O Google está de olho no próximo bilhão de usuários de internet, lançando produtos que atendam às necessidades de mercados em desenvolvimento. O mais recente é o Datally, um aplicativo gratuito que te ajuda a economizar a franquia de internet móvel no Android e sugere redes Wi-Fi próximas.

O Datally estava em testes nos últimos meses nas Filipinas e foi liberado nesta quinta-feira (30) no Brasil. Por aqui, ele tem integração com as operadoras Vivo e TIM para mostrar o saldo de dados diretamente no aplicativo, mas é compatível com qualquer plano.

Depois de instalado, o Datally permite controlar o acesso à internet de cada aplicativo no smartphone. Você pode restringir o consumo de dados móveis em plano de fundo, por exemplo, evitando que algum serviço gaste silenciosamente seu pacote. Além disso, é possível bloquear o acesso a dados móveis de um aplicativo específico — o Android já tem um recurso nativo para isso, mas ele fica escondido nas configurações.

Outra função do Datally é o localizador de Wi-Fi, que encontra redes públicas para que você não utilize seu pacote de dados móveis. A lista mostra os pontos de acesso mais próximos e permite avaliar a qualidade das redes nas quais você se conectou. Nos meus testes, o recurso foi pouco útil: ele se limitou a encontrar algumas redes protegidas por senha, sem mostrar a senha.

Não há nada muito novo no Datally, mas ele torna o gerenciamento de internet mais simples, especialmente em países onde um pacote de dados é caro: o Google informa ao The Verge que alguns usuários na Índia, Nigéria e Argentina costumam deixar o celular no modo avião para economizar dados, ativando a rede móvel por momentos breves quando querem checar notificações (!).

O Datally já está disponível na Play Store e funciona em smartphones com Android 5.0 Lollipop e superiores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josiel Hen

Como posso proibir o Youtube de usar dados moveis em 1º plano no Android por favor?

johndoe1981

Greenify só é bom mesmo com o módulo do xposed de funções experimentais.

Cássio Amaral
Greenify só é bom mesmo com o módulo do xposed de funções experimentais.
Baidu feat MC Brinquedo
É o meu caso, tenho muitos apps que sincronizam e consomem dados em segundo plano.
Douglas Ullmann
Essa parte de Localizador de Redes Wi-Fi tem algo a mais, pois aqui ele listou redes de vários estabelecimentos comerciais que ficam bem longe de onde estou. Tanto que procuro essas redes nas configurações de Wi-Fi e elas não aparecem lá. ? Ele inclusive mostra a forma de autenticação de cada um. https://uploads.disquscdn.com/images/d875f18209d79fa29ae0a6aa6dcfc5a53d60cf3466d592b466d13ccb09b7a7f3.jpg
Douglas Ullmann
Essa parte de Localizador de Redes Wi-Fi tem algo a mais, pois aqui ele listou redes de vários estabelecimentos comerciais que ficam bem longe de onde estou. Tanto que procuro essas redes nas configurações de Wi-Fi e elas não aparecem lá. ?
Jefferson Rodrigues
Verdade! Tem muita gente que que não acessa os sites das operadoras para dar uma olhada nos planos. Assinam o primeiro plano que vê na TV.
Jefferson Rodrigues
Concordo!
Jefferson Rodrigues
Esse app só serve para quem tem mil apps. Eu tenho bem poucos. Só os necessários mesmo. Instalei o Greenify e não me ajudou em nada. Só estava consumindo bateria e RAM. Desinstalei em questão de poucos minutos.
Jefferson Rodrigues
Com o TIM, nem sei o que é fazer esses paranauê.
Jefferson Rodrigues
Esse app já morreu e era muito fraco. Só economizava alguns MB.
Jefferson Rodrigues
Tenho TIM Beta. Não preciso disso!
Léo Oliveira
Saudades OperaMAX
Baidu feat MC Brinquedo
[Música tema do Arquivo X]
Douglas B

Muita gente tem plano mixuruco por falta de informação mesmo. Conheço várias pessoas que pagam 50 reais por plano antigo ruim. Daí eu apresento os novos planos e a pessoa fica NOSSAAAA.
E claro, como falei acima, tem gente que é por falta de dinheiro mesmo.

Exibir mais comentários