Toda segunda-feira, eu escuto uma seleção de músicas que o algoritmo do Spotify escolhe para mim. A playlist Descobertas da Semana é um dos meus recursos favoritos, e está prestes a melhorar.

O Spotify confirmou ao Mashable que está testando botões “curtir” e “não curto” como uma possível novidade para a Descobertas da Semana; isso já está presente no Daily Mix. Eu fui contemplado, mas nem todo usuário tem acesso por enquanto.

Não tem muito segredo: há um botão de coração ❤ e de bloqueado 🚫 ao lado de cada música. Se você gostar de uma, clique em “curti” e ela será adicionada à sua biblioteca.

Se odiar, clique em “não curto” e diga se você não gosta da música ou do artista. Então, o Spotify mostra a mensagem: “da próxima vez, não vamos recomendar músicas como essa”, ou “não vamos mais incluir esse artista nas suas Descobertas da Semana”.

Claro, você pode desfazer um “curti” ou “não curto” clicando novamente no botão; neste caso, aparece a mensagem “vamos fingir que nada aconteceu”.

No app para Android, eu não consigo curtir/descurtir faixas. No entanto, se eu descurti uma faixa no computador, ela aparece na lista em cinza com um ícone 🚫 ao lado, e não é reproduzida.

A Descobertas da Semana é bastante popular: um ano após seu lançamento, ela já tinha 40 milhões de usuários, que ouviram 5 bilhões de faixas no total. O Spotify tem 140 milhões de usuários, dos quais 60 milhões são assinantes do Premium.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados