Início » Mobile » O jailbreak para dispositivos iOS sofreu um grande revés

O jailbreak para dispositivos iOS sofreu um grande revés

Por
27/11/2017 às 15h56
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Por muitos anos, o jailbreak foi algo quase essencial para usuários experientes do iOS. Isso permitia instalar apps de fora da App Store, personalizar a interface com widgets, organizar apps em janelas no iPad, entre outras possibilidades.

No entanto, ele vem perdendo popularidade. Dois repositórios da Cydia, loja de apps para dispositivos com jailbreak, foram arquivados em menos de um mês; e ainda não há uma forma pública de fazer jailbreak no iOS 11.

Foto por Yi Shiang/Flickr

O repositório ModMyi foi arquivado, ou seja, não permitirá acrescentar novos apps e temas. O ZodTTD/MacCiti também se despediu; das principais alternativas, restou apenas o BigBoss.

Como explicam os responsáveis pelo ModMyi, custa muito caro manter os servidores para uma app store alternativa. Dado o menor interesse em jailbreak, isso não compensa mais:

Depois que a ModMy, a Mobile Nations (dona da ModMy) e SaurikIT terminamos nossas discussões, houve um resultado claro, mas triste, para a questão da Cydia e dos repositórios. Não era plausível continuar com o ModMyi, pois os custos do servidor eram insanos, e o dinheiro que o repositório gerava estava bem abaixo do valor necessário para mantê-lo, não com um retorno econômico, mas até mesmo sem fins lucrativos.

Jay Freeman, criador da Cydia e conhecido como “saurik”, disse em entrevista ao Motherboard que o jailbreak atualmente é útil apenas para modificações pequenas. A Apple acabou implementando no iOS diversos recursos que antes exigiam o desbloqueio, como widgets, botões de ajuste rápido, gravação de tela, entre outros.

Inclusive, a velocidade em que desenvolvedores conseguem fazer o jailbreak diminuiu consideravelmente. O iOS 11 ainda não foi desbloqueado; no caso do iOS 10, isso demorou três meses após o lançamento para o público. Com o iOS 5, foram apenas algumas horas.

Claro, o jailbreak não morreu de vez: nem todo mundo quer ficar restrito à App Store, por exemplo. E a comunidade do Reddit dedicada a desbloquear iPhones e iPads continua ativa: “eu sei que os tempos estão um pouco difíceis para todos, mas isso apenas significa que precisamos nos concentrar no que temos no momento”, escreve um dos moderadores do /r/jailbreak.

Com informações: Mac Rumors, TechCrunch.

Mais sobre: , , ,
  • Cássio Amaral

    Jailbreak no iOS seria comparável ao root no Android, ou é algo mais superficial, mais limitado?

    • Lucas Amorim

      Dado que o jailbreak libera o acesso root no iOS, eu diria sim que é comparável.

    • Robert Rey

      É comparável sim, eu fiz no meu último iPhone (iPhone 5) com o iOS 6, e era muito bacana, naquela época o Android ainda estava (um pouco) atrás do iOS em estabilidade e fluidez.

  • Diogo

    Que sirva de lição pra Google, se ela tiver um mínimo de interesse em evitar que os aparelhos dela e das OEMs tenham root ou desbloqueio fácil.

  • doorspaulo

    Vejo algo parecido acontecendo com o Android. Até o 4.0, era uma febre fazer root e fuçar o sistema inteiro.

    Hoje, é pouca gente que se da esse trabalho.

    • mord4z

      Precisei de root um tempo atrás, o melhor app de bloqueio de chamadas que achei pedia. mas o tempo passou, mudei de número e a necessidade do app se foi. Já estou há dois aparelhos android sem root.

    • Robert Rey

      Até o 5.1 na verdade, os fóruns de root nessa versão em vários aparelhos eram bem movimentados

      • Uma coisa que movimentava muito o root era o Xposed, mas ele saiu para o Android N outro dia, depois de mais de um ano, instalei no meu smartphone e maioria dos aplicativos estava muito desatualizado, quase nenhum funcionando, o root pra mim é muita perfumaria, com exceção de inserir o cerberus no sistema, eu instalei o adway (bloqueia propagando em praticamente tudo no celular), instalei uns módulos para verficar download no topo da tela, modifiquei o kernel, nada de outro mundo, mas que melhorou a usabilidade do meu redmi 2 PRO velho de guerra, rs.

