Início » Antivírus e Segurança » Google coleta sua localização mesmo desativando o GPS no Android

Google coleta sua localização mesmo desativando o GPS no Android

Paulo Higa Por

Não existe privacidade total na internet, ainda mais se você tem um Android: uma investigação apontou que o Google está coletando dados de localização de usuários, mesmo quando o GPS é desativado manualmente e antes que qualquer aplicativo seja instalado no dispositivo.

O Quartz afirma que, no início de 2017, os smartphones com Android receberam uma atualização no serviço Firebase Cloud Messaging (responsável pelas notificações push) e passaram a coletar informações de antenas de celular próximas. Esses dados são enviados com frequência para os servidores do Google, o que permite à empresa obter a localização aproximada de um indivíduo por meio de triangulação.

A coleta de dados funciona mesmo se o aparelho for restaurado para as configurações de fábrica e tiver os serviços de localização desativados. Não é necessário nem mesmo colocar um chip de operadora; basta estar conectado a um Wi-Fi para que os dados sejam enviados para o Google. A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular.

Há pelo menos dois problemas aqui (sem contar a falta de privacidade). Primeiro, não é possível desativar o envio das informações — o recurso deveria ser opcional. Segundo, a política de privacidade do Google até diz que a empresa pode coletar a localização dos usuários, mas não explicita que isso pode acontecer mesmo se o indivíduo ativamente desligou os serviços de localização do Android.

O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android, mas que os dados nunca foram utilizados e nem armazenados. Por isso, o serviço Firebase Cloud Messaging receberá uma atualização até o final de novembro para interromper o envio das informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Farias
O maior problema pra mim não o fato deles saberem onde estou, nem ligo, o problema é que eles não usam a tecnologia deles para inibir os assaltos. É tão simples que chega a ser estupido pensar que eles nunca pensaram nisso. Toda vez que voce liga um Android é quase que obrigatório ter uma conta no Google. Sem ela voce quase nunca faz nada e ao ativar sua conta Google o seu dispositivo fica registrado, ou seja, é só fazer uma comparação do IMEI que foi add a nova conta e cruzar com o sistema de dados; Quando encontrar que o IMEI já está registrado em outro usuário o Google automaticamente envia a informação para a pessoa e então a pessoa responde se "vendeu" o celular ou se foi "roubado". Como a localização sempre é informada mesmo com GPS desligado a polícia vai atrás.
Sueli Trindade Miranda
Um verdadeiro abuso e absurdo, somos todos parte de um grande bbb
Dayman Novaes
Acho genial a tecnologia, já sabia que era possível identificar localização pelas antenas e acho genial o Google tirar proveito disso.
Tudo bem que deveria ser opcional, por conta do mimimi, mas acho que deveria ter a opção de jogar essas informações pro History, no caso do GPS estar desativado.
Molinex
Infelizmente é verdade... Mas faz muita falta, inclusive no mobile, outras opções. Mesmo não usando, sinto falta do windows phone, era outra opção...
Quando tem concorrência, as empresas se seguram na hora de pisar na bola, pra não perder mercado, sem concorrência eles fazem o que querem, e não estão nem aí...
JN Marcos
Bem, sempre tem uma terceira opção... Menos no mobile kkk
Carlos Marin
" A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular."

"O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android"

Realmente, você tá certissimo!!
Carlos Marin
" A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular."

"O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android"

O pessoal não tá entendendo que a triangulação é feita no smartphone com android que foi comprado bem diferente do serviço gratuito. Quem sabe se lerem o texto novamente vão perceber isso né.
Hummer de Esteira
E tu jura que eles não fazem a mesma coisa...
Luciano Alonso
um telefone assim: https://puri.sm/shop/librem-5/
Livre de espionagem e software ocultos. Você determina o que instalar, você controla o seu aparelho. Temos opção, mas precisamos mudar conceitos para nos livrarmos da espionagem em massa que existe hoje.
Molinex
Então, eu preciso encontrar uma terceira opção...
Coisas que me incomodam na Google hoje, me incomodavam na MS.
JN Marcos
Cara, o Android, como praticamente única opção para muitos, e buscador até entendo, apesar de forçarem a barra em dizer que o Bing não encontra nada. Mas o Gmail e Drive. As versões Microsoft são bem melhores. Bem intuitivo e personalizável.
Bruno
Nofffaaa
Ciro Moises Seixas Dornelles
Se um dia eu descobrisse que a apple estava coletando minhas informações mesmo eu dizendo explicitamente que eu não queria, eu nunca mais comprava NADA da marca. Acabou a confiança. Confiança é uma parada que se dá só uma vez.

