Início » Computador » Como gravar o áudio do sistema usando o Audacity

Como gravar o áudio do sistema usando o Audacity

Tem como captar o som interno do PC e o do microfone ao mesmo tempo

Jean Prado Por
TB Responde

Por algum motivo, você pode precisar gravar o som interno do computador — pode ser para gravar uma música ou o som de um jogo que você precisa mostrar para alguém. Esse processo é bem fácil com o Audacity, um programa gratuito e de código aberto que tem um recurso assim.

Pelo Audacity, nós já ensinamos como remover o ruído de um áudio, como resolver o problema do lame_enc.dll para exportar arquivos em MP3 e como cortar uma música ou áudio. Como a interface do programa é confusa, é bom ficar atento aos passos e ver o que você precisa fazer para captar o áudio do seu computador.

Gravando o áudio do sistema

Antes, você precisa habilitar a mixagem estéreo do Windows para o Audacity conseguir captar o som. Para fazer isso, clique no ícone de volume na barra de tarefas e entre em Dispositivos de gravação. Procure por Setereo Mix ou Mixagem estéreo, clique com o botão direito e vá em Habilitar.

Se ele não aparecer, certifique-se que a aba está mostrando até dispositivos desabilitados, clicando com o botão direito na janela. Para confirmar, clique em OK.

Agora, abra ou reinicie o Audacity e siga os passos abaixo:

  1. Clique no menu que mostra MME e selecione Windows DirectSound;
  2. Depois, clique no menu ao lado do ícone de microfone e selecione Mixagem estéreo (Realtek Audio);
  3. Certifique-se que o menu do lado do anterior está definido como Canais de Gravação (Estéreo);
  4. Agora, basta colocar um som para tocar e clicar no ícone vermelho de gravação ou apertar Shift+R;
  5. Pronto! O Audacity vai começar a gravar o som do seu computador. Para salvar, basta ir em Arquivo > Exportar e selecionar o formato desejado.

Veja também: como exportar arquivos em MP3 no Audacity.

Alternativas

Se não der certo com você, o próprio Audacity lista aplicativos gratuitos que são especializados em fazer a mesma coisa, como o SoundLeech. Para gravar o som do computador e microfone ao mesmo tempo, você pode colocar o SoundLeech para captar o som do sistema e o Audacity gravando o seu microfone.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Ribeiro

como vc achou? ;.;

conteudoanimal

Felipe, depois de muito tentar eu consegui achar a opção de mixagem estéreo ... vc vai conseguir como eu consegui ... tentei de tantas formas ... e depois disso o tutorial funciona perfeito ... e na versão 2.3.2 funciona com MME tb :-)

Tecnoblog obrigado por este tutorial ... foi bem dificil achar o mixagem e ativa-lo mas funciona ... vcs poderia atualizar o texto para windows 10 ou superior !!!

Felipe Brigatto
No Windows 10, não aparece a opção "mixagem estéreo" no ícone som, nem quando as opções "mostrar dispositivos desabilitados" e "desconectados" estão selecionadas. O que devo fazer??