Chromebooks chamam atenção nas prateleiras porque, frequentemente, são mais baratos que laptops baseados no Windows. Mas não são raros os casos de pessoas que desistem do equipamento por causa da ausência de ferramentas populares. Esse problema foi resolvido, pelo menos em parte: recentemente, a Microsoft liberou o Office nos Chromebooks.

Não chega a ser surpresa. Ainda que sem fazer alarde (nenhum comunicado oficial foi liberado até agora), a Microsoft vinha testando o Office no Pixelbook e outros modelos desde o ano passado. Aparentemente, os testes foram finalizados e a Microsoft concluiu que o Office está pronto para chegar aos Chromebooks, ao menos nos modelos compatíveis com a Play Store. O pacote já funciona no Samsung Chromebook Pro e no Acer Chromebook 15, por exemplo.

As ferramentas do Office para Chromebook são as mesmas disponíveis para Android, o que significa que os principais recursos de leitura e edição está lá.

Isso também significa que você terá que ter uma assinatura do Office 365 para usufruir das ferramentas, a não ser que tenha um dispositivo com tela de até 10 polegadas, como é o caso do Asus Chromebook Flip. A Microsoft somente dá acesso gratuito ao Office em dispositivos com tela igual ou menor a esse tamanho.

Aparentemente, a Microsoft nunca viu os Chromebooks com bons olhos. A companhia até lançou o Windows 10 S para competir com eles. Por conta disso, a gente pode presumir, na primeira olhada, que a empresa decidiu disponibilizar o Office no Chrome OS para simplesmente alavancar as assinaturas do Office 365.

Office 365

Porém, pelo menos nos Estados Unidos, a linha Chromebook é mais popular nas salas de aulas. Muitas instituições de ensino por lá têm contratos com a Microsoft para ceder o Office gratuitamente aos alunos via Office 365 Education e afins. Em outras palavras, a maioria dos usuários do Chromebook não precisará pagar para ter acesso às ferramentas.

Apesar da aparente falta de pressa, é provável então que a decisão simplesmente faça parte da estratégia da Microsoft de estar presente nas plataformas mais populares, ideia que, como discutimos no Tecnocast 017, ganhou força depois que Satya Nadella assumiu o comando da companhia.

Para instalar as ferramentas do Office no Chromebook é necessário baixá-las individualmente a partir da Google Play Store.

Com informações: The Verge, Chrome Unboxed

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados