Como aumentar o volume do notebook além do limite

Conheça algumas maneiras para deixar o áudio do seu computador mais alto que o padrão sem precisar de qualquer hardware adicional

Jean Prado André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como aumentar o volume do notebook - imagem notebook e headset
Como aumentar o volume do notebook (Imagem: Vitor Machado/ Unsplash)

O som do seu fone de ouvido ou alto-falante que você usa no computador está baixo? Não se preocupe: existem maneiras de contornar este problema sem comprar nenhum hardware externo. Veja algumas maneiras de aumentar o volume do notebook utilizando programas ou extensões gratuitas.

Vale frisar que a qualidade do som pode mudar e acabar ficando um pouco “estourado” ou sem definição, já que está trabalhando acima do padrão. Isso não acontece em todos os casos, porém, você pode fazer testes e identificar quais ajustes funcionam melhor.

Se o áudio do seu computador está muito baixo, pode ser algum problema e talvez seja necessário levá-lo a uma assistência técnica.

Como aumentar o volume do notebook com o Google Chrome

O Google Chrome é uma dos navegadores mais populares e conta com muitas expansões. Para ajudar neste caso, existe a Volume Booster. Essa extensão gratuita, disponível para Windows e Mac, permite aumentar o volume do computador além do limite padrão do sistema. 

Ao ser instalada, a expansão cria uma barra de volume que pode ser ajustada em cada aba aberta do navegador, mesmo que o volume já esteja no máximo em seu sistema. Segundo seu criador, a Volume Booster pode aumentar o volume do áudio em até 1000%.

É um pouco improvável que você precise utilizar algo tão alto, mas é bom ficar atento a possíveis danos aos seus alto-falantes, fones e principalmente, seus ouvidos.

Aumente o volume do computador com o FxSound

Imagem Fx Sound
Site do FxSound (Imagem: Reprodução/ FxSound)

Existem muitos programas para deixar o volume do notebook e do PC mais alto, no entanto, muitos deles são pagos. O FxSound é gratuito, oferece recursos básicos que podem ser úteis para quem procura áudio mais alto ou utiliza fones com menos qualidade e necessita de um som mais limpo.

O programa está disponível para Windows e dispõe de recursos como equalizadores para evitar que o áudio perca qualidade e podem ser utilizados para adequar o som à sua experiência, como jogos, assistir filmes, ouvir música, entre outras.

Instale o programa, explore os menus que envolvem filtros, alto-falantes e fones para fazer que ajustes podem agradar.

Ferramentas do Windows 10 para aumentar o volume

Também é possível aumentar o som do computador usando uma ferramenta do próprio Windows. Embora os resultados não sejam tão efetivos quanto a expansão Volume Booster ou o FxSound é possível conseguir algumas melhorias.

Abra o menu de configurações do Windows e faça o seguinte: 

  1. Selecione o campo “Sistema”;
  2. Depois, selecione a opção “Som”;
  3. No campo “Saída”, defina qual dispositivo está usando;
    Imagem menu de som Windows 10
  4. Clique em “Propriedades do dispositivo”;
  5. Na tela seguinte, selecione a opção “Propriedades adicionais do dispositivo”;
  6. Clique em “Aperfeiçoamentos”. Serão exibidos alguns recursos de áudio. É interessante habilitar o “Equalizador” e o “Equalizador de intensidade” para melhorar a qualidade do áudio, mas é possível testar outros recursos para obter resultados diferentes.
    Imagem menu de som Windows 10

Como aumentar o volume no Windows 11

O processo no Windows 11 é um pouco diferente:

  1. Abra o “Menu de configurações” e selecione “Sistema”;
  2. No campo, “Saída”, selecione o dispositivo desejado;
  3. Acesse o campo “Configurações de saída”, “Aprimorar áudio” e depois “Avançado”;
  4. Na tela seguinte, selecione a aba “Aperfeiçoamentos” e selecione alguma das opções disponíveis.

Agora você dispõe de algumas maneiras para melhorar o áudio do seu computador.

Como editar um arquivo de áudio

Nós mostramos como aumentar o volume e programas que podem ser usados para melhorar a qualidade de arquivos de áudio. No entanto, se você deseja outra maneira para melhorar a qualidade dos seus arquivos, veja como utilizar o Audacity para editar arquivos de áudio e corrigir falhas

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados