Início » Celular » Skype é removido de lojas de aplicativos na China

Skype é removido de lojas de aplicativos na China

Felipe Ventura Por

A China vem exercendo um controle cada vez maior sobre o que circula no país pela internet. O governo aplicou restrições para VPNs, criou exigências para coibir o anonimato, tudo para censurar críticos e dissidentes.

Desta vez, o Skype foi removido de várias lojas de aplicativos na China, incluindo a App Store da Apple. O serviço, que pertence à Microsoft, ainda funciona para quem já baixou o programa — pelo menos por enquanto.

Foto por Alvy/Microsiervos/Flickr

O que aconteceu? Em comunicado ao New York Times, a Apple diz: “fomos notificados pelo Ministério da Segurança Pública que uma série de aplicativos VoIP não estão em conformidade com a lei local”. A remoção começou no final de outubro, e também ocorreu nas lojas da Huawei e Xiaomi. (A Play Store, do Google, não está disponível no país.)

Este ano, o WhatsApp também foi bloqueado. Outros serviços inutilizáveis no país incluem o Gmail, Facebook, Snapchat, Twitter e Telegram. Eles são barrados por dois motivos: ou usam criptografia, dificultando o monitoramento do governo; ou não exigem que o usuário associe seu nome real à conta, violando uma lei local.

Até outubro, a China estava tentando manter a estabilidade antes de um congresso para definir os líderes do Partido Comunista. No entanto, isso já havia acontecido quando o Skype foi removido das lojas de apps. É um sinal de que as leis locais de segurança cibernética terão um efeito bem profundo.

A Microsoft diz ao NYT que o Skype foi “removido temporariamente” da App Store, e que está “trabalhando para restabelecer o aplicativo o mais rápido possível”.

Com informações: New York Times, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Boa pergunta.

Cássio Amaral
Boa pergunta.
ʞǝʌǝɥs

além do backdoor da NSA ?

Jose X.
além do backdoor da NSA ?
Alexandre Barbosa
E com isso, o governo chinês arruma novos meios de espionar o ocidente, as pessoas, seus hábitos para no futuro estender sua "democracia socialista" para o resto do mundo. E tem gente que pensa que o Islã é o problema, quando na verdade estão apenas fazendo o trabalho sujo para a China, desestabilizando a Europa e futuramente os EUA e a Rússia....
Jairo ☠️

Em represália os países ocidentais.deveriam bloquear o lixo instalado com sucesso Mr. Baidu

Jairo ??
Em represália os países ocidentais.deveriam bloquear o lixo instalado com sucesso Mr. Baidu
SignaPoenae
Quem mais tem escravos suficientes para fabricar nossos gadgets?
johndoe1981

Como não amar esse governo chinês comunista <3

Cássio Amaral
Como não amar esse governo chinês comunista <3
Comentário Mil Grau℗

Cadê agora os comuna falando algo sobre o assunto??? É muito fácil defender o comunismo MORANDO em um país CAPITALISTA.

Comentário Mil Grau?
Cadê agora os comuna falando algo sobre o assunto??? É muito fácil defender o comunismo MORANDO em um país CAPITALISTA.
Senhor Bean
Exato. E não podemos dizer que não está dando certo, uma quantidade absurda de empresas chinesas, que até ontem eram desconhecidas no ocidente, estão se tornando cada vez mais relevantes e até líderes em alguns setores.
Matheus Alexandre
Malditos comunistas!
Ricardo - Vaz Lobo
"Temporariamente" ad aeternum...
Exibir mais comentários