Início » Mobile » Você pode usar o aplicativo E-título para votar nas próximas eleições com o titulo de eleitor digital

Você pode usar o aplicativo E-título para votar nas próximas eleições com o titulo de eleitor digital

Trata-se do E-título, um app para Android e iOS (iPhone) que serve como uma versão digital para o documento

Por
45 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nas próximas eleições presidenciais de outubro de 2018 teremos algumas novidades tecnológicas: você poderá usar o smartphone para consultar o número do seu título de eleitor. Trata-se do E-título, um aplicativo para celulares Android e iOS (iPhone) que serve como uma versão digital para o documento de votação. Além de informações básicas — como sua zona eleitoral e seção — o título de eleitor digital traz também o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral, e dados de cadastramento biométrico (incluindo a situação do título de eleitor, se foi cancelado).

Trata-se do E-título, um app para Android e iOS (iPhone) que serve como uma versão digital para o documento

Inclusive, se você fez a biometria, sabe que a Justiça Eleitoral tira uma foto — e essa foto vai aparecer no seu E-título. (Se você não fez cadastramento biométrico, não haverá foto na sua versão do documento no aplicativo). O app também possui um QR Code para validação na sua zona eleitoral.

Use o e-Título para consultar o número do título de eleitor

É possível baixar o app para Android agora mesmo. Você faz login inserindo o número do título eleitoral, data de nascimento, seu nome, nome do pai e nome da mãe. O aplicativo do E-Título para iOS também já está disponível na App Store, para iPhone, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Trata-se do E-título, um app para Android e iOS (iPhone) que serve como uma versão digital para o documento

O título de eleitor impresso continua valendo, é claro, mas você precisará apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista). Se você tiver foto no seu E-título, não precisará levar outro documento para se identificar. O aplicativo começou como uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), e foi adotado pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, para distribuição em todo o país a começar pelas atuais eleições de 2018.

Como usar o e-título (título de eleitor digital)

Voto impresso nas eleições 2018

Além disso, nas eleições 2018, algumas seções vão usar urnas eletrônicas que poderão imprimir seu voto em um comprovante. Você poderá conferi-lo visualmente, mas não levará o papel para casa: ele será “depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”. A ideia é aumentar a transparência, e diminuir as chances de fraude.

Com informações: TSE, G1.