Como dissemos por aqui, é difícil ser uma empresa que depende demais da Apple. O que acontece quando ela decide fabricar um componente para iPhone que, antes, vinha de um fornecedor?

A empresa britânica Dialog Semiconductor tem um contrato exclusivo para projetar e fabricar os chips de gerenciamento de energia do iPhone, iPad e Apple Watch. Esse componente é essencial: ele controla o carregamento e gerenciamento da bateria, além do consumo de energia.

De acordo com o jornal japonês Nikkei, a Apple está desenvolvendo seus próprios chips de gerenciamento de energia, e vai substituir as peças da Dialog em metade dos iPhones a partir de 2018.

A ideia é atingir um melhor desempenho nos iPhones e iPads com menor consumo de energia. Analistas dizem que, ao desenvolver seus próprios chips, a Apple conseguirá integrar melhor seu software ao hardware, diferenciando-se mais de concorrentes como a Samsung.

As ações da Dialog despencaram mais de 20% com a notícia. No ano passado, 74% de sua receita veio da Apple. Segundo a Reuters, a fornecedora depende muito da indústria de smartphones, e vem tentando se diversificar.

Este ano, a Imagination Technologies acabou se vendendo por US$ 740 milhões após perder o contrato com a Apple. Ela desenvolve os chips gráficos PowerVR, que foram substituídos por uma GPU própria no A11 Bionic.

A Apple já desenvolve vários componentes: o processador (com base na arquitetura ARM), o chip neural para o Face ID, o chip de impressões digitais, e o chip W1 para conexão sem fio entre Airpods e seus outros dispositivos.

Rumores dizem que a Apple também planeja substituir os modems da Qualcomm por alternativas da concorrência — como Intel e MediaTek — após uma briga judicial.

Com informações: Nikkei, Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sincero
Pode ser. Pelo que ela esta se preparando é bem possivel
richardsonvix

O negócio mesmo é a quantidade de incentivo$ que Trump está dando à Apple para se tornar 100% fabricado nos EUA.

Richardson Dos Santos Neves
O negócio mesmo é a quantidade de incentivo$ que Trump está dando à Apple para se tornar 100% fabricado nos EUA.
Vitor Mikaelson

Vende para a Samsung também, mas a samsung de vez em quando usa o dela também. Não é algo garantido.
Por que estou falando das duas? Pois é uma das maiores empresas neste sentido. Só no último trimestre de 2016, a Apple vendeu 78 milhões de iPhone.
Se a Sony perder a apple é uma crise gigantesca para ela. A cada iPhone vendido a Sony ganhava 20 dólares (não sei como tá atualmente).

Miguel Dornaes - Virtuamigtec

Um tal de Ballmer também pensava assim !!!

comendo 🍮

Symbian era o sistema na terra e deus no céu... quem tem grana já ta de olho em tendencias... apple ja foi, fato. apple sempre foi jobs, isso ai é colher fruto de uma arvore plantada que vai morrer....

Diego Oliveira

Cara, eu acho que a longo prazo o fim da Apple vai ser ela morrer querendo fabricar/produzir cada pequeno detalhe do seu iPhone, e ai chegará algo novo e revolucionário e a maçã vai estar perdendo tempo fazendo o chip de gerenciamento de energia, o modem, o não sei o que aquilo outro, e aí pra desfocar disso e focar no que virá de novo não vai ser da noite pro dia...parece meio teoria de mesa de bar, mas se a 12 anos, alguém falasse que Nokia perderia o trono em pouco tempo alguém acreditaria?

Peter Bishop

Os caras são pilantras desde a fundação

Peter Bishop

Como se a Sony só vendesse para Apple

comendo 🍮

Mais um motivo desses bugs todos, quer abraçar tudo em nome do lucro, ninguem pode faturar nada junto com eles. Fanaticos me perdoem, mas deve ter gente grande alertando a tempos que a LONGO prazo essa empresa afunda como um dia foi o reinado do BlackBerry e hoje nem 5% sabe o que é... Vamos aproveitar (eu não) enquanto ela ta ai e fazendo suas cagadinhas.

Vitor Mikaelson

É que no 8/X chega até a 29w se não me engano.

Lucas Ribeiro

Sim, quando se fala só em "iPhone", sem especificar o modelo, acredito que se fala do último.

Leandro Nascimento

usam sim...

Leandro Nascimento

desde o iPhone 6 existe um gerenciamento de energia de carregamento rápido se usado o carregador de 12W do iPad, por exemplo...

Vitor Mikaelson

Imagine se a apple começa a fabricar os próprios sensors/lentes da câmera? rip sony (se é que ainda usam o da Sony)

Exibir mais comentários