As pessoas tem que ser mais radicais em relação as suas informações.
vin
Registra a localização usando as antenas da operadora e envia os dados para a Google via Wi-Fi
Cérebro
É bem por aí.
Guilherme Madaleno
"Don't be evil" ?
Ernandes Jr.
Sinceramente, eu não me surpreendo nem me queixo mais de notícias como essa. Só ingênuo acha que está livre dessa e outras mazelas de privacidade ao usar algum smartphone/serviços/etc.
Molinex
Opera é meu navegador padrão a um bom tempo. Mas sempre tive um carinho pela mozilla, pelo Firefox, espero mesmo que essa versão voe, e quem sabe eu não volte a usar mais o Firefox...
Drax
Está muito boa, nem se compara com a antiga. Porém ainda acho o Opera mais leve. A velocidade se equivale. Como eu uso pra peticionamento eletrônico, uso mais o Firefox que é compatível.
Gnull
Está muito boa, nem se compara com a antiga. Porém ainda acho o Opera mais leve. A velocidade se equivale. Como eu uso pra peticionamento eletrônico, uso mais o Firefox que é compatível.
Molinex
Uma boa... Tenho que pegar uma semana pra testar esse novo FF que saiu, vou testar com o pato pato vai, só pra ver qual que é...
Esperei tanto por essa versão do FireFox, e agora que saiu, ainda nem mexi...
Drax
Óbvio que eles usam pra gerar dinheiro. Vejo que o problema é fazer isso o tempo todo com todo tipo de informação. Não fosse só isso, ainda tentam usar outros meios de obter informação, como a localização informada no texto, o que resulta em maior consumo de bateria do aparelho, e etc.
Gnull
Óbvio que eles usam pra gerar dinheiro. Vejo que o problema é fazer isso o tempo todo com todo tipo de informação. Não fosse só isso, ainda tentam usar outros meios de obter informação, como a localização informada no texto, o que resulta em maior consumo de bateria do aparelho, e etc.
Drax
Firefox e DuckDuckGo. Firefox já uso há muito. O DuckDuck passei a usar recentemente e me impressionei, está muito bom.
Gnull
Firefox e DuckDuckGo. Firefox já uso há muito. O DuckDuck passei a usar recentemente e me impressionei, está muito bom.
Hugo Azevedo
Yup, concordo plenamente com você. Acredito que o grande problema disso, como muitas e muitas empresas de tech fazem, é ocultar essa coleta do usuário e não avisar que está acontecendo. Pior é quando é descoberta vir com esse papo de "Ah, não usávamos isso pra nada, vamos desligar esse botão aqui e tudo OK". Uber se meteu em um monte de embrólio por causa dessas práticas.
Molinex
Tá usando qual navegador?
E qual buscador?
Drax
Eu só uso o android e o gmail (esse só criei pra poder usar android melhor, aí aproveitei pra usá-lo como email profissional).O restante eu substituí.
Gnull
Eu só uso o android e o gmail (esse só criei pra poder usar android melhor, aí aproveitei pra usá-lo como email profissional).
O restante eu substituí.
Drax
Mas temos que ver até que ponto é isso. Uma coisa é vc pagar pelo que usa por meio de fornecimento de informações, outra é vc ser explorado a todo segundo. Eles já sabem de tudo que faço para fornecer propagandas. Não bastasse isso, querem saber o tempo todo onde eu estou.
Gnull
Mas temos que ver até que ponto é isso. Uma coisa é vc pagar pelo que usa por meio de fornecimento de informações, outra é vc ser explorado a todo segundo. Eles já sabem de tudo que faço para fornecer propagandas. Não bastasse isso, querem saber o tempo todo onde eu estou.
David
Esquisito. Todos os que tive permitiam. Nem mesmo ligando no 112?
David Matheus
Esquisito. Todos os que tive permitiam.
Nem mesmo ligando no 112?
Molinex
Primeiro: Já que vocês da gurugletz tem minha localização, e devem saber que eu moro num buraco do inferno, deduzam que eu não tenho dinheiro para comprar comida, e parem spamar propaganda da google play... Não vou gastar com video, musica, livro, app ou qualquer outra porcaria...
Segundo: Pena que, ao contrario das traquitanas da MS, as traquitanas da gurugletz, pra mim, são insubstituíveis... Não tem como eu largar/substituir (no mesmo nivel) o android, o chromium backend, o gmail, o drive, o buscador, etc... Mas a gurugletz vem dando umas pisadas na bola...
Fernando Val
Acabei de tentar com um Nexus 5 aposentado. Ele não autentica em nenhuma antena e não disca 190.
Marcos Guilherme
Pois é percebi isso também, ou estamos analisando isso errado?
David
O celular pode receber sinais e até mesmo ligar sem um chip inserido (nesse caso, apenas para números de emergência).
David Matheus
O celular pode receber sinais e até mesmo ligar sem um chip inserido (nesse caso, apenas para números de emergência).
Fernando Val
Pera! Tá! Mas ... "Não é necessário nem mesmo colocar um chip de operadora; basta estar conectado a um Wi-Fi para que os dados sejam enviados para o Google. A localização é registrada sempre que o smartphone entra no alcance de uma nova antena de celular."

Wi-Fi e antena de celular são protocolos totalmente distintos. Ele registra a posição pelo Wi-Fi usando antena de celular num telefone sem chip? Tem algo que não fecha nessa equação.
Barba Sou Eu
hahahahah
Barba O Paulo
hahahahah
Funnie
pensei que estava falando dos smartphones android que a matéria trata
Lucky Dog
pensei que estava falando dos smartphones android que a matéria trata
Renan
Nós da Google lamentamos que fomos descobertos. Vamos trabalhar duro para que isso não aconteça novamente. Sua privacidade é muito importante para nós.
Júlio Vasel
tem que explicar com calma, mesmo.
Hugo Azevedo
Estamos falando de serviços, não hardware.
Funnie
aparelho android é de graça? :)
Lucky Dog
aparelho android é de graça? :)
Programador Front-End
Mas sem problemas, como NUNCA usamos os dados para NADA, vamos desativar...
Baidu feat MC Brinquedo
"Oh não! Pedimos desculpas, pois isso era uma função de testes externos que não foi revisada antes da versão final e..."
Trovalds
Ou seja: não existe almoço grátis.
Hugo Azevedo
"Se você não paga, você é o produto".