Início » Aplicativos e Software » HP está instalando um spyware que deixa o computador mais lento

HP está instalando um spyware que deixa o computador mais lento

Felipe Ventura Por

Lá vamos nós de novo. Este ano, descobriu-se que um driver de áudio em dispositivos da HP monitora tudo o que você digita. Agora, no mais recente episódio de "Fabricantes de PCs Instalando Programas Questionáveis", ela foi flagrada ativando um cliente de telemetria sem pedir permissão.

Segundo a Computer World, o programa "HP Touchpoint Analytics Service" foi identificado pela primeira vez em 15 de novembro. Ele analisa o computador, realizando testes de disco e bateria, e envia os dados para a HP.

Foto por Aaron Yoo/Flickr

Há dois problemas aqui. Primeiro, ele é instalado e ativado sem qualquer aviso. "Eu entendo que ele envia todo tipo de dados de telemetria, e não estou disposto a compartilhar muito disso, definitivamente não sem meu consentimento", diz um usuário nos fóruns da HP.

Na verdade, ninguém ainda sabe exatamente como ele chega ao computador: se através das atualizações automáticas do Windows, ou através do HP Support Assistant.

Em segundo lugar, ele consome preciosos recursos do PC. Um usuário diz no fórum da HP:

... ele faz meu computador trabalhar tanto que eu posso ouvir a ventoinha girando rápido, e a luz na parte de trás do meu computador pisca rapidamente em sintonia. No Gerenciador de Tarefas, eu posso vê-lo iniciando e interrompendo inúmeros aplicativos, como um serviço de cliente e instalador, host da janela do console, prompts de comando; ele causa picos e vales no uso do serviço de antimalware e do sistema local.

Como explica o gHacks, remover esse spyware é relativamente simples. Primeiro, pressione Windows + R, digite appwiz.cpl e tecle Enter. Depois, clique com o botão direito em "HP Touchpoint Manager" e selecione Desinstalar.

A HP ainda não comentou o caso. Este ano, pesquisadores descobriram que a fabricante usava um driver de áudio com keylogger embutido. O problema foi resolvido após uma atualização via Windows Update.

Além disso, a HP distribuiu de novo um firmware que faz suas impressoras recusarem cartuchos genéricos. É possível instalar uma atualização opcional que retira o bloqueio.

Com informações: Computer World.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Alvez
Se vc tira uma parte da frase do contexto confunde tuas "idéia" mermo!
Fabio Alvez
NO LINUX! Não tem suporte para leitor biométrico em muitos modelos de notebooks! Tive 2, um Lenovo e o atual da Asus que não funcionam nem com gambiarra.
mord4z
Meu deus, só piora, ok, deixa eu te ajudar: VocÊ afirmou que "o mundo MS não é perfeito, mas tem suporte pra tudo" eu mandei um "oi?" ali e você, meu caro manda a seguinte frase em seguida: "Tem mesmo!? Tive um note lenovo que não tinha como fazer funcionar o leitor biométrico, e o atual Asus tb não!", desmentindo o que vc falou. creio que a bosta esteja na tua interpretação, não na minha kkk No "Tem mesmo!?" você já meio que desmente o que você afirmou lá em cima...
Fabio Alvez
Sua interpretação de texto tá ó!! Uma bost...
mord4z
Ué, tu afirmou uma coisa e agora se desmentiu? Desse jeito eu vou bugar aqui kkkk
mord4z
Não tenho hardware específico, tudo que uso é bastante comum: placas asus ou intel, cpu intel e o note hp, que tem mais coisas comuns e devidamente suportadas pelo linux dentro, então to de buenas.
Fabio Alvez
Nada haver! kkkk Duto pra viados!? hahaha
Fabio Alvez
Tem mesmo!? Tive um note lenovo que não tinha como fazer funcionar o leitor biométrico, e o atual Asus tb não!
Fabio Alvez
Vai reclamar com o pessoal do Ubuntu que um hardware específico não funciona, eles vão te dizer, ah, é culpa da fabricante do hardware que não libera código fonte, drivers para o linux... tu faz o que? Se vira, ou fica sem utilizar o hardware!
Baidu feat MC Brinquedo
Apocalipse!
mord4z
"Já com o GNU/Linux é se vira mermão" Desculpa cara, mas essa tua afirmação não tem sentido. O suporte ao ubuntu, só pra citar UMA distro, é excelente, creio que você esteja parado no tempo, lá atrás na década de 90, pra pensar dessa forma. em tempo: o suporte da MS ao SO dela e de várias marcas de hardware é podre.
mord4z
vou testar o ubuntu no fim de semana e ver o que acontece com ele. O meu é dos mais simples, tem gráfico integrado, talvez funcione.
mord4z
"...mas tem suporte pra tudo", oi?
Keaton
Não sabia que os drivers das impressoras eram considerados spywares... principalmente se tu instala a suite inteira ao invés dos 5MB do driver enxuto...
MauroRF
Concordo. Basta ver hoje as vendas de notes dela, fracas.
Exibir mais comentários