Início » Telecomunicações » Quando os celulares piratas serão bloqueados no Brasil

Quando os celulares piratas serão bloqueados no Brasil

Se a Anatel não mudar as datas de novo

Paulo Higa Por

O bloqueio de celulares piratas no Brasil é quase uma lenda urbana. A primeira notícia sobre o assunto foi publicada em janeiro de 2012. O prazo para o início dos bloqueios foi sendo adiado pelas operadoras e pela Anatel: a informação mais recente era que os aparelhos deixariam de funcionar na próxima semana, em 28 de novembro. Sem surpresa, a Anatel divulgou um novo cronograma.

Na noite de quinta-feira (23), a Anatel enviou um comunicado à imprensa com o cronograma de bloqueio de celulares irregulares. Em vez de definir uma data única para o apagão, o processo será gradual, como está acontecendo no desligamento do sinal de TV analógica.

Além disso, o processo se dará em duas etapas. Na primeira fase, os usuários serão alertados de que estão utilizando um aparelho considerado irregular — quem habilitou um celular pirata antes desta data não será afetado por nenhum bloqueio. Depois de aproximadamente 75 dias, o terminal será impedido de se conectar às redes das operadoras.

Este é o cronograma completo:

  • Distrito Federal e Goiás: alertas a partir de 22 de fevereiro de 2018; bloqueios a partir de 9 de maio de 2018.
  • Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins: alertas a partir de 23 de setembro de 2018, e bloqueio a partir de 8 de dezembro de 2018;
  • Toda a região Nordeste, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo: alertas a partir de 7 de janeiro de 2019, e bloqueio a partir de 24 de março de 2019.

E o que é um celular “irregular”? Essa definição não mudou: são os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel, não serão bloqueados.

Segundo a Anatel, “o bloqueio não afetará os terminais exclusivos para dados, isso porque não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos”. A estimativa da agência é que cerca de 1 milhão de novos celulares irregulares são registrados nas redes das operadoras todos os meses.

Post atualizado em 07/08/2018 porque as datas foram alteradas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento
O texto já especificou sobre a situação desses aparelhos, é só ler a matéria: estes não são homologados pela Anatel mas possuem imei válidos e inscritos no IMEI DB, q fiscaliza e regulariza aparelhos de empresas confiáveis, inscritas em seu banco de dados.
G. Croft
1 - Estabilidade no serviço público tem a ver com proteção contra decisões políticas, não com produtividade. Quem não produz é mal avaliado e pode der demitido. 2 - Instabilidade no emprego não garante produtividade, muito pelo contrário: http://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-41044721
G. Croft
Isso é cientificamente falso: http://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-41044721
G. Croft
Já existia um cronograma, mas ele foi alterado pra evitar problemas técnicos e jurídicos.
Flavio Toledo
Nao precisa fazer do dia para noite mas deviam ter feito um incentivo na propia programacao da televisao aberta para galera migrar para sinal qualidade melhor em vez deixar para mais 5 anos depois inaugurar sinal digital.
David Diniz
Não bloqueando os celulares de marca chinesa como Xiaomi e 1+ está suave
Alexandre Fabian
O teu conceito de eficiência seria ter desligado sinal analógico rapidamente e deixado milhões de famílias sem acesso a TV???
Flavio Toledo
Para toda regra tem exessao mas no geral nenhum serviço publico funciona de forma eficiente lembro desde quando meu pai comprou tv LCD em 2010 exitia noticias sobre desligamento do sinal analogico da tv aberta so recentemente começou.
johndoe1981

Ah, de boa, é que deu a impressão de que estava criticando toda a classe em si. Concordo com você. É como meu pai sempre diz, "que a única empresa que não quebra é o governo, pois é só tirar do bolso do contribuinte".

Cássio Amaral
Ah, de boa, é que deu a impressão de que estava criticando toda a classe em si. Concordo com você. É como meu pai sempre diz, "que a única empresa que não quebra é o governo, pois é só tirar do bolso do contribuinte".
Renan
Uma empresa com baixa produtividade lucra menos ou quebra. Um governo com baixa produtividade continua sendo financiado por impostos. Não é uma crítica aos servidores. Quem está errado é o empregador.
johndoe1981

Não generalize sem conhecer a realidade antes. Tenho parentes e amigos no serviço público federal, e eles trabalham bastante, pois há quantidade insuficiente de servidores, visto que não há concursos para essas funções essenciais. Quem não trabalha são os chefes, superintendentes e outros gestores que só estão nos cargos por indicação política.

O pessoal tem a concepção errada de que todo servidor público é marajá, sendo pouco produtivo e ganhando bem, quando a realidade é bem diferente. Quem não trabalha são os auditores, como do Ministério do Trabalho, Receita Federal etc. ganhando uma fortuna por mês, parlamentares, juízes, procuradores, comissionados e demais burocratas de alto escalão etc.

O pessoal na base da pirâmide trabalha bastante, e agora corre o risco de ter o salário congelado por anos devido a medidas de austeridade. Isso a mídia e o povão ignorante não comentam, o servidor público "braçal" acaba levando a culpa por tudo.

Cássio Amaral
Não generalize sem conhecer a realidade antes. Tenho parentes e amigos no serviço público federal, e eles trabalham bastante, pois há quantidade insuficiente de servidores, visto que não há concursos para essas funções essenciais. Quem não trabalha são os chefes, superintendentes e outros gestores que só estão nos cargos por indicação política. O pessoal tem a concepção errada de que todo servidor público é marajá, sendo pouco produtivo e ganhando bem, quando a realidade é bem diferente. Quem não trabalha são os auditores, como do Ministério do Trabalho, Receita Federal etc. ganhando uma fortuna por mês, parlamentares, juízes, procuradores, comissionados e demais burocratas de alto escalão etc. O pessoal na base da pirâmide trabalha bastante, e agora corre o risco de ter o salário congelado por anos devido a medidas de austeridade. Isso a mídia e o povão ignorante não comentam, o servidor público "braçal" acaba levando a culpa por tudo.
Guilherme Jales
Bloqueadores como o TK-102B (que é o que eu uso) funcionam com SMS como comunicação primária. Então provavelmente entram como aparelhos passíveis de bloqueio
Maxnoob
Essa prática é ilegal. Dá pra fazer mas nao é todo mundo que faz e nem é todo mundo que cobra barato pra isso.
Exibir mais comentários