Internet é poder. Alguns países bloqueiam o acesso a determinados serviços, ou até mesmo à rede inteira, para censurar dissidentes. E países como EUA e China vêm travando uma longa guerra cibernética, um tentando atingir a infraestrutura do outro.

Desta vez, a Rússia decidiu criar uma infraestrutura de rede independente para os países BRICS — o que inclui o Brasil. Ela continuaria a funcionar caso a internet global sofra algum problema. O presidente Vladimir Putin quer que isso esteja pronto até 1º de agosto de 2018.

O Conselho de Segurança, principal órgão da Rússia para segurança nacional, deseja criar um sistema alternativo de DNS (servidores de nome de domínio) que não estaria sujeito ao controle de organizações internacionais. Ele seria usado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Basicamente, a Rússia diz que quer se proteger dos EUA. Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, diz: “todos sabemos quem é o principal administrador da internet global. E devido à sua volatilidade, temos que pensar em como garantir nossa segurança nacional”.

O Conselho de Segurança disse em uma reunião recente que “a maior capacidade das nações ocidentais em realizar operações ofensivas no espaço cibernético, bem como a maior disposição em fazer isso, representam uma séria ameaça para a segurança da Rússia”.

Como lembra o Defense One, Rússia e China vêm fazendo pressão há anos para exercerem mais controle sobre a internet e o DNS, através da União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITTU). No entanto, ambos os países têm um histórico preocupante de monitorar e censurar dissidentes — por exemplo, restringindo VPNs que permitem acesso a sites banidos.

Em 2014, os EUA anunciaram que estavam dispostos a ceder o controle da internet a um órgão internacional não-governamental. E em 2016, o ICANN — que regula a distribuição de endereços IP e domínios — enfim foi transferido para uma organização não-governamental com empresas, especialistas, estudiosos e também países.

Com informações: RT, Defense One.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

AnaligiaK
Quando você vive com humanos sempre tem como. V.V
Anti anarcocapitalista
Obrigado pela correção ;)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Nem ela foi. Se fosse, a sigla seria CKCP, ou URCS. Ela tentou ser socialista, aí é outra história.
Anti anarcocapitalista
União Sovietica sim
Marcvs Antonivs

Eu sinceramente não sabia que a Rússia é comunista! Obrigado por ter me informado. Sou um professor de História desatualizado viu! Nossa!

Marcvs Antonivs

O que não quer dizer que uma solução para o problema exposto não precisa ser encontrada, é claro.

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Eu queria entender essa auto-vergonha da direita brasileira, rs!

Gesonel o Mestre dos Disfarces

É tudo basicamente a demarcação do quintal da Rússia.

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Rússia nunca foi comunista.

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Gente, um neomacarthista aqui! kkkkkkkk!

Ricardo - Vaz Lobo

Eu não duvido.

Rafael Nascimento

Russia e China são países que sufocam o acesso livre a internet. Se o Brasil fizer parcerias com esses países quem vai tomar no c* é o povo!

꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Cheeki breeki ty shlyukha!!!!

Renan Barbosa

Autodeterminação dos povos? Meu amigo, sinceramente, todas as nações tentam exercer poder sobre os outros, visando encher o seu próprio copo. Elogiar a Rússia pela sua importância histórica e de confronto a uma hegemonia ideológica, trazendo vários estudos científicos que proporcionam a evolução humana, de defesa e armamento não é, nem de longe, elogiar guerra ou ações que afetem a dignidade e o direito a vida. Acredito que deve haver um equilíbrio e é por isso que faço justiça em mencionar o país que é a Rússia. Queríamos nós nos compararmos a essa nação que investe nas pessoas para que desenvolvam seu potencial.

TrollFeeder

Sensacional... cabocro passa uma graduação, pós é o eacambáu, e nego na internet esculachando. E você passou 3 meses lendo e tá se impondo como dotô... Parabéns...

Exibir mais comentários