O Files Go, gerenciador de arquivos para Android desenvolvido pelo Google, estava em beta desde novembro. Além de fornecer acesso a suas fotos e documentos, ele ajuda você a liberar espaço no smartphone.

Agora, o aplicativo está disponível para todos: basta procurar por “Files Go” na Play Store, ou ir direto até este link. Ele é compatível com Android 5.0 Lollipop e versões posteriores.

Como lembra o Google, muitos smartphones ao redor do mundo têm pouquíssimo armazenamento — às vezes 4 GB no total. E ocupar esse espaço é cada vez mais fácil, dada a quantidade de imagens, vídeos e documentos que recebemos todo dia.

Por isso, o destaque do Files Go é a ferramenta para liberar espaço. Ela oferece sugestões personalizadas, incluindo apps não utilizados nas últimas quatro semanas; arquivos grandes; fotos duplicadas; e até mesmo memes.

Isso é feito usando tecnologia de visão computacional do Google. A empresa diz que, durante a fase beta, os usuários economizaram em média 1 GB de espaço.

Também é possível enviar arquivos para o aparelho de um amigo próximo sem usar internet — basta que ele também use o Files Go. As transferências são criptografadas e atingem até 125 Mb/s. E, claro, você pode navegar por suas imagens, vídeos e downloads, tal como em um gerenciador de arquivos comum.

Você está usando o app? O que achou?

Com informações: Google, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados