tal qual a NVIDIA. Ambas empresas possuem relações horríveis com seus parceiros comerciais.
phsodre
O 5G já está em teste aqui desde o ano passado. Mas é claro que demora mesmo, talvez um pouco depois de outros países, mas mão com larga distância!
Trovalds
O futuro da Qualcomm não é dos melhores a meu ver. A Samsung pulou parcialmente do barco com seus Enyxos, a Apple tá se desvinculando da empresa aos poucos também. A não ser que eles tragam alguma tecnologia revolucionária nos próximos anos, eles vão encolher um bocado.
Caleb Enyawbruce
Exato. A frequencia final padrão do 5G ainda não foi definida.
Trovalds
Na verdade a Qualcomm foi quem começou a briga. A Apple só fez a gentileza de "devolver o favor".
Valdinei Ferreira
O 3G ainda nem foi completamente disseminado nas principais capitais do Brasil. Tem áreas daqui de Salvador (inclusive onde moro), que o 3G pega bem mal. Enquanto o 4G só funciona nas principais áreas.
Leandro Nascimento
Mal pega 4G no Brasil e tão lutando pra desligar a TV analógica pra isso melhorar, e já ta vindo o 5G?! Vish... a gente vai ficar bem pra trás kkkkkk mas imagino que serão usadas as mesmas frequências, porém com largura de banha maior, acredito que seja o mais viável, já que o espectro eletromagnético não é infinito no comprimento de onda de rádio.
Whebert Souza
¯\_(ツ)_/¯
Rodrigo Fogagnolo
Também fiquei pensando isso! Se a banda de 5GHz de um roteador WiFi mal atravessa paredes, imagina 28GHz... Não vai ter sinal dentro das casas
3-6-9
28 GHz? Isso significa que as operadoras terão que instalar uma antena em cada esquina. :/
Arley Martins
5G só terá valor se todos tiverem um limite muito bom para usar, pq se for igual temos hoje não adianta nada.
Sid
"Apple e Qualcomm se envolveram em uma disputa judicial sobre royalties"Tá, e com quem que a Apple ainda não brigou na justiça?
Deibson Oliveira
E eu comemorando a chegada "parcial" do 4G na minha cidade mês passado...