Início » Celular » O que os reviews dizem sobre o OnePlus 5T

O que os reviews dizem sobre o OnePlus 5T

Emerson Alecrim Por

Pelo jeito, smartphones que melhoram o aproveitamento do espaço frontal com as tais "telas infinitas" são a tendência do momento. Anunciado na semana passada, o OnePlus 5T é um topo de linha que tem praticamente o mesmo hardware do seu antecessor, o OnePlus 5. A grande diferença está na tela: no OnePlus 5T, o componente continua sendo AMOLED, mas tem 6 polegadas, resolução de 2160×1080 pixels e bordas fininhas.

OnePlus 5T

 

Para que você possa comparar, saiba que o OnePlus 5 foi equipado com tela AMOLED de 5,5 polegadas e resolução de 1920×1080 pixels. Por dentro, ambos os modelos carregam um processador Snapdragon 835, GPU Adreno 540, 6 ou 8 GB de RAM, 64 ou 128 GB de espaço para armazenamento interno, bateria de 3.300 mAh, câmeras traseiras de 20 e 16 megapixels, além de câmera frontal também com 16 megapixels.

Como a nova tela se comporta? Será que a bateria aguenta a rotina diária? O OnePlus 5T traz algum avanço funcional? O reconhecimento facial, outra característica notável do modelo, trabalha bem? Os primeiros reviews internacionais já saíram e dão as respostas. Vamos descobrir o que alguns deles dizem.

A tela que o OnePlus 5 poderia ter tido

Uma vantagem um tanto óbvia de um espaço frontal bem aproveitado é que a tela fica maior, mas as dimensões gerais do aparelho pouco aumentam. No The Verge, Vlad Savov destaca justamente que a tela do OnePlus 5T continua sendo full HD, mas agora é mais generosa — a proporção é de 18:9 em vez de 16:9 — sem, no entanto, deixar o aparelho (mais) grandalhão.

OnePlus 5T e OnePlus 5. Foto: The Verge

OnePlus 5T e OnePlus 5. Foto: The Verge

Tanto Savov quanto Ron Amadeo, do Ars Technica, frisam que a resolução não é das mais altas, mas a densidade, de 401 ppi, é suficiente para o dia o dia. Algo acima de 500 ppi, como no Galaxy S8, só deve fazer diferença em aplicações muito específicas, como realidade virtual.

O nível de nitidez é satisfatório, a saturação das cores não é exagerada e o ajuste automático de brilho funciona bem. A experiência é melhorada com alguns adendos, como o modo de leitura (também presente no OnePlus 5), que deixa a tela preta e branca no melhor estilo Kindle.

Modo leitura. Foto: The Verge

Modo de leitura. Foto: The Verge

Ah, um detalhe que tudo o que é review faz questão de informar: a tela do OnePlus 5T não foi montada de ponta-cabeça, portanto, está livre daquele bizarro "efeito gelatina". Soa mesmo como a tela que o OnePlus 5 poderia ter tido desde o início.

Câmeras condizentes com o preço

No Android Central, Andrew Martonik frisa que as câmeras do OnePlus 5T são os únicos componentes que correspondem aos preços mais baixos do modelo (na comparação com high-ends de marcas tradicionais). Elas não são ruins, mas, assim como no OnePlus 5, não impressionam.

Há dois sensores na traseira, como você já sabe. O principal é um Sony IMX398 de 16 megapixels, enquanto o secundário é um Sony IMX376K de 20 megapixels para luz baixa. Ambos possuem lentes com abertura f/1,7 (no OnePlus 5, o sensor secundário é f/2,6).

Registro feito com o OnePlus 5T. Foto: Android Central

Registro feito com o OnePlus 5T. Foto: Android Central

Para Martonik, as câmeras traseiras do OnePlus 5T fazem um trabalho apenas ok. Quando há boas condições de iluminação, a intensidade das cores é satisfatória e a focagem é rápida, no entanto, algumas áreas podem ficar excessivamente suavizadas no pós-processamento. O HDR pode ajudar em algumas situações, mas parece precisar de aperfeiçoamento.

Ryan Whitwam, do Android Police, tem opinião parecida sobre o HDR: para ele, alguns pontos de luz podem ficar estourados ao mesmo tempo em que faltam detalhes em áreas mais escuras. Whitwam também destaca que, em condições de baixa luminosidade, a câmera secundária específica para ambientes escuros realmente funciona, mas não entrega resultados incríveis. É apenas um jeito de deixar as imagens mais claras.

Registro feito com o OnePlus 5T em ambiente escuro. Foto: Android Police

Registro feito com o OnePlus 5T em ambiente escuro. Foto: Android Police

Como todo o trabalho de ajuste para fotos escuras é feito via software, o Ars Technica chega a questionar se um segundo sensor é mesmo necessário para isso: não seria mais fácil ter uma única câmera e deixar o software configurá-la para condições de baixa luminosidade?

Função extra para a câmera frontal: desbloquear o aparelho

A câmera frontal continua com 16 megapixels, mas melhorou muito no modo retrato. Essa é a opinião de Vlad Savov, no The Verge, que explica que a desfocagem de fundo é bem aplicada, fazendo um trabalho decente mesmo quando a iluminação é baixa. Mas Savov também alerta que os efeitos de embelezamento podem entregar resultados exagerados, razão pela qual você provavelmente irá querer desativá-los.

Mas o que mais chama atenção na câmera frontal é a sua função de reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho. No Android Central, Martonik diz que o recurso é muito rápido e funciona bem na maioria das vezes. Em contrapartida, o reconhecimento trabalha com 100 pontos no mapeamento do rosto e, portanto, é bem menos seguro que o modo de identificação facial do iPhone X, por exemplo.

Câmera frontal do OnePlus 5T. Foto: Ars Technica

Câmera frontal do OnePlus 5T. Foto: Ars Technica

Por conta disso, Martonik recomenda não usar a função se você estiver viajando ou em uma região mais propícia para roubos. Nessas circunstâncias, o uso do sensor de impressões digitais é recomendado. Sim, o leitor está presente, mas a tela mais ampla do OnePlus 5T obrigou o componente a se mudar para a traseira do dispositivo.

O que mais?

Praticamente todos os reviews revelam certo desapontamento com o fato de OnePlus 5T vir com o Oxygen OS baseado no Android 7.1.1. Uma atualização para o Android 8.0 deverá ser disponibilizada no início de 2018, de qualquer modo. Além disso, o Oxygen OS continua sendo esperto e funcional, embora tenha uma ou outra coisa estranha: Amadeo, do Ars Technica, observa que os botões do sistema são muito pequenos e têm espaçamento incorreto.

Imagem: Ars Technica

Imagem: Ars Technica

Nenhum problema grave foi notado no desempenho geral — afinal, estamos falando de um smartphone com chip Snapdragon 835 e muita RAM. Mas havia preocupação com a bateria: a tela mais generosa não demanda mais energia? De modo geral, o OnePlus 5T também convenceu nesse quesito. A tela pode até exigir mais, mas o software realiza um bom trabalho de gerenciamento, fazendo a autonomia ser quase igual à do OnePlus 5.

Foto: Android Central

Foto: Android Central

No resumo da ópera, o OnePlus 5T oferece desempenho consistente, tem acabamento externo agradável (embora falte proteção contra água) e, principalmente, consegue proporcionar uma experiência mais interessante que a do seu antecessor graças à nova tela. Mas esse ganho de experiência não é grande ao ponto de ser imperdível: do ponto de vista técnico, quem tem um OnePlus 5 não precisa correr para o novo modelo.

