Início » Celular » As primeiras informações sobre os smartphones da Motorola em 2018

As primeiras informações sobre os smartphones da Motorola em 2018

Felipe Ventura Por

Este ano, a Motorola lançou onze modelos diferentes de smartphone. Tivemos atualizações para as linhas E, G, X, Z, e até mesmo um novo Moto C. Se você estava esperando por menos aparelhos da empresa em 2018, melhor desistir desde já.

Segundo Evan Blass, que vem adiantando diversos detalhes sobre a Motorola, a empresa está preparando pelo menos os seguintes aparelhos:

  • Moto G6
  • Moto G6 Play
  • Moto G6 Plus
  • Moto E5
  • Moto E5 Play
  • Moto E5 Plus
  • Moto X5

Esse não é o lineup completo da Motorola para 2018, é claro: faltam as atualizações para a linha Z, por exemplo, e quaisquer outras linhas que a fabricante venha a lançar.

A enxurrada de aparelhos da Motorola é problemática por dois motivos. Primeiro, isso dificulta a atualização do Android, algo em que a empresa se destacava — especialmente quando ela pertencia ao Google. Vários smartphones ficarão sem o Oreo, inclusive alguns lançados este ano (como o Moto E4).

Em segundo lugar, apesar de tantos aparelhos, vários deles não se destacam. O Moto G5 traz poucas novidades; a câmera dupla no Moto G5S Plus é decepcionante; o Moto Z2 Play tem um ótimo custo-benefício, mas perdeu bateria em relação ao antecessor; o Moto X4 fez um retorno não triunfal.

Claro, essa estratégia parece funcionar para a Lenovo. Entre abril e junho, ela vendeu 11 milhões de smartphones, aumento de 12,3% contra o mesmo período do ano anterior.

No evento de lançamento do Moto G5S, a Motorola disse que suas vendas no Brasil aumentaram 51% entre janeiro e junho (em comparação ao ano anterior); o mercado local de smartphones cresceu 21% no mesmo período. Além disso, a linha Moto G5 vendeu 50% a mais que a linha G4.

Com informações: AndroidPIT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ACCE INFORMÁTICA
A Motorola evoluiu muito na questão de autonomia de baterias, Adaptadores wifi e câmeras!No momento prefiro motorola do que Samsung!
Trabalho em BH com consertos de celulares!
www.acceinformatica.16mb.com
jacob
Digo exatamente o mesmo.
Marcos Aguiar 🖕😂🖕
Sdds Razr i
Claudio Gomes
Motorola nunca mais, aparelho cheio de problemas, perdi dinheiro num G4 plus, tela fantasma, to fora, depois que a Lenovo assumiu, acabou a Motorola.
Krosna Terrestre
Campanha : Lenovo, devolva a Motorola para a Google
clayton fernandes
Concordo! E achei muita sacanagem lançarem o 5s encima do 5, entregando um aparelho praticamente obsoleto em vista de outro lançado 4 meses depois...
Kodos Otros
Uy uy uy o machão tá falando, tá falado!
Angelo Freitas
Olha tenho o Moto Force desde praticamente o primeiro dia de lançamento e lá já se vão quase 2 anos. Simplesmente não quebra, não preciso usar capinha e nem pelicula, hoje em dia não consigo me ver comprando outro celular que não seja o Moto Z Force. É muito bom vc pode ter um celular que pode realmente sem capa e usar desencanado de cair no chão. Valeu cada centavo. Provavelmente eu ainda teria esse celular funcionando bem pelos próximos 2 anos, a questão é já estou enjoado de usar esse aparelho. Já dá logo um comichão de trocar.
Victor Machado
Eu ainda uso meu moto x segunda geração... Me atende muito bem ainda, mas está começando a "pedir" troca. Porém, ainda não consegui encontrar um aparelho que me fizesse brilhar os olhos... Esperei que o Moto X4 conseguisse, mas foi meio frustrante o aparelho.
Nathan Vieira
Conseguiram destruir a boa reputação da Motorola.Parabéns aos novos gestores!
Felipe Fernandes
Ainda não tá tão confuso quanto os xperias.
Carlin
Decepcionante!!! Encher o mercado de aparelhos ruins/medianos é terrível, tanto pro usuário que acaba levando um aparelho que acha ser "bom" mais que na verdade logo, logo vai acabar não atendendo tão bem assim, além do rumo confuso que as linhas estão tomando ninguém mais sabe o que realmente ta levando pra casa (hahaha)!
Victor Serrão
Outro post batendo na Motorola... Que preguiça... Fala aí quantos J5 e J7 diferentes tinha por aí na Black Friday...
Danilao Gringo
Eu vim do futuro para alertar a todos vcs terráqueos,que a Lenovo irá lançar o Moto G6S Blaster Monster Redbull Diplomatas 6GB Ram 128 GB ROM...#partiuvontandoparaomeuplaneta#
Adriano Dib
Eles não estão nem ai pra sua opinião. Os smartphones da Motorola vendem muito bem pra quem não é fresco
Adriano Dib
Estou digitando aqui do meu novíssimo Moto Z2 play que tem uma bateria que aguenta o dia inteiro e ainda sobra. Não sei pra que esse drama que esses carinhas da mídia fazem porque ele perdeu bateria. Vocês são burros? A bateria diminuiu mas continua aguentando um dia, o smartphone ficou mais fino e mais leve e o processador gasta menos energia. Quanto será que o tecnoblog está ganhando da concorrente pra falar m**** da Motorola hein?
Matheus
Comprei o Moto G5S Plus esses meses porque o meu Motorola RAZR D1 XT918 que comprei no início de 2014 (foi meu primeiro smartphone) já estava no limite, mas lendo isso fiquei um pouco decepcionado e estou começando a me arrepender. Assim, o celular é ótimo, não tenho o que reclamar, mas cara: quando a gente paga R$1500 em algo, a gente não espera que saia algo melhor no outro ano com o mesmo preço. É meio como se não valesse a pena trocar. Sei que a tecnologia evolui rápido, mas qualé.
Eric Viana
G5S Plus Extreme Pro 2.0 turbo PROFESSIONAL
para chegar ao sistema de nomemclatura da Microsoft kkkkkk
Maicon Bruisma
Porra, tela abaixo de HD em 2018 é forçar a barra da amizade
tuts
eu acho o z2 bonito, só o calombo da camera que podia ficar menor, mas resolvido isso e colocando o efeito que tem no calombinho do x4 fica otimo, a parte da frrente é igual um samsung
tuts
a motorola é a unica empresa a usar o modo a/b de partição do sistema, quando atualizar para o oreo ja vai estar habilitado o treble automaticamento por causa disso, logo atualizar o android não vai ser mais problema pra ela, vocês que tanto reclamaram do tamanho do sistema vão dar graças aos deuses antigos e novos quando a motorola ligar a chavinha e todos os modelos atualizarem no mesmo dia.
João Marcos Duarte
Não me vejo trocando de marca. Uso Motorola desde o G1,depois G2, G3, g4 plus e G5 plus. Agora estou com um X4. Acho ele um aparelho muito bonito, e me atende em todas as necessidades. A única reclamação que tenho é a baixa capacidade de armazenamento, que espero ser corrigida com o oreo. Espero que o X5 mantenha a linha de raciocínio no visual, e não mexa no tamanho da tela, que está perfeito.
R0gério
Tive um X2 e achava um aparelho muito bonito. O X Style só fez seguir o mesmo molde, só maior.
É depois que a Lenovo passou a decidir mesmo sobre o visual, ficou tudo a mesma coisa, realmente. Meu Z Play provavelmente será meu último Moto. Partirei pra outra marca no ano que vem.
Maico Andrade
X4 e G5S Plus com bug na camera... Tá dificil!
Vai ser tu mesmo Xiaomi! A1 pra salvar com o android one!
Bruno Martins Santana
Saudades Kevlar, não riscava, não manchava, não escorregava, não quebrava...
Praticamente perfeito
Programador Front-End
Ou todo o alfabeto de motorolas, vc compra o aparelho com a inicial do seu nome
Programador Front-End
guideline meramente ilustrativa
Kodos Otros
hahaaha normal da Google, ela nunca segue a própria guideline.
Programador Front-End
Eles absorveram a linha de celulares da Lenovo pra complicar ainda mais
Gertrudes, a Lhama Morta
Relaxa, a Google já está abusando das transparências (que são uma clara violação do código que ela mesma criou), logo volta uahuahua
Gertrudes, a Lhama
Relaxa, a Google já está abusando das transparências (que são uma clara violação do código que ela mesma criou), logo volta uahuahua
Programador Front-End
Bonito era o V3
Leon
Concordo, o Moto X2 foi o último aparelho da Motorola com design decente... Depois dele, só veio porcaria genérica.
John Smith
Por isso espero que a Nokia volte com tudo e mantenha sua linha enxuta como está.
Kodos Otros
Então, o fato de abandonar as transparências, retirar o BLUR, usar cores da paleta do MD (mas ainda bem que não usa aquelas aberrações de rosa shock, verde diarreia etc), aqueles desenhos cafonas que parecem cliparts do Office, etc são elementos do material design, mas ela conseguiu adotar o MD sem ficar feio.

Os apps da Xiaomi são lindos e bem feitos no geral.
David Diniz
Para que 2 modelos com a mesma configuração? e outra 16GB é a mesma coisa que lançar aparelho com 8GB... O mínimo aceitável é 32GB.
Gertrudes, a Lhama Morta
Na real, com exceção das cores, não vejo muito do Material Design nela. O esquema dos menus ainda é o mesmo, o estilo próprio dela. Mesma coisa nos ícones.Ela só se livrou da transparência e botou o fundo branco nas notificações, mas não tem o sistema de cards nem nada. O ruim só é usar apps de terceiros e nenhum ter esse mesmo estilo.Gosto tanto do estilo da MiUI que hoje, no iOS, o app mais bonito que tenho instalado é o Mi Fit, que tem a linguagem visual da MiUI auhuahuahua
Gertrudes, a Lhama
Na real, com exceção das cores, não vejo muito do Material Design nela. O esquema dos menus ainda é o mesmo, o estilo próprio dela. Mesma coisa nos ícones.

Ela só se livrou da transparência e botou o fundo branco nas notificações, mas não tem o sistema de cards nem nada. O ruim só é usar apps de terceiros e nenhum ter esse mesmo estilo.

Gosto tanto do estilo da MiUI que hoje, no iOS, o app mais bonito que tenho instalado é o Mi Fit, que tem a linguagem visual da MiUI auhuahuahua
Kodos Otros
Po, pra quem curte Android Puro, a mudança é bem-vinda, eu particularmente acho o Material Design horrível, então não curti a mudança da V7 para a V8.

Mas de qualquer forma, ainda pra mim é muito superior a qualquer outra modificação do Andoid que já usei.
O único problema que persiste e, pra mim é algo bem relevante, é o caso das notificações serem tão básicas na Miui.
Tenente Figueiredo
A linha Moto Z é sem dúvida a melhor
Gertrudes, a Lhama Morta
A performance na 8 estava muito ruim na minha opinião, assim como os bugs. Usei pouco da 9, mas a performance melhorou bastante (também, foi praticamente a única mudança).Usei desde a 6 (como custom ROM no Nexus 4), usei a 7 num Redmi Note 3 e depois a 8 (no Redmi e num Mi 5). A queda de qualidade foi perceptível.Acho o design que a MiUI 8 adotou lindo, o mais bonito entre os SO mobile pra mim.
Gertrudes, a Lhama
A performance na 8 estava muito ruim na minha opinião, assim como os bugs. Usei pouco da 9, mas a performance melhorou bastante (também, foi praticamente a única mudança).

Usei desde a 6 (como custom ROM no Nexus 4), usei a 7 num Redmi Note 3 e depois a 8 (no Redmi e num Mi 5). A queda de qualidade foi perceptível.

Acho o design que a MiUI 8 adotou lindo, o mais bonito entre os SO mobile pra mim.
Gabriel B.R.
E sobre o novo flagship, ainda nada.
Kodos Otros
Em termos de performance melhorou muito, sinceramente.
Mas em design, caiu bastante (mas ainda assim está muito superior ao Android Puro). A V7 foi a melhor em termos de design. A partir da v8 começou a adotar o maldito Material Design e ficou bem pobre.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
G5S Plus Extreme Pro 2.0 turbo
PPKX XD ?????????
G5S Plus Extreme Pro 2.0 turbo
leoleonardo85
Exatamente, seria muito melhor.
leoleonardo85
Do que amigo, só foi anunciado os nomes.
Aloísio
Todas as grandes entraram,pois viram o sucesso que a Samsung conseguiu com esse modelo de negócio.Sobre o caso da Samsung,acho difícil qualquer empresa chegar a metade ou próximo disso.Só J7 existem 4 modelos a venda,J7 metal,J7 Neo,J7 Prime e o J7 Pro.
Gertrudes, a Lhama Morta
Moto E, Snap 400Moto G, Snap 600Moto Z, Snap 800Tava bem melhor.
Gertrudes, a Lhama
Moto E, Snap 400
Moto G, Snap 600
Moto Z, Snap 800

Tava bem melhor.
Roberto
Tenho um G5S Plus e tenho que concordar com você.
Acho que a Motorola deveria ter o seguinte lineup em 2018:
Moto C - 2GB RAM, Quad Snap 400, 16GB, 5", 800p por 599
Moto E - 2GB RAM, Octa Snap 400, 16GB, 5", 800p por 799
Moto G - 4GB RAM, Octa Snap 600, 32GB, 5.5", 1080p por 999
Moto X - 4GB RAM, Octa Snap 600, 64GB, 5,5", 1080p, 1299
Moto M - 6GB RAM, Octa Snap 800, 64GB, 5,5", 1440p, 1499
Moto Z - 8GB RAM, Octa Snap 800 , 64GB, 5,5", 2160p, 1799
Gertrudes, a Lhama Morta
E arruinou a MiUI no processo :(Tanto celular pra manter o software rodando que a qualidade decaiu bastante da MiUI 8 pra cá
Gertrudes, a Lhama
E arruinou a MiUI no processo :(
Tanto celular pra manter o software rodando que a qualidade decaiu bastante da MiUI 8 pra cá
Fábio Moser
Idem!
Gertrudes, a Lhama Morta
Sim, e a não ser que tu pegue na mão e analise, tanto o Moto Z2 Force de sei-lá-quantos-mil-reais é idêntico ao Moto E de 600.
Gertrudes, a Lhama
Sim, e a não ser que tu pegue na mão e analise, tanto o Moto Z2 Force de sei-lá-quantos-mil-reais é idêntico ao Moto E de 600.
Kodos Otros
A Xiaomi entrou nessa também. Tem lançado tanto celular que daqui a pouco vai chegar a metade dos modelos lançados pela Samsung essa semana.
Kodos Otros
Eu acho tudo genérico demais, saca? Não sei bem explicar, mas parece que não tem identidade nenhuma.
Gertrudes, a Lhama Morta
A linha Razr da Motorola pré-Google era bem bonita. Depois desandou mesmo, e tá cada vez pior (o Moto X2 foi o que chegou mais perto de ser agradável)
Gertrudes, a Lhama
A linha Razr da Motorola pré-Google era bem bonita. Depois desandou mesmo, e tá cada vez pior (o Moto X2 foi o que chegou mais perto de ser agradável)
Gertrudes, a Lhama Morta
Se não me engano tem a Elephone lá também que é deles.
Gertrudes, a Lhama Morta
Se até a Apple tá lançando 4 aparelhos por ano (8, 8+, X, e o SE na metade do ano), dá pra ver como a tendência é só piorar.
Gertrudes, a Lhama
Se até a Apple tá lançando 4 aparelhos por ano (8, 8+, X, e o SE na metade do ano), dá pra ver como a tendência é só piorar.
Gertrudes, a Lhama
Se não me engano tem a Elephone lá também que é deles.
Kodos Otros
Eu não sei o que se passa na cabeça dos designers da Motorola. Sério, acho que tem o pior design de todas as fabricantes.
Aloísio
Não adianta meter o pau apenas na Motobosta,pois todas as fabricantes de smartphones estão adotando essa prática nada boa para os usuários.Isso induz os consumidores leigos a cometerem erros ao comprarem com base apenas na beleza do aparelho e confiança na marca.
Bruno Feliciano
A Lenovo conseguiu criar o line-up mais confuso do mercado, destronando a Samsung.

Isso pq ainda existem os modelos de marca Lenovo por aí.
Fábio Moser
Design horrível.
André Silva
Cara se decidir por Motorola minha única dica: não compre nos primeiros meses após lançado. Motorola caiu muito em qualidade, aparelhos com vícios ocultos e a empresa te induz a crer que vc não tem direito a reembolso, somente troca. Lamentável.
Trovalds
Lenovo já vendia celular na China antes de adquirir a Motorola. Certamente esse aumento de vendas pode ser por introduzir a marca por lá já que ela ainda continua vendendo Lenovo e tem também Motorola no portfolio.
leoleonardo85
Eu tenho um Moto Z Play e vou ficar de olho no Z Play 3
Felipe Chagas
Eu cogitei comprar um Motorola pra ser meu próximo aparelho, mas desisti depois de perceber que a empresa decidiu adotar uma linha confusa e com pouco suporte pra atualizações.
leoleonardo85
Não vejo como defender 3 Moto G e 3 Moto E, devia ter um de cada, confunde demais, quando alguém pede recomendação de Smartphone, eu simplesmente não sei dizer de cabeça a diferença entre os diversos Moto G, por exemplo.


E não sei porque existe Moto X