Início » Legislação Mobile » Comissão da Câmara aprova projeto que obriga rádio FM em smartphones vendidos no Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que obriga rádio FM em smartphones vendidos no Brasil

Por
30/11/2017 às 17h05
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Smartphones comercializados no Brasil poderão ser obrigados a ter a função de rádio FM, de acordo com uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 8.438/2017, do deputado Sandro Alex (PSD-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Pela versão atual do texto, “os aparelhos de telefonia celular que são importados, fabricados ou montados no país deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada”. O recurso deverá ser compatível com o padrão brasileiro, que terá uma faixa estendida em breve (de 76,1 até 107,9 MHz).

Na justificativa, o deputado Sandro Alex defende que aproximadamente 97% dos celulares produzidos no mundo têm receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem o recurso ativado. “Obriga-se, assim, que o consumidor adquira um pacote de dados, de forma onerosa, para o acesso às transmissões via streaming, tecnologia mais suscetível à instabilidade de transmissão”, diz o texto.

O deputado também afirma que a liberação do FM nos celulares é uma “tendência mundial”, citando uma norma do México que tornou obrigatória a ativação do chip de rádio; e uma recomendação da FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, que sugeriu às fabricantes de smartphones que permitam a recepção de FM nos aparelhos.

O projeto de lei segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e depois para votação no Senado.

Com informações: Gazeta do Povo.

Mais sobre:
  • Pablo Ferna

    deputado ai deve ter família com rádio evangélica hein ?? $$$$$$$$$$

    • Wagner Bonfiglio

      Bingo! Não é evangélica, é a rádio mais famosa de Ponta Grossa (~300mil habitantes, 100km de Curitiba)

      • Pablo Ferna

        Sabia que tinha $$$ envolvido @wagnerbonfiglio:disqus

  • David Diniz

    Ou seja, vou ter que recorrer a importação da china ou qualquer outro país se eu quiser um celular sem rádio FM.

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Praticamente todos os celulares chineses vem com radio FM

      • David Diniz

        Mas se eu não quero comprar um celular com rádio FM?

        • Está no seu direito, fera. Foda-se esse deputado de merda !

        • Yago G. Oliveira

          Se tu procura celular pela a exclusão de um equipamento a mais, você não bate bem pow.

          • David Diniz

            Mas você não respondeu: QUal é o problema de eu ter a OPÇÃO de COMPRA de um celular o qualquer outro SEM rádio FM?

          • Eduardo Costa

            Tipo, todos os celulares de ponta estão vindo sem chip de rádio, somente xingling (que por sinal vai ser proibido no começo do proximo ano) e celulares mais antigos ou mais fracos ainda carregam esse encosto inútil… É ele que não bate bem por querer os celulares de ponta?

          • Yago G. Oliveira

            Não, ele não quer um telefone de ponta. Ele quer sem Rádio FM. Quanto às inutilidade é muito subjetivo, pra quem trabalha e ganha o necessário, estudar é inútil, por exemplo.
            Já sobre os lançamentos, o S8 foi lançado com rádio FM nos EUA, linha Motorola e LG tem também. É um equipamento que pode não pesar na escolha, mas é muito bom como um atrativo à mais. Já fui em muitos lugares que não tem sinal, mas tinha estação FM.

    • Git Gud

      E no que a presença de radio fm afeta seu uso do telefone?

      • David Diniz

        E qual é o problema de eu querer comprar um celular sem o rádio FM?

        • Git Gud

          O problema é procurar problema onde não existe problema.
          Você esta problematizando a falta de problemas.

          O que é problema mesmo?

          • David Diniz

            Você deveria morar na Coréia do norte! O ditador maluco gosta de pessoas como você que gosta de IMPOR o seu gosto em cima de outras pessoas. Se eu quero escolher um celular ou qualquer outro produto que não tenha o rádio FM que eu tenha a opção de compra.

          • Git Gud

            E o que a coreia do norte tem a ver?

            Ninguem esta lhe obrigando a usar o rádio FM, difícil entender isso? Meu celular tem radio fm mas só usei 2 ou 3 vezes dos 3 anos que tenho ele, ponto final.

          • David Diniz

            Difícil entender que eu quero a opção de COMPRAR um produto SEM rádio FM? parece que tem problema.

      • Eduardo Costa

        O problema que vc não percebeu colega é que os celulares mais novos estão vindo sem chip de rádio e as grandes empresas não vão mudar ou criar uma linha de produção especial pro mercado pobre do Brasil, logo vão parar de produzir por aqui. Em breve os obsoletos que são os unicos que ainda tem chip de rádio não terão mais suporte ou não serão mais vendidos e os xing lings que possuem radio até hoje, serão proibidos pela anatel no próximo ano. E aí, consegue enxergar algum problema agora? Bem vindo a Nova-Cuba e seus carros da década de 70.

        • Git Gud

          Parabéns pela historinha de teoria da conspiração, poderia ter pensado mais antes de escrever isso.

