Início » Negócios » Tesla ativa maior bateria de lítio do mundo

Tesla ativa maior bateria de lítio do mundo

Por
25 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Cidades do estado da Austrália do Sul enfrentaram problemas no fornecimento de energia elétrica depois que uma tempestade danificou parte da infraestrutura local, em 2016. Elon Musk prometeu entregar em menos de 100 dias a maior bateria de lítio do mundo para resolver a questão. E cumpriu: nesta sexta-feira (1º), o componente entrou em operação.

A bateria de 100 megawatts da Tesla tem capacidade para abastecer cerca de 30 mil casas. Ela ganhou a atenção da mídia depois que um empresário do Vale do Silício questionou se a empresa realmente poderia garantir a instalação em 100 dias. Em resposta, Elon Musk disse que, se o prazo não fosse cumprido, o serviço com custo estimado em US$ 50 milhões sairia totalmente de graça.

Tesla - bateria

O componente foi entregue na semana passada, mas ainda precisava passar por testes e refinamentos para cumprir os requisitos da agência reguladora local. Ainda assim, a bateria foi instalada, testada e ativada 63 dias depois da assinatura do contrato de licitação da Tesla, bem antes do prazo combinado.

Agora que está funcionando, a bateria deverá fornecer energia para as cidades nos horários de pico do verão, quando o consumo é maior e o sistema anterior já não dava mais conta da demanda. A bateria ocupa um terreno de menos de 10 mil metros quadrados e está integrada a uma rede elétrica de 40 mil quilômetros de cabos de energia.

Com informações: Mashable, The Verge.

Mais sobre: