Selecionar uma pessoa em uma fotografia é certamente uma das tarefas mais comuns no Photoshop. Normalmente, isso é feito com uma ferramenta de seleção manual e uma pequena dose de paciência. Mas a Adobe criou um recurso para fazer todo o trabalho com um clique, utilizando inteligência artificial.

O novo recurso, chamado de Select Subject, conta com aprendizagem de máquina para detectar uma pessoa (ou mesmo um animal), distinguindo-a do fundo ou de outros elementos da imagem. Ele faz parte do Adobe Sensei, que “aproveita trilhões de conteúdos e ativos de dados, de imagens de alta resolução a cliques de consumidores” para melhorar a precisão da ferramenta.

Este vídeo mostra uma prévia do Select Subject em funcionamento:

Dá para ver que o recurso ainda não está muito preciso: no exemplo da modelo sentada na calçada, o Photoshop seleciona parte do concreto e esquece da mão esquerda; em outra imagem, um cachorro fica com três patas. Ainda assim, a ferramenta pode economizar um bom tempo de seleção manual — principalmente se for necessário recortar várias pessoas.

O Select Subject estará disponível em uma atualização futura do Photoshop CC; a Adobe ainda não divulgou a data de lançamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Xavier
O Knockout tinha um funcionamento completamente diferente deste Select Subject. Nele era preciso definir uma seleção primária do objeto, e então refinar a seleção por ele, algo que foi logo incorporado pelo Refine Edge Tool, que atualmente é ainda mais avançado no painel Select and Masks.
vin
O Select Subject estará disponível em uma atualização futura do Photoshop CC.
Ricardo Bahia
Havia um recurso que fazia +/- isso, desde os anos 90, um plugin, chamado Adobe Knockout, que depois da versão 2 não atualizaram mais e dá erro em 64 bits. Para mim, era injustificável não terem atualizado essa aplicação. Agora apareceu a justificativa: Comprar uma nova ferramenta! $$$...