Não estamos diante de um aparelho livre de imperfeições, mas as vantagens pesam mais na balança, especialmente quando levamos os preços em consideração: nos Estados Unidos, o OnePlus 5T de 64 GB custa US$ 499; a versão de 128 GB sai por US$ 559.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Almeida
Em relação a assistência técnica, caso dê algum problema, tem como achar lugar pra reparo?
Lucas Almeida
E quanto a assistência técnica, se der algum problema tem possibilidade de reparo?
Felipe Magalhães Boaventura
Blz, só não coloquei antes porque não fiz nenhum tipo de pesquisa, escolhi por conhecer do Youtube. Foi o MyVipBox, do pessoal do canal Realidade Americana. Acompanho o conteúdo a bastante tempo e confiei no serviço. Obrigado, espero que também te agrade, a mim tenho certeza que vai
Vitor Barros
se poder manda o nome do serviço de transporta ficaria grato. quero um também kkk mas obrigado, e parabens pela compra . boa sorte!
Felipe Magalhães Boaventura
Valeu, dei uma olhada, mas ainda não saiu os vídeos de camera, enquanto isso assisti os speed tests e gostei do resultado. o CxB é animal
Felipe Magalhães Boaventura
Desculpe a demora, comprei no próprio site da Oneplus. Vou utilizar um serviço de de recebimento e transporte, esqueci o nome específico, para mandar para o Brasil.
Diego Oliveira
cara, vai na fé, pelo seguinte motivo, como disse ali em cima eu tive um moto z play e vinha de um moto X2, na época a camera do moto X Play era absurdamente boa, o primeiro celular que tive que tinha a câmera realmente boa, e ele era melhor que o seu X Play, por sua vez, o oneplus 5 que to agora consegue bater o meu z play, e o 5t vai vir um pouco melhor que o 5...logo, pela ordem, pode ir sem medo, olha essa foto aqui que tirei com ele, quando vi ela no pc pensei, puts, acertei a mão nesse celular (e ainda bem) https://drive.google.com/file/d/1mZQ_8HijZV3YtuF4efHt0thhAh2d9b--/view?usp=drivesdk
Andrew Bueno Piolli
Eu tenho um moto x play e estou muito inclinado a pegar o One 5t. Minha preocupação é a camera, a do Moto X Play é excelente (pelo menos para o preço), irei sair perdendo ou essa do One é superior?
Giovanni Sorbello
Você foi taxado?
Marcelo Neri
Bacana demais Sidney e fico aguardando! Quanto a figura fique tranquilo, os editores agora estão atentos pra excluir os comentários, inclusive o Bruno Salutes deu um sabão no fake e apoiou o restante da galera. Pode contar com o meu apoio e da turma! Abraço.
Marcelo Neri
Fico no aguardo Elerson, pois vocês fazem falta no site e agora a casa tá ficando em ordem!
Sidney Piesco
Marcelo, até a semana que vem eu volto para o AP. Só preciso de tempo para isso. Mas se o cidadão incomodar novamente vai escutar muito. Aquele cara tem problema mental muito sério. Deve ter algum tipo de retardo mental.
Elerson Carvalho
Fiquei muito incomodado com o fake que fizeram de mim ai resolvi dar um tempo, mas sempre acompanho as notícias. Sinto falta de comentar lá.
Vinicius Morais
Gearbest. O único "ruim" é ter que esperar um mês (ou mais).
Marcelo Neri
Poxa Elerson, você sumiu camarada! Volta lá pra comentar as matérias, tá fazendo falta.
Marcelo Neri
Sidney, eu abri o verbo sobre quem era o cidadão, deu confusão mas estava cansado desse camarada! Espero que você retorne e o Steven também, pois fazem falta.
Elerson Carvalho
Boa notícia brother Marcelo, irei dar uma passada por lá também kkkk.
pedroca
gearbest
Diego Oliveira
mais um na mesma situação, tive moto G, Moto X2, Moto Z Play, e dali pra frente a motorola virou samsung, ai parti pro Oneplus 5.
Sidney Piesco
E aí, Neri. Descobriram quem era o fake? Lembra que conversamos sobre isso? Eu pretendo voltar para lá e estava esperando o Deivis virar moderador. Mas acho que não rolou. Até o pessoal do AP me escreveu pedindo para voltar. Vamos ver, assim que tiver tempo entro lá novamente.
Marcelo Neri
E aí Sidney tudo tranquilo? Já pensou na possibilidade de voltar ao AP? Aquele fake foi desmascarado e agora a paz voltou novamente! Abraço.
Junior Arruda
comprou ele onde? Estou querendo comprar um oneplus 5t
Vitor Barros
comprou aonde ?
Eric Viana
Procure vídeos do SuperSAF para testes comparativos de câmera.
Eric Viana
Somos 2 com o mesmo histórico de compra Motorola. Realmente, comprei o OP5 depois dos 150 aparelhos Moto Fué que lançaram e o OP5 surpreende muito!
Felipe Chagas
Talvez o melhor aparelho Android para importar. O conjunto-geral é acima da média pra um Chinês, com o bônus do Oxygen OS, que é clean e otimizado. Minha primeira opção para aparelhos, até o momento.
Marcus Fenix
Acho que não já que o OnePlus 5 vai ser descontinuado!
Sidney Piesco
A diferença da tela é gritante. Acho que só isso já vai fazer o preço cair muito.
Sidney Piesco
Um aparelho ótimo com bom preço. A câmera não é lá essas coisas, mas atende bem quem não quer fotos exageradamente boas.
Felipe Magalhães Boaventura
Sempre utilizei Android, mas depois do S5 que tive, fui tentar os iPhones indo para um 6 de 64Gb. Depois de 2 anos não me adaptei muito bem ao smartphone então pegueo OP 5T de 8Gb + 128Gb. Acredito que será uma boa diferença, estou bem empolgado. Com o preço que paguei nele (R$1800) não compraria nem o iPhone 7, custo-benefício muito bom.
Maico Andrade
Só estou observando esse OP! Com o "esquecimento" da linha Nexus e as outras fabricantes derrapando nos androids puros, parece ser uma escolha boa!
Matheus
apesar de a oneplus ser uma empresa com atitudes bem questionáveis, seus aparelhos são ótimos. tenho um 3t e, tirando o fato de o android oreo ser a última atualização que ele receberá oficialmente, não tenho o que reclamar.
Vinicius Morais
Tenho o Oneplus 3 desde o lançamento (2016). Não tenho do que reclamar e não pretendo trocar tão cedo. E se trocar, provavelmente será por outro Oneplus. Só pra ter noção, já estou com o Android 8 Oreo instalado OTA
pedroca
estou na oneplus desde o ONE, nao saio mais dessa marca.
pedroca
bem dificil cara, despencar do jeito que vc esta falando nao vai, mas, um desconto de 50 a 100 reais deve rolar
pedroca
prejo um review do tecnoblog desse aparelho, pode printar haha
Bruno Feliciano
Vamos ver se com o lançamento dele o preço do OP5 despenca.
André Silva
Quando migrei para Android, sempre usei aparelhos Motorola pela experiência do Android puro. Infelizmente a empresa está em decadência. Arrisquei comprar o OP5 e de longe é o melhor aparelho que já tive. Vale a pena!
Jairo ??
Resumindo , gadget com excelente custo x beneficio , fiquei interessado.