        • Robert Rey

          Fiz root no Galaxy S4 e no Redmi 2, na verdade no S4 eu meti a cyanogen que era a única maneira de usar o aparelho nos tempos obscuros da touchwiz, e ela já vinha com root. No Redmi 2 eu fiz pra passar os apps pro cartão de memória, pois só 8gb de ROM nenhum ser humano conseguia utilizar.

          • O Android N da pra fazer isso nativamente, mas ele fica dando erro toda hora, mas com 16gb nunca me preocupei, tanto é que nunca deu aviso de memória cheia, rs.

    • S_Diego

      Exatamente. Root era quase que obrigação no Android, principalmente se fosse modificado(e cheio de porcaria pré instalada). Felizmente as fabricantes tomaram vergonha na cara e foram deixando seus sistemas mais leves e sem essa porcalhada toda de antigamente, além de novas funções. Hoje se usa root no máximo pra instalar uma Custom Rom ou algum mod.

    • Keaton

      Lembro quando eu rooteei meu Galaxy Y pq era modinha e não fiz nada com ele… (até mesmo o pq não sobrou espaço pra instalar nada. haha)

    • Samael Vinícius

      Sinal que os usuários estão procurando simplificar suas vidas 😅

    • Maicon Bruisma

      Eu só faço em aparelhos velhos, tipo o Nexus 4 do meu amigo. De 2015 pra cá não vejo mais a necessidade de trocar o sistema exceto os Xiaomi, pq né, shop rom

    • wuhkuh

      Até as atualizações que eram escassas, agora estão mais frequentes

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Eu mesmo já botei meu iPad pra venda. O iOS continua o mesmo sistema engessado de 6 anos atrás, quando adquiri meu primeiro dispositivo da Apple.

    • Rafael Gil

      Pergunta sincera: O que você não consegue fazer no seu iPad que você gostaria de fazer?

      • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        1° Não posso fazer um simples download de um arquivo de áudio ou vídeo pelo Safari. Pra isso, preciso de uma versão modificada do mesmo (disponível apenas pra quem possui Jailbreak, ou usar uma extensão, essa que foi atualizada pela última vez há mais de 5 anos!);

        2° Não há como fazer uso da tecnologia P2P;

        3° Sistema de equalização completamente inútil. Além de não permitir uma equalização customizada, também não há nenhum meio de configurar uma equalização para a saída principal de áudio. Por exemplo, eu preciso fazer um tipo de equalização para o meu fone (eu faço isso tranquilamente no PC, claro!) como eu posso fazer tranquilamente em um smartphone ou tablet com Android, mas não posso fazer em um iPhone ou iPad. Como eu gosto de usar alguns apps como AmpKit+, Garageband entre outros, isso seria uma puta mão na roda;

        4° A maior frescura pra fazer um downgrade em casos de necessidade (iOS 11 por exemplo), por causa da assinatura de firmware;

        5° Sem possibilidade de conectar um simples pendrive ou HD externo no iPad, pra acessar algum arquivo, mesmo eu possuindo o kit para câmera com USB 3.0 e conectando o carregador junto;

        6° Não consigo executar vídeo em container Webm, a não ser que eu faça uma gambiarra para rodar no VLC, que convenhamos, é um app xexelento;

        7° Pra adicionar mídias ao iPad é um completo “Deus nos acuda”. Aí tem gente que recomenda criar um servidor de mídia, configurar isso e aquilo pra só então conseguir fazer uma coisa tão básica;

        8° Eu até falaria sobre o gerenciador de arquivos. Mas gerenciador de arquivos em um dispositivo sem Jailbreak, é só perfumaria. O iOS 11 finalmente veio com um gerenciador de arquivos nativo (já é alguma coisa!);

        O iOS é um sistema pra lá de fechado e limitante pra um heavy user, a não ser que você tenha sorte de conseguir o jailbreak para o seu iDevice. Mas como podemos ver na notícia, o Jailbreak está literalmente em fase terminal. Hoje nego não irá deixar de ganhar uma boa grana reportando as falhas de segurança diretamente para a Apple, pra ficar distribuindo os exploit de graça para a comunidade criar o Jailbreak para a versão corrente do iOS.

        Estou há 2 meses com o iPad de quinta geração pra ver se a Apple havia mudado essas coisinhas básicas, mas como pude ver, quebrei a cara. Pra mim, o iOS continua deixando muito a desejar.

        O iOS é um sistema que cumpre perfeitamente o seu papel pra uma porrada de gente. Pra mim, ele continua sendo ineficiente.

        • Rafael Gil

          Não acho tão limitante não:

          1- pode sim, é só clicar no arquivo e esperar ele baixar. Se quiser baixar em segundo plano ou ter mais controle sobre o download, pode usar um app pra isso (Eu uso o Documents da readdle, que é perfeito pra isso).
          2- Isso é vdd. Não vejo muito sentido em usar P2P num aparelho móvel, mas realmente é uma limitação.
          3- Apesar de concordar quanto a equalização, nunca vi nenhum App para músicos no Android que realmente preste. Em geral apps “profissionais” são bem melhores no iOS. Apps médicos, de música, de deisgn, de programação(!)…
          4- Sim, fazer downgrade é quase impossível.
          5- HD externo eu não sei, mas Pendrive é, em geral, bem tranquilo.
          6 – Não precisa do VLC, tem um monte de App que roda vários formatos de vídeo na App store.
          7 – Usa o Documents e nunca mais passe por isso. Eu nem toco mais no iTunes pra fazer nada, rsrs.

          Discordo que seja limitante para heavy user, ele é limitado pra quem quer fazer alterações no sistema (o que não encaixa bem no termo, na minha opinião). Nesse ponto sim o android é bem mais flexível (tem um preço, claro, mas é mais “livre”).

          Mas blz, obrigado pela explicação! Cada um usa o que acha melhor.
          Eu tentei usar Android tb recentemente e tive uma reação mais ou menos igual a sua só que ao contrário, rsrs (quando o waze pediu acesso aos meus contatos e eu neguei e ele ficou lá sem saber o que fazer eu fiquei com uma puta impressão de sistema beta).
          Ainda bem que tem pra todos os gostos.
          Vlw.

          • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            1- pode sim, é só clicar no arquivo e esperar ele baixar. Se quiser
            baixar em segundo plano ou ter mais controle sobre o download, pode usar
            um app pra isso (Eu uso o Documents da readdle, que é perfeito pra
            isso).

            Não, não pode. Quer ver? Abre aí o Twitter pelo Safari, procura algum vídeo, clica e segura.

            Sabe o que aparece? Aparece pra você baixar a imagem. Sabe o que é essa imagem? É o frame atual do vídeo.

            Quer um exemplo melhor pra não achar que eu estou mentindo?

            Acesse: https://hooktube.com/

            Clique em qualquer vídeo e selecione a opção “download”. Clique em qualquer formato de vídeo em MP4. Após isso, ele irá abrir o vídeo em outra aba. Repita o mesmo teste feito no Twitter.

            Em relação aos arquivos de áudio, o que o Safari faz é carregar o arquivo no próprio browser e mostrar uma barrinha de play (bem paia, por sinal) e só.

            @

            Also, valeu por compartilhar sua experiência no Android. 😉

          • Rafael Gil

            Mp4 e áudio direto pelo safari realmente não dá. Mas vc pode usar o Documents pra isso (tem um browser dentro dele).
            Fica a dica enquanto vc não vende o iPad, rsrs.

          • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Valeu pela dica. Vou testar essa opção. 😉

        • Geraldo Lopes

          Nossa, que sistema engessado… já tinha ouvido, mas nunca alguém detalhou assim, ponto a ponto.

          • Bernardo

            Temos que ter cuidado ao afirmar que iOS é um sistema engessado. Isso pode ser verdade para o colega acima que necessita de funções nas quais o iOS não pode oferecer. Na verdade dada às características ele se enquadra em um segmento de usuários que no somatório representa uma parcela muito pequena (não estou reduzindo a importância, apenas mencionando a nível quantitativo). A grande massa de usuários utiliza iPhone para tarefas básicas e rotineiras e via de regra não devem ter problemas com o engessamento do sistema. Se o iOS continua sendo fechado desde os primórdios mantendo sua base de usuários estável devo supor que ser engessado não deve ser um problema para a Apple já que a anos ela vem sustentando uma posição de conforto. E sinceramente? Queria que o Android fosse tão fechado quanto o iOS mantendo um conjunto mais harmônico e conciso (vou ser crucificado, eu sei rs).

