Início » Negócios » Tesla ativa maior bateria de lítio do mundo

Tesla ativa maior bateria de lítio do mundo

Por
01/12/2017 às 11h24
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Cidades do estado da Austrália do Sul enfrentaram problemas no fornecimento de energia elétrica depois que uma tempestade danificou parte da infraestrutura local, em 2016. Elon Musk prometeu entregar em menos de 100 dias a maior bateria de lítio do mundo para resolver a questão. E cumpriu: nesta sexta-feira (1º), o componente entrou em operação.

A bateria de 100 megawatts da Tesla tem capacidade para abastecer cerca de 30 mil casas. Ela ganhou a atenção da mídia depois que um empresário do Vale do Silício questionou se a empresa realmente poderia garantir a instalação em 100 dias. Em resposta, Elon Musk disse que, se o prazo não fosse cumprido, o serviço com custo estimado em US$ 50 milhões sairia totalmente de graça.

Tesla - bateria

O componente foi entregue na semana passada, mas ainda precisava passar por testes e refinamentos para cumprir os requisitos da agência reguladora local. Ainda assim, a bateria foi instalada, testada e ativada 63 dias depois da assinatura do contrato de licitação da Tesla, bem antes do prazo combinado.

Agora que está funcionando, a bateria deverá fornecer energia para as cidades nos horários de pico do verão, quando o consumo é maior e o sistema anterior já não dava mais conta da demanda. A bateria ocupa um terreno de menos de 10 mil metros quadrados e está integrada a uma rede elétrica de 40 mil quilômetros de cabos de energia.

Com informações: Mashable, The Verge.

Mais sobre:
  • Ricardo – Vaz Lobo

    Na biografia que tô lendo do Musk, uma das suas características é ser determinado ao extremo da sanidade, quando não o ultrapassa, para desespero dos seus funcionários. Para cumprir esse prazo e não perder as 50 pilas, deve ter distribuído urros, chiliques e chicotadas pra todo lado, até pra mãe dele. And wins, again…

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      É o preço que se paga muitas vezes para trabalhar com as melhores mentes do mundo… eu não topo…

      • Ricardo – Vaz Lobo

        Todo mundo lembra da pirâmide de Gizé, mas do Zé Mané que empurrou os pedregulhos, ninguém fala.

        • Silvio Ney

          O “zé mané” não desenvolveu nada, só tá fazendo o que lhe foi contratado.

          • Leandro Nascimento

            E ganhando para o que lhe foi contratado. Exatamente!

    • Arthur Estevam

      Lembra do Jobs? Lembra como a Apple ficou uma bosta depois que ele morreu? Então.

    • Adriano Garcez

      Terminei a biografia na semana passada e fiquei um pouco assustado com essa face do Elon Musk. Assim como Jobs, o cara consegue fazer o pessoal trabalhar acima do limite do humanamente possível ao imbuir nos funcionários o seu senso de missão. A diferença dele para Jobs é que, se os funcionários tiverem bons argumentos para dizer que algo não é possível, ele realmente leva em consideração – sem contar que, caham, o cara realmente bota a mão na massa ao invés de ficar apenas chicoteando os funcionários.

  • “A bateria de 100 megawatts da Tesla tem capacidade para abastecer cerca de 30 mil casas.”

    Mas isso é durante quanto tempo?

  • Programador Front-End

    queria saber que conjunto de catodo e anodo os cara usam pra essas baterias de lítio deles

  • Leandro Nascimento

    como eu amo a TESLA

  • Guilherme Borges Cunha

    Se fosse no Brasil o Elon Musk teria que molhar a mão de algum burocrata do estado.

  • André G

    Energia é um dos grandes problemas aqui da Austrália, custa muito caro! Minha host mom disse que já chegou a pagar 900 dólares australianos por uma fatura de 3 meses. Isso que aqui os chuveiros são a gás, porém, os fogões são geralmente elétricos pois eles tem muito medo de fogo dentro de casa (é cheio de alarmes de incêndio pela casa toda, até na lavanderia).
    Uma das vantagens do alto preço da energia elétrica é que muitas casas tem placas solares no telhado, nos subúrbios deve ser algo em torno de 50% das casas.
    Agora só falta o Elon Musk dar um jeito de resolver outro grande problema da Austrália que é a internet. A internet aqui é uma bosta, é limitada e é cara pra caralho. Mas a internet móvel até que é boa, apesar de ser cara.

    • Sou_Geek

      Que delícia de comentário

  • Jose X.

    South Australia’s giant Tesla battery has begun dispatching stored wind
    power
    into the electricity grid a day ahead of its scheduled switch-on.

    http://www.abc.net.au/news/2017-11-30/sa-tesla-battery-begins-producing-power-a-day-ahead-of-schedule/9212794

    aqui no Brasil os estúpidos foram pra rua pra tirar quem falava em “armazenar vento”, agora ficam babando ovo do Musk…

    • Marcos

      store wind power (armazenar ENERGIA do vento) estocar/armazenar vento