Início » Legislação » Comissão da Câmara aprova projeto que obriga rádio FM em smartphones vendidos no Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que obriga rádio FM em smartphones vendidos no Brasil

Paulo Higa Por

Smartphones comercializados no Brasil poderão ser obrigados a ter a função de rádio FM, de acordo com uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 8.438/2017, do deputado Sandro Alex (PSD-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Pela versão atual do texto, “os aparelhos de telefonia celular que são importados, fabricados ou montados no país deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada”. O recurso deverá ser compatível com o padrão brasileiro, que terá uma faixa estendida em breve (de 76,1 até 107,9 MHz).

Na justificativa, o deputado Sandro Alex defende que aproximadamente 97% dos celulares produzidos no mundo têm receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem o recurso ativado. “Obriga-se, assim, que o consumidor adquira um pacote de dados, de forma onerosa, para o acesso às transmissões via streaming, tecnologia mais suscetível à instabilidade de transmissão”, diz o texto.

O deputado também afirma que a liberação do FM nos celulares é uma “tendência mundial”, citando uma norma do México que tornou obrigatória a ativação do chip de rádio; e uma recomendação da FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, que sugeriu às fabricantes de smartphones que permitam a recepção de FM nos aparelhos.

O projeto de lei segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e depois para votação no Senado.

Com informações: Gazeta do Povo.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Silva
Eita!!!! Quem maravilha!!! Nunca fiquei tão animado quanto com essa notícia. Pode me chamar de retrógrado,mas adoro escutar rádio. E sinto muita falta disso. E das entradas de 3,5 (P2).
Guilherme Silva
Eita!!!! Quem maravilha!!! Nunca fiquei tão animado quanto com essa notícia. Pode me chamar de retrógrado,mas adoro escutar rádio. E sinto muita falta disso. E das entradas de 3,5 (P2).
Eliezer
Toma mais estado que tá pouco...
Tales Cembraneli Dantas
+ Livre Iniciativa e - Regras Governamentais...
Sergio Rainor
E desde quando uma lei idiota criada por um deputado canalha tem a ver com "interesse privado"? Só se for o interesse privado dele.
Sergio Rainor
O próximo passo será obrigar os celulares a virem com TV....
Keaton
Nossa... não ouço falar de Rádio FM desde 1990's...
betones
sei lá... acho que quem escuta rádio, já tem um rádio....
comendo 🍮
só quero ver como vão fazer com a apple....
Vin Diesel
só quero ver como vão fazer com a apple....
Fabio Alvez
Tem que rir desses nossos políticos. Tava aqui pensando, a Apple vai lançar uma versão mais que especial só pro Brasil com rádio FM!? Ou outras faricantes que não tem em seus portfólios aparelhos com receptor FM!?
Eduardo Costa
Excelente pensamento! #sqn Então vamos diminuir a concorrência e deixar somente uma ou duas empresas vendendo seus celulares de ponta a preço de ouro... Não se iluda, se vc acha que o iphone é caro e o galaxy Sn é barato ou pelo menos mais acessível, se não houvesse um, o outro poderia encarecer seu produto o quanto quisesse...
Eduardo Costa
Amigo, tente entender, não estou desprezando o valor do rádio como meio de comunicação, nem defendendo spotify, netflix, etc... Não é o MEU ponto de vista, quando as empresas se juntam para tornar o rádio obsoleto, elas não vão adaptar sua produção porque o Brasil acha que precisa ter rádio nos aparelhos, elas simplesmente vão deixar de produzir para este mercado! Entende como isso vai contra todo avanço tecnológico!? Vc acha que a Pioneer iria produzir sons pro Brasil se obrigassem a manter toca-fitas, a Sony iria produzir blurays com entrada de VHS só pq o Brasil acha que é necessário? A Microsoft iria criar uma versão especial do XBox ou a Sony do ps4 com entrada de cartucho pq um deputado acha que é melhor? Não, colega, não iriam, porque mudar a linha de produção é caro pra caraleo e o ROI não seria positivo!
Se nós temos a opção de pegar um aparelho com rádio, NÃO precisamos obrigar todos os modelos de uma empresa a ter, pq ela NÃO vai fazer, vc vai fechar as portas do mercado pra ela, entende?
Eduardo Costa
Não cara, o problema não é o valor do chip em si, é o custo de produção. O procedimento não é artesanal, eles trabalham com uma linha de montagem, tudo é muito bem definido e padronizado, os circuitos das placas, o molde do aparelho, o material utilizado, etc. Quando vc pede pra mudar um "mísero chip de rádio", na verdade vc está pedindo que eles criem toda uma linha de produção especial para atender um mercado que nem mesmo é dos maiores, entende? O custo disso é caríssimo e as vezes compensa mais deixar de produzir em um determinado local do que se arriscar a ter prejuízo.
Ps: O que existe "desde tal aparelho" não quer dizer que ainda exista hoje, aliás, muito pelo contrário, pode se tornar obsoleto e ser retirado por diversos motivos, custo, espaço, peso, estratégia de mercado, etc... Se fosse assim, hoje os consoles teriam entrada pra cartucho, os blurays teriam entrada de VHS, os dvd players de carro teriam toca-fitas, etc...
Ps2: Ótimo, existem opções para quem faz questão do rádio, não queiram obrigar a colocar em todos os aparelhos e arriscar perder uma grande empresa no brasil, então.
IAmYourFather-Your Mom Likes
Mandei e-mail para esse deputado e ele não respondeu.Vamos encher a caixa de email dele.Perguntei porque motivo essa lei autoritária está tramitando e porque não extinguem a "Voz do Brasil" ao invés disso.
iamyourfather - your mom likes
Mandei e-mail para esse deputado e ele não respondeu.
Vamos encher a caixa de email dele.

Perguntei porque motivo essa lei autoritária está tramitando e porque não extinguem a "Voz do Brasil" ao invés disso.
richardsonvix
E quem vai obrigar a Apple?
Richardson Dos Santos Neves
E quem vai obrigar a Apple?
Samuell Henrique
Deputado infeliz. Muitos deputados são donos de emissoras de rádios FM. Quem votou nessa desgraça humana se corrija. Projeto inútil.
ばか
Oras, até parece que alguém vai deixar de vender aqui por um mizero chip FM que existente deste os nokia quadrado, que alias se não me engano vem junto com o SoC.Não se esqueça que por aqui ja temos variantes de modelos destinado ao nosso mercado ou américa latina, equipados com DTV, que é muito mais difícil de implementar que um radinho.
Eduardo Costa
Eu não deveria porque vc tem internet e deve saber procurar algo no google, mas veja essa pesquisa de 2015 da PUCRS:http://portal.eusoufamecos....Ps: de lá pra cá, com o barateamento da banda larga e o aumento dos serviços de stream, essa audiência, que já era baixa no Brasil todo, já deve ter caído e muito!
Geremias Bristot
Se o sinal de internet fosse de graça quanto um sinal de rádio, eu até concordaria com esse seu discurso de substituição de uma tecnologia obsoleta por uma mais moderna, mas internet é paga, né...nem todo mundo tem acesso, né? Então, apesar do mercado ditar qual tecnologia fica obsoleta, o governo precisa intervir em prol da sociedade. Não se trata, portanto, de manter-se no VHS ou no vinil, em eras de Netflix e mp3 só por gostar de ser "vintage", porque nem todo mundo tem acesso a esses canais. Sem falar que seu ponto de vista está sendo reducionista, rádio não serve apenas para ouvir música, é fonte de informação e divulgação, coisa que uma Apple music ou Spotify não é especializada.
Eduardo Costa
Amigo, as empresas que são donas de rádio, como a desse deputado pilantra realmente brigam pra aumentar sua audiência, mas as estações mais conhecidas, que não preciso nem citar os nomes, já imploram para que seus usuários baixem seus *aplicativos* e escutem suas radios online, o nome disso é progresso colega. Se vc quer continuar vendo vhs é uma opção sua, se vc tem vários amigos que gostam de fita cassete e escutam LPs, é opção deles, não queiram forçar quem quer acompanhar as inovações tecnológicas a aderir...Ps: SIM, o mercado dita o que fica obsoleto ou não, se vc não concorda ou não entende nem isso, não vale nem a pena continuar essa discussão...
Vitor Mikaelson
Exato. Apesar que aparentemente, aprelhos importados não entram no projeto, então mais provável começarem a importar...
Alex Panceri
Que chorume. parabéns pra quem elegeu esse verme, ta ajudando a cagar com o país
Geremias Bristot
Ah, as empresas que você se refere são as empresas que fabricam celulares, não as empresas que já são donas de canais de rádio. Bom, que os celulares não querem mais oferecer rádio, isso é óbvio, não é o que vai embasar sua justificativa de que o rádio está perdendo sua audiência, como você tinha afirmado antes. O mercado força seus usuários a usarem seus serviços de streaming e por isso o rádio está ficando obsoleto? Cada justificativa dessas só me fazem gostar ainda mais do projeto de lei. Veja se você consegue descobrir alguma matéria mais recente de que as pessoas estão deixando a rádio nos dias atuais.
Eduardo Costa
Serve esse exemplo da apple:https://macmagazine.com.br/...Se não servir, basta utilizar a lógica, as empresas querem baratear o custo de produção, ao mesmo tempo elas querem vender seus serviços de stream, concorda? Então pq elas manteriam um chip que encarece o custo de seus aparelhos e concorre com seus serviços?
Geremias Bristot
E você podia trazer algum dado concreto que fundamente seu argumento
Eduardo Costa
Outra notícia "um pouco" mais recente que a sua de 02/2013: https://macmagazine.com.br/...
Eduardo Costa
Jovem, verifique a data das postagens que vc lê antes de compartilhar... ;) Talvez em 2013 o rádio fosse mais utilizado mesmo, (até pq o spotify chegou ao Brasil em 2014, hehehehe), hoje, os celulares de ponta já estão abandonando os chips de rádio, jovem! ;)
Eduardo Costa
Não é teoria da conspiração, é lógica, é capitalismo, simples assim. Cadê teu contra-argumento, acho que tu perdeu por aí...
Geremias Bristot
Atender um público cada vez menor? As empresas estão abandonando as rádios? Onde você leu isso jovem?Olha só o que eu peguei de outra notícia: "Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ele está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%"http://www.redebrasilatual....
zoiuduu .
Já sim. Mesmo assim gostei do rádio ^^
MxlBR
Exatamente, a questão é que dará menos despesas com 81 senadores do que os 513 deputados.Mas parece que ninguém quer mudar isso!
Yago G. Oliveira
Não, ele não quer um telefone de ponta. Ele quer sem Rádio FM. Quanto às inutilidade é muito subjetivo, pra quem trabalha e ganha o necessário, estudar é inútil, por exemplo.Já sobre os lançamentos, o S8 foi lançado com rádio FM nos EUA, linha Motorola e LG tem também. É um equipamento que pode não pesar na escolha, mas é muito bom como um atrativo à mais. Já fui em muitos lugares que não tem sinal, mas tinha estação FM.
ばか
Parabéns pela historinha de teoria da conspiração, poderia ter pensado mais antes de escrever isso.
Igor
Pq na hora que o desastre ocorrer eu vou me preocupar em comprar um rádio sendo que o aparelho que está comigo o tempo todo poderia ter essa função.
Eduardo Costa
O problema que vc não percebeu colega é que os celulares mais novos estão vindo sem chip de rádio e as grandes empresas não vão mudar ou criar uma linha de produção especial pro mercado pobre do Brasil, logo vão parar de produzir por aqui. Em breve os obsoletos que são os unicos que ainda tem chip de rádio não terão mais suporte ou
Eduardo Costa
Tipo, todos os celulares de ponta estão vindo sem chip de rádio, somente xingling (que por sinal vai ser proibido no começo do proximo ano) e celulares mais antigos ou mais fracos ainda carregam esse encosto inútil... É ele que não bate bem por querer os celulares de ponta?
Eduardo Costa
Não que o senado seja muito melhor, mas com certeza 513 sanguessugas a menos faria uma boa diferença! =)
Eduardo Costa
Ultimo iphone com chip de rádio foi o 6S. Não interessam os motivos da empresa, o que importa é que ela não vai mudar sua linha de produção para atender o mercado pobre do Brasil... simplesmente irão parar de produzir por aqui...
Eduardo Costa
Simples, parar de produzir no Brasil. Se contente em ter um iphone 6S, o último a ter chip de rádio, isso se ela quiser ativar, o que eu acho difícil. Ou compre fora e seja feliz...
Eduardo Costa
E vc já leu a resposta da Apple? Não não vamos ativar simplesmente pq não tem mais chip de radio nos nossos aparelhos desde o iphone 7 [ponto
Eduardo Costa
É não colega, isso é prevaricação mesmo, vem do Estado a decisão e o tal deputado deveria estar preso...
Eduardo Costa
UHauhauhuah mais um superestimando o mercado no Brasil... É sim cara, todo mundo aqui tem um Iphone X, vejo direto no busão a caminho do trabalho as pessoas batendo selfies e escutando spotify nos seus iphones 8 e X... Amigo, se a apple não atendeu a solicitação da FCC, uma das agencias de telecomunicações mais importantes nos EUA, tu acha que vai mudar sua linha de produção pra atender os miseráveis no Brasil? Sonha, mas sonha bem alto pra ver se eles te escutam...
Eduardo Costa
Já pensou que vc pode, acredite se quiser, comprar um radio!? 0_0
Eduardo Costa
E que tal essas pessoas adquirirem um celular com rádio, ou mesmo (pasmem!) um radio de 10 reais!? Forçar as empresas a colocarem um chip que não está mais em uso é pedir para que elas parem sua produção no país...
Eduardo Costa
E não foi atendida, simplesmente, porque desde o iphone 7 a apple não tem mais chips de rádio nos celulares...
Eduardo Costa
Pois é olha que interessante, já parou pra pensar (fora do seu umbigo): "se o povo não tá comprando e as empresas estão abdicando do chip de rádio é pq o público é irrisório e não compensa o gasto?!" Obrigar nunca foi solução pra nada, vcs estão superestimando demais o mercado brasileiro, as empresas não vão encarecer, vão é deixar de produzir no país, simplesmente pq não compensa...
Eduardo Costa
Não, é inviável porque a maioria das empresas está abandonando a tecnologia de radio, seja por ter um custo a mais para atender um público cada vez menor, seja porque concorre com serviços que elas vendem, seja porque já existe a opção de comprar um radinho de pilha de 10 reais em qualquer budega, de qualquer forma, estão abandonando, isso é fato.Forçá-las a incluir/ativar um chip obsoleto nos seus celulares de ponta, em um mercado que já não é dos maiores, é pedir para que elas parem a produção no país. Obrigar nunca é solução, em breve, graças a essa lei "super-positiva", estaremos fabricando somente celulares de baixo custo no país, que são os que ainda possuem rádio, viva o progresso! #sqn
Eduardo Costa
Vc está sendo muito otimista Vitor, o mais provável é que elas simplesmente não queiram adaptar sua linha de produção para o Brasil. Vamos chegar em 2020 usando nokia 3310
Eduardo Costa
Já pensou em adquirir um radinho de pilha de 10 reais cuja bateria dura um mês e por isso seria bem melhor do que um celular em caso de desastre? Não né? Muito melhor é obrigar a empresas a ativarem/incluirem um chip ultrapassado pra atender as firulas de um político safado legislando em causa própria... Qual o próximo passo? Vamos botar drivers de disquete em notebook, entrada de vhs em blurays, toca-fitas em carros e mp3 players, entrada de cartucho em consoles?
Eduardo Costa
A partir do iphone 7, a apple disse que não bota mais chips de radio nos seus aparelhos... viva o progresso! #sqn
Vitor
Não. A FCC (Anatel dos EUA), só pediu para as fabricantes que tivessem suporte no hardware para liberar o rádio FM por conta de catástrofes naturais, como as que tiveram esses meses atrás, e o acesso à telefonia ficava indisponível, mas os rádios FM continuavam funcionar por muuuuitos KMs por conta de suas baixas frequências.
Vitor
O que acontece é praticamente o mesmo que o Bluetooth e Wi-Fi onde o custo pra adaptar o hardware Wi-Fi para funcionar junto com o Bluetooth é muito baixo e por isso ele acaba vindo incluso. O rádio FM em muitos celulares vem de "brinde" com o modem 4G presentes em principalmente Snapdragons. O que resta é a empresa desenvolver drivers e um software para funcionar.
William Lima Crisostomo
E é o tipo de coisa que só se descobre quando vc tá meio isolado e quer ouvir algo, ai pá, não tem FM a peste do celular. Apesar de parecer interesseira a proposta, acredito em seu mérito.
robsonc
Talvez esteja precisando estudar um pouco mais pra não ficar só no "pra mim.."
Vitor Mikaelson
Primeiro, que apenas metade dos smartphones possuem suporte para ter Radio FM.Segundo ponto, não basta ativar, tem que testar, desenvolver um aplicativo, etc. Aumenta custos por ser um mercado especifico (Brasil). Como seria algo especifico, há ainda o problema de atualizações (outra FW, versões diferentes para operadoras, etc). Novos custos com atualizações (se chegar a liberar)
robsonc
O povo deixar de comprar por conta de rádio seria impossível já que rádio esta quase morto (não vai morrer de verdade, vai sempre existir, mas não é essencial pra mais ninguém). Nesse caso a lei vai te ajudar mais do que o mercado.
Vitor Mikaelson
É nos EUA também https://techcrunch.com/2017...
Vitor Mikaelson
Segundo a lei, apenas celulares fabricados no Brasil seriam afetados, logo, iam vender apenas importados (iPhone ao menos)
Vitor Mikaelson
Não estamos não.
HUEHUEHUE BR
Assim como não usa FM por ser boa. Só usam quando não tem nada melhor.
Guilherme Borges Cunha
Seria interessante incluir no corpo da notícia que o deputado citado abriu em conjunto com o irmão uma rádio há alguns que está registrada no nome dos pais deles. Ou seja, é só mais um caso de um corporativista vagabundo legislando em causa própria.
Lairton Gomes
e a garantia?
Geremias Bristot
Tô tentando achar relação com o que se discute aqui e a sua pergunta.
Marks Duarte
Proposta interessante. Eu comprei um Galaxy S6 Edge e só me dei conta que ele não tinha rádio FM quando fui conectar no transmissor da minha TV e fiquei #decepcionado.
Bruno Feliciano
Vamos ver se agora os reviews do Tecnoblog passam a destacar a falta ou presença dessa funcionalidade nos reviews de aparelhos.
Geremias Bristot
Você quer dizer que, por isso ter rádio nos celulares é inviável? Ou que o projeto de lei deveria incluir que a tecnologia deveria ser incrementada ao ponto de não depender de fones de ouvido?Olha eu acho que muita gente usa fone de ouvido, principalmente quem utiliza transporte público, então, não vejo isso como um problema. Já é um bom avanço obrigar os celulares a terem rádio. O fone de ouvido é um detalhe.
ditom
99% dos telefones precisam estar ligados a fones de ouvido para ativarem a função rádio. Quantas pessoas que usam telefones levam fones de ouvido consigo?
ditom
Em situações de desastre natural há recursos de SMS definidos em GSM.Smartphones têm bateria pífia para aguentar rádio nessas situações.
ditom
Um rádio de pilha funciona meses sem trocá-las. Um smartphone vai funcionar um ou dois dias no modo rádio, antes da bateria acabar.Ou seja: benefício de rádio no celular é quase nulo em catástrofe.E para informações de calamidades, melhor SMS.
baixamemoria games
Tanta coisa para ser feita e esses folgados ficam brincado de FM ou AM
ばか
E o que a coreia do norte tem a ver?Ninguem esta lhe obrigando a usar o rádio FM, difícil entender isso? Meu celular tem radio fm mas só usei 2 ou 3 vezes dos 3 anos que tenho ele, ponto final.
zoiuduu .
Eu gostei muito, gostaria mais se o povo simplesmente não comprasse os cel sem rádios e não precisasse do governo exigir nada.A lei poderia ser de que as companhias não poderiam colocar rádio FM e desativalo.Quem não gostou pode usar o argumento de que vai encarecer, mas não vai ser muito mais caro.
Rafael
Vcs que reclamam dessa obrigatoriedade aqui já leram a notícia de meses atrás que nos EUA também haverá obrigatoriedade dos rádios FM estarem habilitados?https://g1.globo.com/tecnol...
Bruno Feliciano
A Apple cobra uma taxa que a Samsung e a Google não cobram. Por isso ainda não foi lançado aqui,
Carlos de Oliveira
QUANTO MIMIMI..... Se o cara tem rádio ou não pouco importa...! O importante é que a maioria dos telefones são fabricados com o chip de recepção de rádio FM. Se tem na placa do telefone, tem que estar ativo... Se não retira.. um chip a menos.. um peso a menos... um lixo a menos no meio-ambiente. Vamos ser mais maduros... Vamos lutar e crer que teremos um país cada dia melhor.. Pessimismo e blá..blá..blá.. não resolve nada! O abunda não prejudica... Quem não quiser usar o rádio não liga....
Fábio Nogueira
Samsung Pay (desde 2016) e Android Pay discordam rs
Bruno Feliciano
O Apple Pay não é lançado aqui, muito mais por causa dos bancos do que da Apple.
Bruno Feliciano
Vou escrever em CAPS mesmo: AS MINHAS PRECES FORAM OUVIDAS!!!!!!!!!!!! CHUPA SAMSUNG E APPLE, E QUEM MAIS VENDE CELULAR SEM RÁDIO FM!
Fábio Nogueira
E já lançariam Apple pay por aqui, cobrança em moeda local.. Também acho mais fácil ela sair do mercado.
Peterson Alves
Eu trabalho em rádio, e mesmo assim nao concordo, hoje em dia o rádio e muito pouco usado, e quem usa prefere streaming.
Bil
Se o mercado brasileiro fosse realmente importante para a Apple, eles nos colocariam entre os primeiros ao lançar um aparelho.
Alex Panceri
O cara tem uma rádio, so por isso ta fazendo essas merdas.
Andre Badiani
e votam em uma [email protected]## vai se preocupar com seu eleitorado seu b!
Carlos Rrd
Se a Maçazinha Mordida parasse de vender seus produtos no Brasil, estaria fazendo um favor para o mercado brasileiro.
Rmavalli
Cara, é Brasil, não se esqueça disso. Eu não duvido de mais nada, capaz de falarem que vai ficar mais caro porque precisam colocar mais um chip na mesma carcaça existente, e tem muita gente que vai acreditar.
Yago G. Oliveira
Se tu procura celular pela a exclusão de um equipamento a mais, você não bate bem.
Yago G. Oliveira
Esses topo de linha deveriam vir com essas coisas todas. São tão caros...
Yago G. Oliveira
A maioria da população na verdade não têm e Spotify.
Yago G. Oliveira
Duvido a Apple perder o mercado onde ela mais sai de boca cheia.
Tori
Tanta coisa pra aprovar, aprova uma coisa dessas.É, Brazilian, meu povo.
HUEHUEHUE BR
Útil pra caralho essa lei. Nossa! Vai fazer falta celular sem FM? Não,a maior parte da população nem deve usar mais. Usa só quando ta no trânsito e não tem um smartphone pra escutar Spotify ou o próprio carro "não aguenta essa tecnologia".
Héliton Nordt
O que adianta ativar rádio FM no iPhone se a bateria nao dura? rsrsrs
ばか
O problema é procurar problema onde não existe problema.Você esta problematizando a falta de problemas.O que é problema mesmo?
Gabs
Bom, parece que ele está falando a vdd, independente dos interesses por trás.https://www.theverge.com/20...
Sid
Se levarmos em conta que muitas pessoas moram em regiões que não são atendidas por internet móvel, a medida é boa, independente das intenções contidas por trás dessa lei.
Juste Belmont
Baita iniciativa do Estado metendo a bota na sua cara :)
Igor
Apesar dos interesses obscuros, há casos de desastres em que o único sinal que funciona é o de rádio. De certa forma é bom.
Exibir mais comentários