          • Rafael Gil

            “A grande massa de usuários utiliza iPhone para tarefas básicas e
            rotineiras e via de regra não devem ter problemas com o engessamento do
            sistema”
            Concordo, mas não é só esse tipo de gente que usa o iOS. Como eu mencionei acima, muita gente usa ele para fins profissionais e pra essas pessoas o iOS é melhor.

            Ex. Eu uso o meu iPhone e iPad para programar. Eu tenho excelentes editores de texto (Coda, Textastic), runtimes de Javascript e python, consigo criar workflows para controlar meus dispotivos IoT que tenho em casa, fazer commit em sistemas de versionamento… Consigo fazer tudo isso a partir do iOS com bastante conforto. Consigo literalmente fazer apps pra iOS dentro do iOS.
            Procurei editores bons pra Android (achei que por ser mais “developer friendly” seria fácil encontrar esse tipo de app) e para a minha surpresa os que existem na play store não chegam nem perto do que tenho no iOS.
            Ouço relatos semelhantes de profissionais de outras áreas.
            Meu pai mesmo, que é músico, ainda usa um iPad 2 velhão para tocar ao vivo com um teclado controlador (quando não dá pra ele levar o grande). É impossível fazer isso com um android da mesma época (2011 mais ou menos), já que o lag inutiliza o uso para música, mas no iPad funciona perfeitamente.

            Por isso eu acho que tem mercado pra todo mundo e não considero o iOS limitado, já que me permite fazer muitas coisas que não sejam “mudar o laucher e deixar os ícones diferentes”.

  • Renan

    Appstores alternativas têm um modelo de negócio contraditório. Embora um dos principais atrativos seja instalar aplicativos piratas, essas lojas decidiram faturar com a venda de aplicativos premium. É quase tão estranho quanto uTorrent oferecer uma versão paga de seu aplicativo.

  • Anderson Antonio Santos Costa

    Root no Android só para cheats de jogos F2P ou para instalação de Custom ROM. Apps piratas tem aos montes nesta plataforma.

    • Cássio Amaral

      Root tem muito mais utilidade, amigo. Instalar módulos extremamente úteis do xposed, instalar bloqueadores de anúncios, desinstalar bloatwares, dentre outras funções. Apps piratas concordo, mas não posso opinar pois sempre pago pelos aplicativos que uso.

  • Gabs

    Então, o jailbreak não demora não, segundo o redmondpie o iPhone já foi quebrado logo em seguida ao lançamento do iOs 11 pelo Keen Lab. O que o pessoal tem comentado meio por cima é que a Apple ta molhando a mão dos programadores referêcia.

  • metheoro

    Eu acho que o texto tem um errinho. O tempo não diminuiu do iOS 5 par o 10, mas sim aumentou. De 5 horas para 3 meses!

    • Edimar Franco

      O texto não fala que o “tempo” diminuiu, e sim a “velocidade” de desenvolver o jailbreake

  • ronaldond

    Activator – EasyRingtone – WiFiFoFum – Terminal – AudioRecorder – Filza – iCaughtU. São os apps piratas jailbreak que eu uso. Não vivo sem o activator. Se for pra escolher entre ios stock e android, vou de android. Mas acostumei e prefiro o ios com jailbreak. Atualmente uso ios 10 com jailbreak. Quem nunca teve não sabe oq perde. Tentei usar o android, mas achei os apps “piratas” mal feitos, cheios de propagandas e não funcionam direito. Não tem igual o activator p/ o android, app de gestures; vi umas opções infelizes e cheias de propaganda. Não acha também similar ao iCaughtU; você precisa pagar, nao consigo configurar um servidor pop3/smtp pra enviar o email entre contas minhas, tenho que pagar o desenvolvedor; pra ele mandar o email pra mim. NÃO FAZ SENTIDO. Provavelmente 99% de quem lê isso nem sabe oq eu estou falando. E acredito que por isso é bom; os desenvolvedores piratas do ios não estão buscando lucro, não socam propagandas; sabem que seu público é pequeno. E infelizmente por isso não estão conseguindo se sustentar. Uma pena. Sinto que futuramente serei obrigado mudar para o android, pq ios padrão é o mesmo que usar limitador de velocidade no carro. Seu hardware pode fazer mais dq vc imagina, mas a apple soh deixa vc conhecer 10%. kkk Firmware fechada, software apenas original config. padrao e custando os olhos da cara. Vide: ps4/xbox one, windows 10…. Todos os fabricantes estão buscando isso. É o ganha-pão deles, a alienação do usuário. Um leque fechado de opções.