Início » Internet » Facebook pede selfie para usuário provar que não é um robô

Facebook pede selfie para usuário provar que não é um robô

Jean Prado Por

Parece que o Facebook quer (ainda) mais fotos suas. Depois de testar um recurso para prevenir pornô de vingança ao pedir nudes, agora a rede social pode solicitar uma foto de você para verificar sua identidade.

Um usuário do Twitter descobriu o teste por um amigo, que foi bloqueado pela rede social e precisou confirmar que era ele mesmo. O aviso pedia: “envie uma foto sua que mostra claramente o seu rosto. Nós iremos checá-la e depois apagá-la permanentemente de nossos servidores”.

À Wired, que divulgou o caso, o Facebook confirmou o processo, que deve ajudar a “identificar atividades suspeitas” dentro da rede social, seja criando uma conta, enviando solicitações de amizade ou editando e criando anúncios. A verificação da foto é apenas um dos métodos para resolver suspeitas de atividade duvidosa.

Um dos parâmetros usados pela rede social para verificar a foto enviada é checar se ela é única; caso sua conta seja desativada, faz sentido enviar uma foto que você não tenha postado no Facebook anteriormente. Segundo o a rede social, tanto o processo de captar atividade suspeita quanto o de verificar a imagem são totalmente automatizados.

Não é incomum o Facebook desativar contas de usuários por atividades suspeitas ou infrações aos termos de uso da rede social. Usar um nome falso, fingir ser outra pessoa, assédio, spam e outras métricas não reveladas podem fazer com que uma conta seja bloqueada.

No começo de outubro, a rede social contratou mil pessoas para revisar anúncios na rede social. O motivo? Estima-se que 10 milhões de norte-americanos viram anúncios no Facebook criados por russos tentando fazer manipulação política. A verificação de identidade também serve para prevenir situações como esta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Silva

Realmente, o Facebook está se tornando uma rede social - "anti social e anti democrática".

Vem adotando um tipo de política de uso da rede - extremamente duvidoso e abusivo, inclusive adotando o uso de bots (inteligência artificial) para monitorar e bloquear milhares de usuários, ainda que imotivadamente, injustamente e arbitrariamente. Não se sabe mais o que pode ou não compartilhar na rede. O simples ato de postar uma foto ou imagem normal; mas especialmente quando se busca compartilhar vários conteúdos simultaneamente especialmente em páginas e grupos - já tem resultado em bloqueio do perfil do usuário. A o que seja ainda mais duvidoso, suspeito e preocupante, a rede adotou um novo sistema de bloqueio de perfis, através do qual é exigido que o usuário bloqueado forneça uma self (foto pessoal), mas mesmo que ainda atenda as exigências e realize os procedimentos exigidos, muitos não conseguem recurar suas contas e perfis.

O mais intrigante, é que se por um lado, a rede social submete os usuários a esse tipo de política de uso ridículo, ofensivo e abusivo, por outro lado, ela demonstra total desrespeito para com os próprios usuários da rede; sendo que:

1. Conforme a própria mídia vem notificando com frequência, a rede Facebook vem sendo alvo de denúncias, acusações e investigações dos escândalos e crimes que envolvem a rede social, na venda ilegal de dados pessoais e informações sigilosas dos usuários. Atualmente, também foram noticiados novos escândalos dando conta de que a rede social inclusive pagava para que alguns usuários transcrevesse mensagens sigilosas de áudio e texto de outros usuários; além de ter firmado uma suposta parceria com o Google para invadir a privacidade e monitorar as atividades dos usuários da internet mesmo fora da rede social Facebook. Mark Zuckerberg reconhece e admite todas essas acusações que estão sendo imputadas aos montes contra a sua rede social. No entanto, apenas pede desculpas perante os tribunais e fica tudo por isso mesmo.

2. Atualmente, tem-se inclusive a impressão nítida que o Facebook vem favorecendo e privilegiando apenas os contratantes dos serviços pagos oferecidos pela rede social. Ou seja, quem paga para promover publicidade de produtos e serviços inclusive no sistema de páginas da rede; enquanto que quem inclusive mantém páginas e grupos gratuitamente - sofre várias formas de censura e limitações no uso das plataformas.

3. De um modo geral e a o que inclusive fere vários direitos das pessoais, o Facebook vem promovendo um verdadeiro boicote e censura apenas contra os usuários comuns, formados por pessoas civilizadas que utilizam a rede gratuitamente apenas para o bem e fins comuns, como manter contato e compartilhar coisas com seus amigos e familiares; ou ainda, para alguns usuários que utilizam o Facebook para partilhar conteúdos culturais, educacionais, notícias, entretenimento e outros meios pessoais de comunicação na internet. Por outro lado, a rede social Facebook, não adota qualquer medida para coibir o uso da própria rede para divulgação e comercialização de atividades criminosas, além da disseminação da imoralidade, assédio moral e sexual, ódio, racismo e preconceito especialmente da parte de HATERS e outros tipos de indivíduos com caráter duvidoso.

Contudo, como se observa claramente, esse tipo de conduta e atuação "anti social e anti democrática" se estende inclusive nas outras redes pertencentes ao próprio Mark Zuckerberg, ou seja, no Instagran - com tendência a também afetar os usuários do WhatsApp.

Como se depreende, já passou da hora das pessoas honestas e de bem, perceberem que não há mais espaço e lugar para elas nessas redes sociais, especialmente, em razão de estarem se tornando meios virtuais de censura e repressão, ao mesmo tempo em que seja ferramenta de trabalho de marginais e criminosos.

Passou da hora de pessoas que possuem ciência do que seja certo e errado, sobretudo de quais sejam os seus direitos - realizem um verdadeiro boicote e abandono do uso dessas redes sociais.

Arthur Estevam
Então para não ser banido da comunidade eu preciso fazer alguma coisa? Não faz sentido. O Facebook precisava ser quebrado e em milhões de pedacinho. Esta rede só serve para pedófilos e pessoas postando fotos de gente morta/assassinada/acidentada/pelada/crianças quase nuas/etc. Pois uma pessoa que cria um perfil e quer apenas colocar uma foto simples do seu filme favorito, é banida por segundo eles, comprometer a comunidade. Agora, vai denúnciar um russo colocando várias fotos de garoto de 10~13 anos quase despidos ou de sunga. Eles falam que não tem nada demais, que não fere a comunidade, que a única coisa que eu posso fazer é bloquear o sujeito.
Aloísio
https://uploads.disquscdn.com/images/f6da6459dd70f83f2e49b19be9d22a0be3eade9a4b578d62b1ce742893467d8e.jpg
Hades666
A parte de rastrear e vigiar todo mundo eles esqueceram de comentar?!?! Sei....
Jairo ??
Se valer foto do Disqus estou dentro -)
Comendador
esse é o problema, vc fez nada nessa conta, nem todo robõ/script existe para interagir socialmente na rede, vc foi enquadrado num dos quesitos suspeito e levou ban
Baidu feat MC Brinquedo
( ?° ?? ?°)
Keaton
Nossa... Criei uma conta pra salvar progresso de um jogo e esses imbecis do Facebook trancaram minha conta 3 vezes em 2 semanas por causa disso... Tudo que eu fiz foi salvar o progresso... só isso. Não postei, não segui nada... nada. nadica de nada. Se arrependimento matasse...
Lucas Santos
Aham, vou tirar uma selfie da cabeça do meu corpo!