A cada dia que passa, os aplicativos de redes sociais ficam mais pesados e ganham recursos que você não vai usar. Há esperança para alguns deles: o Twitter Lite é uma versão mais simples que promete funcionar rapidamente mesmo em conexões 2G ou 3G e acaba de ser liberado na Play Store para usuários brasileiros.

O Twitter Lite já existia como um webapp, bastando acessar mobile.twitter.com e criar um atalho na tela inicial. Como isso não é muito intuitivo, o Twitter liberou a versão simplificada como um aplicativo instalável — mas ele funciona de maneira idêntica ao Progressive Web App (PWA) que alguns já conhecem.

Ele possui o mesmo visual e os principais recursos do aplicativo tradicional, mas traz um modo de economia de dados, que carrega fotos e vídeos sob demanda, poupando sua franquia de internet móvel. E, como ocupa 1,7 MB de espaço, pode ser uma boa opção para smartphones com pouca capacidade de armazenamento.

Você já pode baixar o Twitter Lite na Play Store. Além do Brasil, o aplicativo está sendo liberado em outros 23 países onde a internet móvel é cara; nas Filipinas, onde foi testado nos últimos meses, houve um aumento de 50% nos tweets enviados pelos usuários, segundo o Twitter.

Com informações: Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

lorde

só falta ter a opção noturno q eu baixo

‎Michael

Higa, tem modo noturno no twitter lite?

Jefferson Rodrigues

Prefiro usar o Facebook, no navegador. Bem melhor!

Marks Duarte

Migrando para esse agora mesmo.

Lucas Blassioli

Nem uso o cliente oficial... Já instalei esse só para ter um sem limite de atualização quando precisar.

J Janz

Ok, até agora só vi que não precisa expandir o tweet pra ver a imagem/vídeo, fica com o espaço reservado como na imagem (lado direito) do artigo (no Twitter padrão com as configurações que mencionei fica o tweet e o URL da imagem/vídeo/link e vc pode tocar no tweet pra expandir e ver a mídia nele ou tocar no URL pra ver no navegador -- seja lá pq queira fazer isso). Mas, ao menos sem o modo noturno (que uso 100% do tempo), o Déficit de Atenção me impediu de ler muito mal 1 tweet: esses espaços pras imagens chamam atenção demais!

J Janz

Pelo menos o Messenger Lite atende perfeitamente bem, pelo menos pra mim, cuja única demanda é male male vez na vida responder alguém lá (e, mais que isso, sumir no facebook com a droga do emblema do número de mensagens no Messenger, que não uso! =D) ...

J Janz

Não baixei o Lite ainda mas eu queria entender em que ele é diferente de configurar o Twitter padrão (exatamente em Configurações - Uso de Dados) para não mostrar visualizar imagens na timeline e não reproduzir vídeo automaticamente. Alguém pode dizer?

Will

Queria um facebook lite decente, esse atual é muito ruim, o twitter lite não perde em nada pro padrão, diferentemente do facebook

ochateador

Problema é se o aplicativo mesmo tendo "franquia livre" só vive travando devido ao uso elevado da banda.
E nem todos moram em lugares onde a internet é boa. Nos lugares onde a internet é uma porcaria, essa versão lite vai ser excelente.

Diogo Buíque

Apesar de possuir um bom armazenamento (64Gb) e uma quantidade (ok - 3Gb) de memória RAM, é sempre melhor ter uma versão mais leve de um aplicativo que você usa muito. Instalarei e farei alguns testes com o Twitter Lite.

josediogenes

A iniciativa é boa, mas considerando que várias operadoras já entregam WhatsApp e Twitter sem consumir do plano de dados (um beijo neutralidade da rede), ainda dá para usar a versão tradicional sem problemas.