Não existe privacidade total na internet, ainda mais se você tem um Android: uma investigação apontou que o Google está coletando dados de localização de usuários, mesmo quando o GPS é desativado manualmente e antes que qualquer aplicativo seja instalado no dispositivo.

O Quartz afirma que, no início de 2017, os smartphones com Android receberam uma atualização no serviço Firebase Cloud Messaging (responsável pelas notificações push) e passaram a coletar informações de antenas de celular próximas. Esses dados são enviados com frequência para os servidores do Google, o que permite à empresa obter a localização aproximada de um indivíduo por meio de triangulação.

A coleta de dados funciona mesmo se o aparelho for restaurado para as configurações de fábrica e tiver os serviços de localização desativados. Não é necessário nem mesmo colocar um chip de operadora; basta estar conectado a um Wi-Fi para que os dados sejam enviados para o Google. A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular.

Há pelo menos dois problemas aqui (sem contar a falta de privacidade). Primeiro, não é possível desativar o envio das informações — o recurso deveria ser opcional. Segundo, a política de privacidade do Google até diz que a empresa pode coletar a localização dos usuários, mas não explicita que isso pode acontecer mesmo se o indivíduo ativamente desligou os serviços de localização do Android.

O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android, mas que os dados nunca foram utilizados e nem armazenados. Por isso, o serviço Firebase Cloud Messaging receberá uma atualização até o final de novembro para interromper o envio das informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Farias

O maior problema pra mim não o fato deles saberem onde estou, nem ligo, o problema é que eles não usam a tecnologia deles para inibir os assaltos. É tão simples que chega a ser estupido pensar que eles nunca pensaram nisso. Toda vez que voce liga um Android é quase que obrigatório ter uma conta no Google. Sem ela voce quase nunca faz nada e ao ativar sua conta Google o seu dispositivo fica registrado, ou seja, é só fazer uma comparação do IMEI que foi add a nova conta e cruzar com o sistema de dados; Quando encontrar que o IMEI já está registrado em outro usuário o Google automaticamente envia a informação para a pessoa e então a pessoa responde se "vendeu" o celular ou se foi "roubado". Como a localização sempre é informada mesmo com GPS desligado a polícia vai atrás.

Sueli Trindade Miranda

Um verdadeiro abuso e absurdo, somos todos parte de um grande bbb

Dayman Novaes
Acho genial a tecnologia, já sabia que era possível identificar localização pelas antenas e acho genial o Google tirar proveito disso. Tudo bem que deveria ser opcional, por conta do mimimi, mas acho que deveria ter a opção de jogar essas informações pro History, no caso do GPS estar desativado.
Molinex
Infelizmente é verdade... Mas faz muita falta, inclusive no mobile, outras opções. Mesmo não usando, sinto falta do windows phone, era outra opção... Quando tem concorrência, as empresas se seguram na hora de pisar na bola, pra não perder mercado, sem concorrência eles fazem o que querem, e não estão nem aí...
JN Marcos
Bem, sempre tem uma terceira opção... Menos no mobile kkk
Carlos Marin
" A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular." "O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android" Realmente, você tá certissimo!!
Carlos Marin
" A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular." "O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android" O pessoal não tá entendendo que a triangulação é feita no smartphone com android que foi comprado bem diferente do serviço gratuito. Quem sabe se lerem o texto novamente vão perceber isso né.
Hummer de Esteira
E tu jura que eles não fazem a mesma coisa...
Luciano Alonso
um telefone assim: https://puri.sm/shop/librem-5/ Livre de espionagem e software ocultos. Você determina o que instalar, você controla o seu aparelho. Temos opção, mas precisamos mudar conceitos para nos livrarmos da espionagem em massa que existe hoje.
Molinex
Então, eu preciso encontrar uma terceira opção... Coisas que me incomodam na Google hoje, me incomodavam na MS.
JN Marcos
Cara, o Android, como praticamente única opção para muitos, e buscador até entendo, apesar de forçarem a barra em dizer que o Bing não encontra nada. Mas o Gmail e Drive. As versões Microsoft são bem melhores. Bem intuitivo e personalizável.
Bruno
Nofffaaa
Ciro Moises Seixas Dornelles
Se um dia eu descobrisse que a apple estava coletando minhas informações mesmo eu dizendo explicitamente que eu não queria, eu nunca mais comprava NADA da marca. Acabou a confiança. Confiança é uma parada que se dá só uma vez. As pessoas tem que ser mais radicais em relação as suas informações.
vin
Registra a localização usando as antenas da operadora e envia os dados para a Google via Wi-Fi
Cérebro
É bem por aí.
Exibir mais comentários