Smartphones comercializados no Brasil poderão ser obrigados a ter a função de rádio FM, de acordo com uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 8.438/2017, do deputado Sandro Alex (PSD-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).
Pela versão atual do texto, “os aparelhos de telefonia celular que são importados, fabricados ou montados no país deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada”. O recurso deverá ser compatível com o padrão brasileiro, que terá uma faixa estendida em breve (de 76,1 até 107,9 MHz).
Na justificativa, o deputado Sandro Alex defende que aproximadamente 97% dos celulares produzidos no mundo têm receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem o recurso ativado. “Obriga-se, assim, que o consumidor adquira um pacote de dados, de forma onerosa, para o acesso às transmissões via streaming, tecnologia mais suscetível à instabilidade de transmissão”, diz o texto.
O deputado também afirma que a liberação do FM nos celulares é uma “tendência mundial”, citando uma norma do México que tornou obrigatória a ativação do chip de rádio; e uma recomendação da FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, que sugeriu às fabricantes de smartphones que permitam a recepção de FM nos aparelhos.
O projeto de lei segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e depois para votação no Senado.
Com informações: Gazeta do Povo.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eita!!!! Quem maravilha!!! Nunca fiquei tão animado quanto com essa notícia. Pode me chamar de retrógrado,mas adoro escutar rádio. E sinto muita falta disso. E das entradas de 3,5 (P2).
só quero ver como vão fazer com a apple....
Mandei e-mail para esse deputado e ele não respondeu.
Vamos encher a caixa de email dele.
Perguntei porque motivo essa lei autoritária está tramitando e porque não extinguem a "Voz do Brasil" ao invés disso.
E quem vai obrigar a Apple?
Oras, até parece que alguém vai deixar de vender aqui por um mizero chip FM que existente deste os nokia quadrado, que alias se não me engano vem junto com o SoC.
Não se esqueça que por aqui ja temos variantes de modelos destinado ao nosso mercado ou américa latina, equipados com DTV, que é muito mais difícil de implementar que um radinho.
Eu não deveria porque vc tem internet e deve saber procurar algo no google, mas veja essa pesquisa de 2015 da PUCRS:
http://portal.eusoufamecos....
Ps: de lá pra cá, com o barateamento da banda larga e o aumento dos serviços de stream, essa audiência, que já era baixa no Brasil todo, já deve ter caído e muito!
Se o sinal de internet fosse de graça quanto um sinal de rádio, eu até concordaria com esse seu discurso de substituição de uma tecnologia obsoleta por uma mais moderna, mas internet é paga, né...nem todo mundo tem acesso, né? Então, apesar do mercado ditar qual tecnologia fica obsoleta, o governo precisa intervir em prol da sociedade. Não se trata, portanto, de manter-se no VHS ou no vinil, em eras de Netflix e mp3 só por gostar de ser "vintage", porque nem todo mundo tem acesso a esses canais. Sem falar que seu ponto de vista está sendo reducionista, rádio não serve apenas para ouvir música, é fonte de informação e divulgação, coisa que uma Apple music ou Spotify não é especializada.
Amigo, as empresas que são donas de rádio, como a desse deputado pilantra realmente brigam pra aumentar sua audiência, mas as estações mais conhecidas, que não preciso nem citar os nomes, já imploram para que seus usuários baixem seus *aplicativos* e escutem suas radios online, o nome disso é progresso colega. Se vc quer continuar vendo vhs é uma opção sua, se vc tem vários amigos que gostam de fita cassete e escutam LPs, é opção deles, não queiram forçar quem quer acompanhar as inovações tecnológicas a aderir...
Ps: SIM, o mercado dita o que fica obsoleto ou não, se vc não concorda ou não entende nem isso, não vale nem a pena continuar essa discussão...
Exato. Apesar que aparentemente, aprelhos importados não entram no projeto, então mais provável começarem a importar...
Que chorume. parabéns pra quem elegeu esse verme, ta ajudando a cagar com o país
Ah, as empresas que você se refere são as empresas que fabricam celulares, não as empresas que já são donas de canais de rádio. Bom, que os celulares não querem mais oferecer rádio, isso é óbvio, não é o que vai embasar sua justificativa de que o rádio está perdendo sua audiência, como você tinha afirmado antes. O mercado força seus usuários a usarem seus serviços de streaming e por isso o rádio está ficando obsoleto? Cada justificativa dessas só me fazem gostar ainda mais do projeto de lei. Veja se você consegue descobrir alguma matéria mais recente de que as pessoas estão deixando a rádio nos dias atuais.
Serve esse exemplo da apple:
https://macmagazine.com.br/...
Se não servir, basta utilizar a lógica, as empresas querem baratear o custo de produção, ao mesmo tempo elas querem vender seus serviços de stream, concorda? Então pq elas manteriam um chip que encarece o custo de seus aparelhos e concorre com seus serviços?
E você podia trazer algum dado concreto que fundamente seu argumento
Outra notícia "um pouco" mais recente que a sua de 02/2013:
https://macmagazine.com.br/...
Jovem, verifique a data das postagens que vc lê antes de compartilhar... ;) Talvez em 2013 o rádio fosse mais utilizado mesmo, (até pq o spotify chegou ao Brasil em 2014, hehehehe), hoje, os celulares de ponta já estão abandonando os chips de rádio, jovem! ;)
Não é teoria da conspiração, é lógica, é capitalismo, simples assim. Cadê teu contra-argumento, acho que tu perdeu por aí...
Atender um público cada vez menor? As empresas estão abandonando as rádios? Onde você leu isso jovem?
Olha só o que eu peguei de outra notícia: "Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ele está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%"
http://www.redebrasilatual....
Já sim. Mesmo assim gostei do rádio ^^
Exatamente, a questão é que dará menos despesas com 81 senadores do que os 513 deputados.
Mas parece que ninguém quer mudar isso!
Não, ele não quer um telefone de ponta. Ele quer sem Rádio FM. Quanto às inutilidade é muito subjetivo, pra quem trabalha e ganha o necessário, estudar é inútil, por exemplo.
Já sobre os lançamentos, o S8 foi lançado com rádio FM nos EUA, linha Motorola e LG tem também. É um equipamento que pode não pesar na escolha, mas é muito bom como um atrativo à mais. Já fui em muitos lugares que não tem sinal, mas tinha estação FM.
Parabéns pela historinha de teoria da conspiração, poderia ter pensado mais antes de escrever isso.
Pq na hora que o desastre ocorrer eu vou me preocupar em comprar um rádio sendo que o aparelho que está comigo o tempo todo poderia ter essa função.
O problema que vc não percebeu colega é que os celulares mais novos estão vindo sem chip de rádio e as grandes empresas não vão mudar ou criar uma linha de produção especial pro mercado pobre do Brasil, logo vão parar de produzir por aqui. Em breve os obsoletos que são os unicos que ainda tem chip de rádio não terão mais suporte ou
Tipo, todos os celulares de ponta estão vindo sem chip de rádio, somente xingling (que por sinal vai ser proibido no começo do proximo ano) e celulares mais antigos ou mais fracos ainda carregam esse encosto inútil... É ele que não bate bem por querer os celulares de ponta?
Não que o senado seja muito melhor, mas com certeza 513 sanguessugas a menos faria uma boa diferença! =)
Ultimo iphone com chip de rádio foi o 6S. Não interessam os motivos da empresa, o que importa é que ela não vai mudar sua linha de produção para atender o mercado pobre do Brasil... simplesmente irão parar de produzir por aqui...
Simples, parar de produzir no Brasil. Se contente em ter um iphone 6S, o último a ter chip de rádio, isso se ela quiser ativar, o que eu acho difícil. Ou compre fora e seja feliz...
E vc já leu a resposta da Apple? Não não vamos ativar simplesmente pq não tem mais chip de radio nos nossos aparelhos desde o iphone 7 [ponto
É não colega, isso é prevaricação mesmo, vem do Estado a decisão e o tal deputado deveria estar preso...
UHauhauhuah mais um superestimando o mercado no Brasil... É sim cara, todo mundo aqui tem um Iphone X, vejo direto no busão a caminho do trabalho as pessoas batendo selfies e escutando spotify nos seus iphones 8 e X... Amigo, se a apple não atendeu a solicitação da FCC, uma das agencias de telecomunicações mais importantes nos EUA, tu acha que vai mudar sua linha de produção pra atender os miseráveis no Brasil? Sonha, mas sonha bem alto pra ver se eles te escutam...
Já pensou que vc pode, acredite se quiser, comprar um radio!? 0_0
E que tal essas pessoas adquirirem um celular com rádio, ou mesmo (pasmem!) um radio de 10 reais!? Forçar as empresas a colocarem um chip que não está mais em uso é pedir para que elas parem sua produção no país...
E não foi atendida, simplesmente, porque desde o iphone 7 a apple não tem mais chips de rádio nos celulares...
Pois é olha que interessante, já parou pra pensar (fora do seu umbigo): "se o povo não tá comprando e as empresas estão abdicando do chip de rádio é pq o público é irrisório e não compensa o gasto?!" Obrigar nunca foi solução pra nada, vcs estão superestimando demais o mercado brasileiro, as empresas não vão encarecer, vão é deixar de produzir no país, simplesmente pq não compensa...
Não, é inviável porque a maioria das empresas está abandonando a tecnologia de radio, seja por ter um custo a mais para atender um público cada vez menor, seja porque concorre com serviços que elas vendem, seja porque já existe a opção de comprar um radinho de pilha de 10 reais em qualquer budega, de qualquer forma, estão abandonando, isso é fato.
Forçá-las a incluir/ativar um chip obsoleto nos seus celulares de ponta, em um mercado que já não é dos maiores, é pedir para que elas parem a produção no país. Obrigar nunca é solução, em breve, graças a essa lei "super-positiva", estaremos fabricando somente celulares de baixo custo no país, que são os que ainda possuem rádio, viva o progresso! #sqn
Vc está sendo muito otimista Vitor, o mais provável é que elas simplesmente não queiram adaptar sua linha de produção para o Brasil. Vamos chegar em 2020 usando nokia 3310
Já pensou em adquirir um radinho de pilha de 10 reais cuja bateria dura um mês e por isso seria bem melhor do que um celular em caso de desastre? Não né? Muito melhor é obrigar a empresas a ativarem/incluirem um chip ultrapassado pra atender as firulas de um político safado legislando em causa própria... Qual o próximo passo? Vamos botar drivers de disquete em notebook, entrada de vhs em blurays, toca-fitas em carros e mp3 players, entrada de cartucho em consoles?
A partir do iphone 7, a apple disse que não bota mais chips de radio nos seus aparelhos... viva o progresso! #sqn
Não. A FCC (Anatel dos EUA), só pediu para as fabricantes que tivessem suporte no hardware para liberar o rádio FM por conta de catástrofes naturais, como as que tiveram esses meses atrás, e o acesso à telefonia ficava indisponível, mas os rádios FM continuavam funcionar por muuuuitos KMs por conta de suas baixas frequências.
O que acontece é praticamente o mesmo que o Bluetooth e Wi-Fi onde o custo pra adaptar o hardware Wi-Fi para funcionar junto com o Bluetooth é muito baixo e por isso ele acaba vindo incluso. O rádio FM em muitos celulares vem de "brinde" com o modem 4G presentes em principalmente Snapdragons. O que resta é a empresa desenvolver drivers e um software para funcionar.
E é o tipo de coisa que só se descobre quando vc tá meio isolado e quer ouvir algo, ai pá, não tem FM a peste do celular. Apesar de parecer interesseira a proposta, acredito em seu mérito.
Talvez esteja precisando estudar um pouco mais pra não ficar só no "pra mim.."
Primeiro, que apenas metade dos smartphones possuem suporte para ter Radio FM.
Segundo ponto, não basta ativar, tem que testar, desenvolver um aplicativo, etc. Aumenta custos por ser um mercado especifico (Brasil). Como seria algo especifico, há ainda o problema de atualizações (outra FW, versões diferentes para operadoras, etc). Novos custos com atualizações (se chegar a liberar)
O povo deixar de comprar por conta de rádio seria impossível já que rádio esta quase morto (não vai morrer de verdade, vai sempre existir, mas não é essencial pra mais ninguém). Nesse caso a lei vai te ajudar mais do que o mercado.
É nos EUA também
https://techcrunch.com/2017...
Segundo a lei, apenas celulares fabricados no Brasil seriam afetados, logo, iam vender apenas importados (iPhone ao menos)
Não estamos não.
Assim como não usa FM por ser boa. Só usam quando não tem nada melhor.
Seria interessante incluir no corpo da notícia que o deputado citado abriu em conjunto com o irmão uma rádio há alguns que está registrada no nome dos pais deles. Ou seja, é só mais um caso de um corporativista vagabundo legislando em causa própria.
e a garantia?
Tô tentando achar relação com o que se discute aqui e a sua pergunta.
Proposta interessante. Eu comprei um Galaxy S6 Edge e só me dei conta que ele não tinha rádio FM quando fui conectar no transmissor da minha TV e fiquei #decepcionado.
Vamos ver se agora os reviews do Tecnoblog passam a destacar a falta ou presença dessa funcionalidade nos reviews de aparelhos.
Você quer dizer que, por isso ter rádio nos celulares é inviável? Ou que o projeto de lei deveria incluir que a tecnologia deveria ser incrementada ao ponto de não depender de fones de ouvido?
Olha eu acho que muita gente usa fone de ouvido, principalmente quem utiliza transporte público, então, não vejo isso como um problema. Já é um bom avanço obrigar os celulares a terem rádio. O fone de ouvido é um detalhe.
99% dos telefones precisam estar ligados a fones de ouvido para ativarem a função rádio. Quantas pessoas que usam telefones levam fones de ouvido consigo?
Em situações de desastre natural há recursos de SMS definidos em GSM.
Smartphones têm bateria pífia para aguentar rádio nessas situações.
Um rádio de pilha funciona meses sem trocá-las. Um smartphone vai funcionar um ou dois dias no modo rádio, antes da bateria acabar.
Ou seja: benefício de rádio no celular é quase nulo em catástrofe.
E para informações de calamidades, melhor SMS.
Tanta coisa para ser feita e esses folgados ficam brincado de FM ou AM
E o que a coreia do norte tem a ver?
Ninguem esta lhe obrigando a usar o rádio FM, difícil entender isso? Meu celular tem radio fm mas só usei 2 ou 3 vezes dos 3 anos que tenho ele, ponto final.
Eu gostei muito, gostaria mais se o povo simplesmente não comprasse os cel sem rádios e não precisasse do governo exigir nada.
A lei poderia ser de que as companhias não poderiam colocar rádio FM e desativalo.
Quem não gostou pode usar o argumento de que vai encarecer, mas não vai ser muito mais caro.
Vcs que reclamam dessa obrigatoriedade aqui já leram a notícia de meses atrás que nos EUA também haverá obrigatoriedade dos rádios FM estarem habilitados?
https://g1.globo.com/tecnol...
A Apple cobra uma taxa que a Samsung e a Google não cobram. Por isso ainda não foi lançado aqui,
QUANTO MIMIMI..... Se o cara tem rádio ou não pouco importa...! O importante é que a maioria dos telefones são fabricados com o chip de recepção de rádio FM. Se tem na placa do telefone, tem que estar ativo... Se não retira.. um chip a menos.. um peso a menos... um lixo a menos no meio-ambiente. Vamos ser mais maduros... Vamos lutar e crer que teremos um país cada dia melhor.. Pessimismo e blá..blá..blá.. não resolve nada! O abunda não prejudica... Quem não quiser usar o rádio não liga....
Samsung Pay (desde 2016) e Android Pay discordam rs
O Apple Pay não é lançado aqui, muito mais por causa dos bancos do que da Apple.
Vou escrever em CAPS mesmo: AS MINHAS PRECES FORAM OUVIDAS!!!!!!!!!!!! CHUPA SAMSUNG E APPLE, E QUEM MAIS VENDE CELULAR SEM RÁDIO FM!
E já lançariam Apple pay por aqui, cobrança em moeda local.. Também acho mais fácil ela sair do mercado.
Eu trabalho em rádio, e mesmo assim nao concordo, hoje em dia o rádio e muito pouco usado, e quem usa prefere streaming.
Se o mercado brasileiro fosse realmente importante para a Apple, eles nos colocariam entre os primeiros ao lançar um aparelho.
O cara tem uma rádio, so por isso ta fazendo essas merdas.
e votam em uma [email protected]## vai se preocupar com seu eleitorado seu b!
Se a Maçazinha Mordida parasse de vender seus produtos no Brasil, estaria fazendo um favor para o mercado brasileiro.
Cara, é Brasil, não se esqueça disso. Eu não duvido de mais nada, capaz de falarem que vai ficar mais caro porque precisam colocar mais um chip na mesma carcaça existente, e tem muita gente que vai acreditar.
Se tu procura celular pela a exclusão de um equipamento a mais, você não bate bem.
Esses topo de linha deveriam vir com essas coisas todas. São tão caros...
A maioria da população na verdade não têm e Spotify.
Duvido a Apple perder o mercado onde ela mais sai de boca cheia.
Tanta coisa pra aprovar, aprova uma coisa dessas.
É, Brazilian, meu povo.
Útil pra caralho essa lei. Nossa! Vai fazer falta celular sem FM? Não,a maior parte da população nem deve usar mais. Usa só quando ta no trânsito e não tem um smartphone pra escutar Spotify ou o próprio carro "não aguenta essa tecnologia".
O que adianta ativar rádio FM no iPhone se a bateria nao dura? rsrsrs
O problema é procurar problema onde não existe problema.
Você esta problematizando a falta de problemas.
O que é problema mesmo?
Bom, parece que ele está falando a vdd, independente dos interesses por trás.
https://www.theverge.com/20...
Se levarmos em conta que muitas pessoas moram em regiões que não são atendidas por internet móvel, a medida é boa, independente das intenções contidas por trás dessa lei.
Baita iniciativa do Estado metendo a bota na sua cara :)
Apesar dos interesses obscuros, há casos de desastres em que o único sinal que funciona é o de rádio. De certa forma é bom.
Todos deveriam vir com tv digital também! >:-(
Se o cara não fosse radialista e família não tivesse uma rádio, seu até acreditava na idoneidade, mas não da né!
Ele faz um projeto obrigando que todos os carros do brasil, saiam de fábrica com ar condicionado sem onerar no valor final, na redução do custo de emplacamento ou para se tirar a carteira a de motorista, ou mesmo, para que as operadores oferecem mais internet, por um valor mais baixo, etc?
Quero ver o que a Apple vai fazer sobre isso.
Encarecer o que ja existe?
E no que a presença de radio fm afeta seu uso do telefone?
O Estado brasileiro não te dá direito de escolha.
Brasil sendo Brasil...
Desastre é ter que pagar para esse pessoal criar esse tipo de lei.