          • Eduardo Costa

            Não é teoria da conspiração, é lógica, é capitalismo, simples assim. Cadê teu contra-argumento, acho que tu perdeu por aí…

          • Git Gud

            Oras, até parece que alguém vai deixar de vender aqui por um mizero chip FM que existente deste os nokia quadrado, que alias se não me engano vem junto com o SoC.
            Não se esqueça que por aqui ja temos variantes de modelos destinado ao nosso mercado ou américa latina, equipados com DTV, que é muito mais difícil de implementar que um radinho.

          • Eduardo Costa

            Não cara, o problema não é o valor do chip em si, é o custo de produção. O procedimento não é artesanal, eles trabalham com uma linha de montagem, tudo é muito bem definido e padronizado, os circuitos das placas, o molde do aparelho, o material utilizado, etc. Quando vc pede pra mudar um “mísero chip de rádio”, na verdade vc está pedindo que eles criem toda uma linha de produção especial para atender um mercado que nem mesmo é dos maiores, entende? O custo disso é caríssimo e as vezes compensa mais deixar de produzir em um determinado local do que se arriscar a ter prejuízo.
            Ps: O que existe “desde tal aparelho” não quer dizer que ainda exista hoje, aliás, muito pelo contrário, pode se tornar obsoleto e ser retirado por diversos motivos, custo, espaço, peso, estratégia de mercado, etc… Se fosse assim, hoje os consoles teriam entrada pra cartucho, os blurays teriam entrada de VHS, os dvd players de carro teriam toca-fitas, etc…
            Ps2: Ótimo, existem opções para quem faz questão do rádio, não queiram obrigar a colocar em todos os aparelhos e arriscar perder uma grande empresa no brasil, então.

  • Luís Henrique Brock

    Baita iniciativa. Apesar de todas as novas maneiras de escutar música e informações no celular, as rádios ainda são muito populares. Sem contar que em situações de desastre natural, o rádio FM pode ser um verdadeiro aliado no compartilhamento de informações e notícias.

    •  david

      Desastre é ter que pagar para esse pessoal criar esse tipo de lei.

    • MxlBR

      É só comprar um celular com sistema AM/FM, agora obrigar todos aparelhos a ter esta tecnologia é tão nonsense quanto sustentar 513 deputados e 81 senadores quando não se tem dinheiro para manter um sistema de saúde decente!

    • David Diniz

      O único desastre natural nesse país fica em Brasília e é apoiado por pessoas como você.

    • Eu não ligo para radio. Por mim, tanto faz. Se a pessoa faz questão, é só comprar um aparelho que tenha. Simples! Não precisa de lei.

      O que essa lei faz é encarecer a produção dos produtos e eu que não ligo para isso, pagarei por causa de uma canetada de um VAGABUNDO.

      • Git Gud

        Encarecer o que ja existe?

        • Cara, é Brasil, não se esqueça disso. Eu não duvido de mais nada, capaz de falarem que vai ficar mais caro porque precisam colocar mais um chip na mesma carcaça existente, e tem muita gente que vai acreditar.

      • Toalhinha

        Ué mas a mudança seria que as fabricantes não desativariam o chip, como pode ter aumento de custos nisso? Fora que quem compra um aparelho sem rádio esta pagando por um Soc capado mas com toda certeza pelo valor integral do chip.

        • Primeiro, que apenas metade dos smartphones possuem suporte para ter Radio FM.
          Segundo ponto, não basta ativar, tem que testar, desenvolver um aplicativo, etc. Aumenta custos por ser um mercado especifico (Brasil). Como seria algo especifico, há ainda o problema de atualizações (outra FW, versões diferentes para operadoras, etc). Novos custos com atualizações (se chegar a liberar)

          • Eduardo Costa

            Vc está sendo muito otimista Vitor, o mais provável é que elas simplesmente não queiram adaptar sua linha de produção para o Brasil. Vamos chegar em 2020 usando nokia 3310

          • Exato. Apesar que aparentemente, aprelhos importados não entram no projeto, então mais provável começarem a importar…

    • Juste Belmont

      Baita iniciativa do Estado metendo a bota na sua cara 🙂

    • ditom

      Em situações de desastre natural há recursos de SMS definidos em GSM.
      Smartphones têm bateria pífia para aguentar rádio nessas situações.

    • Eduardo Costa

      Já pensou em adquirir um radinho de pilha de 10 reais cuja bateria dura um mês e por isso seria bem melhor do que um celular em caso de desastre? Não né? Muito melhor é obrigar a empresas a ativarem/incluirem um chip ultrapassado pra atender as firulas de um político safado legislando em causa própria…

  • Gustavo

    Realmente os senhores deputados não tem problemas maiores no país para resolver ao invés de ficar se intrometendo na iniciativa privada… Esse país é uma piada!!!

    • Wagner Bonfiglio

      Tem sim: resolver interesses próprios! (ver meu comentário)

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Acho sacanagem o smart sem rádio fm, mas o mercado tá aí e compra quem quer, mas sacanagem ainda maior é pagar um deputado pra fazer uma lei dessa que fede a lobby.

    • William Lima Crisostomo

      E é o tipo de coisa que só se descobre quando vc tá meio isolado e quer ouvir algo, ai pá, não tem FM a peste do celular. Apesar de parecer interesseira a proposta, acredito em seu mérito.

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    WhatsApp caiu! Vai começar a novela do Telegram novamente, @paulohiga. 😂

  • Wagner Bonfiglio

    Sim, como imaginado nos comentários, o Sandro Alex ficou conhecido em Ponta Grossa (cidade a 100km de Curitiba) através da rádio da sua família, a Mundi FM. “Se não for Mundi, o rádio fundi”

  • Mais um desocupado no congresso com interesses obscuros, onde muitos donos de rádios e afiliadas de TV são políticos.

    • Wagner Bonfiglio

      Olha meu comentário abaixo q vc já vai entender 🙂

      • Isso já é de praxe no Estado onde moro. Todos os *poderosos* são donos das filiadas da Globo e Record (mesma família) e rádios FM.

        • MxlBR

          Um dos principais pontos que acabam com o país é a tal concessão política para TV’s e Rádio. Se os canais não obedecerem a cartilha do governo, podem caçar as concessões. E mais, ainda escolhem quem será o agraciado com a concessão.

          É a censura prévia do Congresso, aí te pergunto, como a mídia pode ser isenta em um país assim?!

          • Não tem como. Jornalismo no Brasil é assessoria de imprensa desses mamíferos.

          • Anti anarcocapitalista

            Tu provavelmente não conhece Nexo, Aos Fatos, etc…

      • Jean Carlos

        Deixe de ser ignorante doug e procure se informar, o que a matéria faltou informar é o REAL motivo de se ter o rádio ativado nos celulares. Em caso de uma catástrofe global ele será o único meio de comunicação disponível, caso também sofra colapso é muito fácil e barato montar uma rádio fm.
        PS: Estamos bem perto de uma 3° e possível última guerra Mundial.

        Veja essa matéria da rede bobo.

        https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/eua-pedem-que-apple-ative-chips-de-radio-fm-em-iphones.ghtml

        • Que direito você tem de vir aqui e chamar alguém de ignorante ? A gente só enxerga nos outros o que a gente é. Certamente você é *bem* informado, fera. Vai lá ler o G1. Beijos

          • Jean Carlos

            Desculpa ter lhe chamado de ignorante cara, eu sei que essa globo é um lixo, e o país nem se fale, mas acho que tem fundamento o que esse deputado radialista de m… propôs, só não sei quais os interesses dele e nunca vamos saber.

          • Não, fera. Basta ler os comentários de quem conhece esse indivíduo e você saberá. Siga seu próprio conselho e procure se informar melhor. Hoje você não é obrigado a beber de uma única fonte, as ferramentas estão aí, use-as e ajude aqueles que ainda estão presos aos viciados meios de comunicação. Trabalhei por 10 anos em empresa de comunicação e, rapousas como esse deputado, são figurinhas tarimbadas. Só não sabe quem não quer.

          • Jefferson Rodrigues

            Não precisamos ser inteligentes ao extremo para saber que estamos à beira de uma 3a guerra mundial.

          • Não estamos não.

          • Anti anarcocapitalista

            O mesmo direito que você tem de chamar deputados de desocupados? :V

        • O que adianta ativar rádio FM no iPhone se a bateria nao dura? rsrsrs

          • ditom

            Um rádio de pilha funciona meses sem trocá-las. Um smartphone vai funcionar um ou dois dias no modo rádio, antes da bateria acabar.
            Ou seja: benefício de rádio no celular é quase nulo em catástrofe.
            E para informações de calamidades, melhor SMS.

  • MxlBR

    Isso só comprova que Câmara dos Deputados é um desperdício de dinheiro. Vamos fechar essa bagaça logo e ficamos só com o Senado Federal.

    -513 mamadores e seus milhares de assessores.

    Sistema unicameral, igual Finlândia, Dinamarca, Suécia, etc…

    • Eduardo Costa

      Não que o senado seja muito melhor, mas com certeza 513 sanguessugas a menos faria uma boa diferença! =)

      • MxlBR

        Exatamente, a questão é que dará menos despesas com 81 senadores do que os 513 deputados.

        Mas parece que ninguém quer mudar isso!

  • Adeus, iPhone.

    • Wagner Bonfiglio

      Isso não vai ser aprovado, mas seria um bom motivo para passar 😛 kkkkk

      QUEM SABE aprovem algum benefício fiscal para smartphones com rádio, deixando o iPhone com preço ainda mais longe dos concorrentes…. Isso sim é possível e não duvidaria!

  • Tom

    Brasil sendo Brasil…

  • xphanton

    Não sou a favor da obrigação porém, seria interessante algum incentivo fiscal para celulares com radio FM. Apesar de ter um iPhone 5 e ter que recorrer a aplicativos (e gastar meu pacote de dados), dou muito valor a celulares com esta função justamente por ser um recurso que não depende de dados e está sempre a disposição em quase todo lugar. Nunca fico sem ouvir Band News, Radio T, Mundolivre F.M, Ouroverde, entre outras no meu carro.

    Essa questão de rádio no celular lembro de uma situação onde um usuário onde trabalho não conseguia ouvir sua rádio favorita no iPhone 6 porque o aplicativo não funcionava e um detalhe, trabalhamos a 1 quadra da rádio que ela queria ouvir kkkkk. Por isso, acho válido esse tipo de incentivo fiscal, desde que não seja obrigação.

  • Sabe quem vai pagar mais por essa besteira? Você.

  • guest visitor

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    nunca usei FM no celular.

    ótimo obrigarem né ?

  • grande_dino_2

    Não foi nos EUA que teve um papo desses também, de querem obrigar smartphones a ter suporte para rádio FM, com a Apple envolvida porque não tem mais rádio nos iPhones?

    • David Diniz

      México mas parece que não deu muito certo isso.

    • Julio Sá

      A Apple vende um serviço chamado “Apple Music” e também vende musicas na iTunes store. Qual o interesse dela em oferecer uma função que vai concorrer com o seu comércio? Não faz sentido mercadologicamente.

      • Anti anarcocapitalista

        Rádio FM tem recepção gratuita, e como já disseram, é o último recurso de comunicação em regiões distantes.

    • Vitor Neves

      Não. A FCC (Anatel dos EUA), só pediu para as fabricantes que tivessem suporte no hardware para liberar o rádio FM por conta de catástrofes naturais, como as que tiveram esses meses atrás, e o acesso à telefonia ficava indisponível, mas os rádios FM continuavam funcionar por muuuuitos KMs por conta de suas baixas frequências.

  • Caio Bachi Artico

    Muito deles são os donos das emissoras de rádio isso é para interesse próprio

  • CtbaBr©

    Mas e como fica o meu direito de poder escolher se quero ou não ter um radio (qualquerM) em meu celular?
    Essa atual geração de políticos parecem filhotes de ditadores, mimados e inconsequentes, quando querem algo basta redigir uma lei obrigando o povo a isso ou aquilo!

    • David Diniz

      Você não tem direito de escolha! Nesse país comunista você obrigado a engolir o que você não quer.

      • Mr. Beauregard

        “Nesse país comunista” HAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHA

        Isso é o bom e velho capitalismo, meu caro. O interesse privado prevalecendo sobre o interesse público.

        • David Diniz

          Pra mim é socialismo, capitalismo para mim é aonde o mercado se auto regula sem o Estado se meter.

          • Mr. Beauregard

            Não, isso é só a utopia liberal clássica. Dogmática e maniqueísta como o conceito de Céu e Inferno.

            Capitalismo existe sem a ideologia liberal e essa só existe pra justificar suas contradições.

          • Talvez esteja precisando estudar um pouco mais pra não ficar só no “pra mim..”

        • Eduardo Costa

          É não colega, isso é prevaricação mesmo, vem do Estado a decisão e o tal deputado deveria estar preso…

        • Sergio Rainor

          E desde quando uma lei idiota criada por um deputado canalha tem a ver com “interesse privado”? Só se for o interesse privado dele.

    • Cássio Amaral

      O Estado brasileiro não te dá direito de escolha.

  • evefavretto

    O custo pra implementar é irrisório(celular tem FM desde o tempo dos Nokia de lanterna), mas o maior problema mesmo é que alguns fabricantes não vão ceder e criar modelos apenas pro Brasil se essa lei for promulgada. Mais fácil é a Apple parar de vender iPhone aqui que criar um modelo com FM. E outros fabricantes são capazes de criar versões únicas pro Brasil que aí são capazes de ficar pra trás em updates ou com gambiarras.

    • Victor Hugo

      Digo o mesmo! Kkkkkkkkkkkkkkkk Até parece que a Apple iria se “ajoelhar” à isso. Haja falta do que fazer em Brasília

      • LessTech

        O hardware da maior parte dos modelos de iPhone possui compatibilidade com FM. A função está apenas desabilita.

        • Eduardo Costa

          A partir do iphone 7, a apple disse que não bota mais chips de radio nos seus aparelhos… viva o progresso! #sqn

    • Julio Sá

      Verdade. Ainda mais no caso do iPhone, que a maioria do povo já traz lá de fora quando viaja. No caso do iPhone X custando 7k por aqui então… aí mesmo que já paga a passagem de ida e volta.

    • Carlos Rrd

      Se a Maçazinha Mordida parasse de vender seus produtos no Brasil, estaria fazendo um favor para o mercado brasileiro.

      • Lairton Gomes

        e a garantia?

      • Eduardo Costa

        Excelente pensamento! #sqn Então vamos diminuir a concorrência e deixar somente uma ou duas empresas vendendo seus celulares de ponta a preço de ouro… Não se iluda, se vc acha que o iphone é caro e o galaxy Sn é barato ou pelo menos mais acessível, se não houvesse um, o outro poderia encarecer seu produto o quanto quisesse…

    • Segundo a lei, apenas celulares fabricados no Brasil seriam afetados, logo, iam vender apenas importados (iPhone ao menos)

  • BlackDiamond

    “aproximadamente 97% dos celulares produzidos no mundo têm receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem o recurso ativado”

    Essa informação é verdadeira??? iPhone que eu saiba não tem FM receiver, por exemplo

    • Julio Sá

      Tem sim, ou pelo menos tinha em modelos anteriores por compartilhar componentes com o iPod. Mas por questões de $$$ a função nunca foi habilitada. Ter rádio FM no iPhone poderia atrapalhar as vendas de musicas na iTunes store e tambem do Apple Music. Poderia não, com certeza!

      • Lucas A.

        iPhone não tem mais rádio desde quando removeram a entrada P2.

      • Eduardo Costa

        Ultimo iphone com chip de rádio foi o 6S. Não interessam os motivos da empresa, o que importa é que ela não vai mudar sua linha de produção para atender o mercado pobre do Brasil… simplesmente irão parar de produzir por aqui…

  • Victor Hugo

    Pena que a Apple não vai se “ajoelhar” à isso KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • kk o que é esse deputadozinho perto da Apple ?

  • Huummm…o que o pomar, ou seja, a Apple acha disso hein? Para um produto que tem a recepção FM integrada mas nao habilitada e que a empresa disse nao querer habilitar…. sei não…

  • Jefferson Rodrigues

    Os políticos federais perdem tempo votando leis que não ajudam em nada o país e muitas vezes só atrapalham, propositalmente, para não votarem leis que beneficiam o nosso Brasil. Esses caras são safados demais!

  • Gabriel B.R.

    O mercado brasileiro de smartphones já é pobre em opções em relação a vários outros mercados menos expressivos, inclusive. Essa regra pioraria ainda mais a situação. Além de ter uma justificativa esdrúxula.

  • Edu

    qualquer coisa a gente da boot e resolve o problema

  • Marcogro®

    Foi no Hospital e não tem médico? Liga aí na Hora do Brazil e distraia sua cabeça…

  • mbmelo

    Quero ver os senadores chorando sem seus iPhones pagos com nossos impostos, pq iPhone não tem rádio, logo não vai ser vendido, pq a Apple tá hgando pro mercado brasileiro e não vai colocar radio só pq a classe mais corrupta do planeta votou que seria obrigatório. Acho que não passa.

  • Git Gud

    Quero ver o que a Apple vai fazer sobre isso.

    • Eduardo Costa

      Simples, parar de produzir no Brasil. Se contente em ter um iphone 6S, o último a ter chip de rádio, isso se ela quiser ativar, o que eu acho difícil. Ou compre fora e seja feliz…

  • Marcos

    Adeus iPhone no Brasil.

    • Yago G. Oliveira

      Duvido a Apple perder o mercado onde ela mais sai de boca cheia.

      • Se o mercado brasileiro fosse realmente importante para a Apple, eles nos colocariam entre os primeiros ao lançar um aparelho.

        • Fábio Nogueira

          E já lançariam Apple pay por aqui, cobrança em moeda local.. Também acho mais fácil ela sair do mercado.

          • O Apple Pay não é lançado aqui, muito mais por causa dos bancos do que da Apple.

          • Fábio Nogueira

            Samsung Pay (desde 2016) e Android Pay discordam rs

          • A Apple cobra uma taxa que a Samsung e a Google não cobram. Por isso ainda não foi lançado aqui,

      • Eduardo Costa

        UHauhauhuah mais um superestimando o mercado no Brasil… É sim cara, todo mundo aqui tem um Iphone X, vejo direto no busão a caminho do trabalho as pessoas batendo selfies e escutando spotify nos seus iphones 8 e X… Amigo, se a apple não atendeu a solicitação da FCC, uma das agencias de telecomunicações mais importantes nos EUA, tu acha que vai mudar sua linha de produção pra atender os miseráveis no Brasil? Sonha, mas sonha bem alto pra ver se eles te escutam…

  • Douglas Matos Rozante

    O pessoal não tem mesmo serviço, e nós aqui pagando pra esses merdas não fazerem nada que preste..

  • Geremias Bristot

    Acho muito positivo esse projeto de lei, rádio é um meio de difusão muito importante e a tecnologia atual está abafando seu uso. Eu, aliás, sempre achei estranho que os modelos de celulares de ponta são os que geralmente não possuem mais esta função.

    • ditom

      99% dos telefones precisam estar ligados a fones de ouvido para ativarem a função rádio. Quantas pessoas que usam telefones levam fones de ouvido consigo?

      • Geremias Bristot

        Você quer dizer que, por isso ter rádio nos celulares é inviável? Ou que o projeto de lei deveria incluir que a tecnologia deveria ser incrementada ao ponto de não depender de fones de ouvido?
        Olha eu acho que muita gente usa fone de ouvido, principalmente quem utiliza transporte público, então, não vejo isso como um problema. Já é um bom avanço obrigar os celulares a terem rádio. O fone de ouvido é um detalhe.

        • David Diniz

          Você vota em partido de esquerda também né?

          • Geremias Bristot

            Tô tentando achar relação com o que se discute aqui e a sua pergunta.

        • Eduardo Costa

          Não, é inviável porque a maioria das empresas está abandonando a tecnologia de radio, seja por ter um custo a mais para atender um público cada vez menor, seja porque concorre com serviços que elas vendem, seja porque já existe a opção de comprar um radinho de pilha de 10 reais em qualquer budega, de qualquer forma, estão abandonando, isso é fato.
          Forçá-las a incluir/ativar um chip obsoleto nos seus celulares de ponta, em um mercado que já não é dos maiores, é pedir para que elas parem a produção no país. Obrigar nunca é solução, em breve, graças a essa lei “super-positiva”, estaremos fabricando somente celulares de baixo custo no país, que são os que ainda possuem rádio, viva o progresso! #sqn

          • Geremias Bristot

            Atender um público cada vez menor? As empresas estão abandonando as rádios? Onde você leu isso jovem?
            Olha só o que eu peguei de outra notícia: “Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ele está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%”
            http://www.redebrasilatual.com.br/tecnologia/2013/02/radio-resiste-e-continua-presente-no-cotidiano-brasileiro-e-mundial

          • Eduardo Costa

            Jovem, verifique a data das postagens que vc lê antes de compartilhar… 😉 Talvez em 2013 o rádio fosse mais utilizado mesmo, (até pq o spotify chegou ao Brasil em 2014, hehehehe), hoje, os celulares de ponta já estão abandonando os chips de rádio, jovem! 😉

          • Geremias Bristot

            E você podia trazer algum dado concreto que fundamente seu argumento

          • Eduardo Costa

            Serve esse exemplo da apple:
            https://macmagazine.com.br/2017/09/29/apple-esclarece-que-iphones-mais-recentes-nem-sequer-possuem-chip-receptor-de-radio-fm-entenda-a-polemica/
            Se não servir, basta utilizar a lógica, as empresas querem baratear o custo de produção, ao mesmo tempo elas querem vender seus serviços de stream, concorda? Então pq elas manteriam um chip que encarece o custo de seus aparelhos e concorre com seus serviços?

          • Geremias Bristot

            Ah, as empresas que você se refere são as empresas que fabricam celulares, não as empresas que já são donas de canais de rádio. Bom, que os celulares não querem mais oferecer rádio, isso é óbvio, não é o que vai embasar sua justificativa de que o rádio está perdendo sua audiência, como você tinha afirmado antes. O mercado força seus usuários a usarem seus serviços de streaming e por isso o rádio está ficando obsoleto? Cada justificativa dessas só me fazem gostar ainda mais do projeto de lei. Veja se você consegue descobrir alguma matéria mais recente de que as pessoas estão deixando a rádio nos dias atuais.

          • Eduardo Costa

            Amigo, as empresas que são donas de rádio, como a desse deputado pilantra realmente brigam pra aumentar sua audiência, mas as estações mais conhecidas, que não preciso nem citar os nomes, já imploram para que seus usuários baixem seus *aplicativos* e escutem suas radios online, o nome disso é progresso colega. Se vc quer continuar vendo vhs é uma opção sua, se vc tem vários amigos que gostam de fita cassete e escutam LPs, é opção deles, não queiram forçar quem quer acompanhar as inovações tecnológicas a aderir…
            Ps: SIM, o mercado dita o que fica obsoleto ou não, se vc não concorda ou não entende nem isso, não vale nem a pena continuar essa discussão…

          • Geremias Bristot

            Se o sinal de internet fosse de graça quanto um sinal de rádio, eu até concordaria com esse seu discurso de substituição de uma tecnologia obsoleta por uma mais moderna, mas internet é paga, né…nem todo mundo tem acesso, né? Então, apesar do mercado ditar qual tecnologia fica obsoleta, o governo precisa intervir em prol da sociedade. Não se trata, portanto, de manter-se no VHS ou no vinil, em eras de Netflix e mp3 só por gostar de ser “vintage”, porque nem todo mundo tem acesso a esses canais. Sem falar que seu ponto de vista está sendo reducionista, rádio não serve apenas para ouvir música, é fonte de informação e divulgação, coisa que uma Apple music ou Spotify não é especializada.

          • Eduardo Costa

            Amigo, tente entender, não estou desprezando o valor do rádio como meio de comunicação, nem defendendo spotify, netflix, etc… Não é o MEU ponto de vista, quando as empresas se juntam para tornar o rádio obsoleto, elas não vão adaptar sua produção porque o Brasil acha que precisa ter rádio nos aparelhos, elas simplesmente vão deixar de produzir para este mercado! Entende como isso vai contra todo avanço tecnológico!? Vc acha que a Pioneer iria produzir sons pro Brasil se obrigassem a manter toca-fitas, a Sony iria produzir blurays com entrada de VHS só pq o Brasil acha que é necessário? A Microsoft iria criar uma versão especial do XBox ou a Sony do ps4 com entrada de cartucho pq um deputado acha que é melhor? Não, colega, não iriam, porque mudar a linha de produção é caro pra caraleo e o ROI não seria positivo!
            Se nós temos a opção de pegar um aparelho com rádio, NÃO precisamos obrigar todos os modelos de uma empresa a ter, pq ela NÃO vai fazer, vc vai fechar as portas do mercado pra ela, entende?

          • Eduardo Costa

            Eu não deveria porque vc tem internet e deve saber procurar algo no google, mas veja essa pesquisa de 2015 da PUCRS:
            http://portal.eusoufamecos.net/jovens-brasileiros-estao-deixando-de-ouvir-radio/
            Ps: de lá pra cá, com o barateamento da banda larga e o aumento dos serviços de stream, essa audiência, que já era baixa no Brasil todo, já deve ter caído e muito!

          • Eduardo Costa
  • Luiz Barbosa

    Olá queridos colegas! Só estou passando para comunicar que o Bitcoin caiu mais de 10% em menos de 24 horas,mas não há motivos para pânico.Só estou avisando,pois o pessoal do Tecnoblog só avisa quando o Bitcoin sobe.Qual será o interesse deles de noticiar apenas na alta? ????¿

  • betacaroteno

    É pra ouvir a voz do Brasil??? Brazil, zil, zil!!!!

  • Podem obrigar agora no mínimo 8 de RAM, 128 de armazenamento, tela Full HD sem bordas, processador Snapdragon 835, preço abaixo dos mil reais e atualização do sistema durante toda vida…. se for para fazer façam direito

    http://www.museumoftheweird.com/news/wp-content/uploads/2015/03/Smart_Homer.jpg

  • Se o cara não fosse radialista e família não tivesse uma rádio, seu até acreditava na idoneidade, mas não da né!

    Ele faz um projeto obrigando que todos os carros do brasil, saiam de fábrica com ar condicionado sem onerar no valor final, na redução do custo de emplacamento ou para se tirar a carteira a de motorista, ou mesmo, para que as operadores oferecem mais internet, por um valor mais baixo, etc?

  • @ŁÅØ_MØЯÅΞS

    Todos deveriam vir com tv digital também! >:-(

    • Yago G. Oliveira

      Esses topo de linha deveriam vir com essas coisas todas. São tão caros…

  • Igor

    Apesar dos interesses obscuros, há casos de desastres em que o único sinal que funciona é o de rádio. De certa forma é bom.

    • Eduardo Costa

      Já pensou que vc pode, acredite se quiser, comprar um radio!? 0_0

      • Igor

        Pq na hora que o desastre ocorrer eu vou me preocupar em comprar um rádio sendo que o aparelho que está comigo o tempo todo poderia ter essa função.

  • Sidney Piesco

    Se levarmos em conta que muitas pessoas moram em regiões que não são atendidas por internet móvel, a medida é boa, independente das intenções contidas por trás dessa lei.

    • Eduardo Costa

      E que tal essas pessoas adquirirem um celular com rádio, ou mesmo (pasmem!) um radio de 10 reais!? Forçar as empresas a colocarem um chip que não está mais em uso é pedir para que elas parem sua produção no país…

  • Gabs

    Bom, parece que ele está falando a vdd, independente dos interesses por trás.

    https://www.theverge.com/2017/9/28/16379316/fcc-iphone-fm-radio-activation-request-ajit-pai

    • Eduardo Costa

      E vc já leu a resposta da Apple? Não não vamos ativar simplesmente pq não tem mais chip de radio nos nossos aparelhos desde o iphone 7 [ponto].

  • HUEHUEHUE BR

    Útil pra caralho essa lei. Nossa! Vai fazer falta celular sem FM? Não,a maior parte da população nem deve usar mais. Usa só quando ta no trânsito e não tem um smartphone pra escutar Spotify ou o próprio carro “não aguenta essa tecnologia”.

    • Yago G. Oliveira

      A maioria da população na verdade não têm e Spotify.

      • HUEHUEHUE BR

        Assim como não usa FM por ser boa. Só usam quando não tem nada melhor.

  • Tori

    Tanta coisa pra aprovar, aprova uma coisa dessas.
    É, Brazilian, meu povo.

  • Andre Badiani

    e votam em uma [email protected]## vai se preocupar com seu eleitorado seu b!

  • Alex Panceri

    O cara tem uma rádio, so por isso ta fazendo essas merdas.

  • Eu trabalho em rádio, e mesmo assim nao concordo, hoje em dia o rádio e muito pouco usado, e quem usa prefere streaming.

  • Vou escrever em CAPS mesmo: AS MINHAS PRECES FORAM OUVIDAS!!!!!!!!!!!! CHUPA SAMSUNG E APPLE, E QUEM MAIS VENDE CELULAR SEM RÁDIO FM!

  • Carlos de Oliveira

    QUANTO MIMIMI….. Se o cara tem rádio ou não pouco importa…! O importante é que a maioria dos telefones são fabricados com o chip de recepção de rádio FM. Se tem na placa do telefone, tem que estar ativo… Se não retira.. um chip a menos.. um peso a menos… um lixo a menos no meio-ambiente. Vamos ser mais maduros… Vamos lutar e crer que teremos um país cada dia melhor.. Pessimismo e blá..blá..blá.. não resolve nada! O abunda não prejudica… Quem não quiser usar o rádio não liga….

    • Vitor Neves

      O que acontece é praticamente o mesmo que o Bluetooth e Wi-Fi onde o custo pra adaptar o hardware Wi-Fi para funcionar junto com o Bluetooth é muito baixo e por isso ele acaba vindo incluso. O rádio FM em muitos celulares vem de “brinde” com o modem 4G presentes em principalmente Snapdragons. O que resta é a empresa desenvolver drivers e um software para funcionar.

  • Rafael

    Vcs que reclamam dessa obrigatoriedade aqui já leram a notícia de meses atrás que nos EUA também haverá obrigatoriedade dos rádios FM estarem habilitados?
    https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/eua-pedem-que-apple-ative-chips-de-radio-fm-em-iphones.ghtml

    • Eduardo Costa

      E não foi atendida, simplesmente, porque desde o iphone 7 a apple não tem mais chips de rádio nos celulares…

  • zoiuduu .

    Eu gostei muito, gostaria mais se o povo simplesmente não comprasse os cel sem rádios e não precisasse do governo exigir nada.
    A lei poderia ser de que as companhias não poderiam colocar rádio FM e desativalo.
    Quem não gostou pode usar o argumento de que vai encarecer, mas não vai ser muito mais caro.

    • O povo deixar de comprar por conta de rádio seria impossível já que rádio esta quase morto (não vai morrer de verdade, vai sempre existir, mas não é essencial pra mais ninguém). Nesse caso a lei vai te ajudar mais do que o mercado.

    • Eduardo Costa

      Pois é olha que interessante, já parou pra pensar (fora do seu umbigo): “se o povo não tá comprando e as empresas estão abdicando do chip de rádio é pq o público é irrisório e não compensa o gasto?!” Obrigar nunca foi solução pra nada, vcs estão superestimando demais o mercado brasileiro, as empresas não vão encarecer, vão é deixar de produzir no país, simplesmente pq não compensa…

      • zoiuduu .

        Já sim. Mesmo assim gostei do rádio ^^

  • baixamemoria games

    Tanta coisa para ser feita e esses folgados ficam brincado de FM ou AM

  • Vamos ver se agora os reviews do Tecnoblog passam a destacar a falta ou presença dessa funcionalidade nos reviews de aparelhos.

  • Marks William

    Proposta interessante. Eu comprei um Galaxy S6 Edge e só me dei conta que ele não tinha rádio FM quando fui conectar no transmissor da minha TV e fiquei #decepcionado.

  • Guilherme Borges Cunha

    Seria interessante incluir no corpo da notícia que o deputado citado abriu em conjunto com o irmão uma rádio há alguns que está registrada no nome dos pais deles. Ou seja, é só mais um caso de um corporativista vagabundo legislando em causa própria.

  • Alex Panceri

    Que chorume. parabéns pra quem elegeu esse verme, ta ajudando a cagar com o país

  • Samuell Henrique

    Deputado infeliz. Muitos deputados são donos de emissoras de rádios FM. Quem votou nessa desgraça humana se corrija. Projeto inútil.

  • Richardson Dos Santos Neves

    E quem vai obrigar a Apple?

  • iamyourfather – your mom likes

    Mandei e-mail para esse deputado e ele não respondeu.
    Vamos encher a caixa de email dele.

    Perguntei porque motivo essa lei autoritária está tramitando e porque não extinguem a “Voz do Brasil” ao invés disso.

  • Fabio Alvez

    Tem que rir desses nossos políticos. Tava aqui pensando, a Apple vai lançar uma versão mais que especial só pro Brasil com rádio FM!? Ou outras faricantes que não tem em seus portfólios aparelhos com receptor FM!?

  • Vin Diesel

    só quero ver como vão fazer com a apple….

  • betones

    sei lá… acho que quem escuta rádio, já tem um rádio….

  • Keaton

    Nossa… não ouço falar de Rádio FM desde 1990’s…

  • Sergio Rainor

    O próximo passo será obrigar os celulares a virem com TV….

  • Tales Cembraneli Dantas

    + Livre Iniciativa e – Regras Governamentais…

  • Eliezer

    Toma mais estado que tá pouco…