Início » Computador » Estes são os notebooks com Windows 10 que prometem mais de um dia de bateria

Estes são os notebooks com Windows 10 que prometem mais de um dia de bateria

Asus NovaGo e HP Envy x2 têm processadores Snapdragon 835, com arquitetura ARM

Paulo Higa Por

Direto do Havaí — A próxima leva de notebooks promete mudar a forma como trabalhamos: eles são equipados com processadores ARM da Qualcomm, rodam Windows 10, têm conexão constante à internet e oferecem até uma semana de duração de bateria, sem sacrificar o desempenho.

“Uma semana de bateria” foi um termo repetido à exaustão no evento da Qualcomm, mas ainda é mais uma fórmula de marketing do que algo real. Na prática, os dois notebooks anunciados pela Asus e pela HP prometem autonomia entre 20 e 22 horas contínuas — suficiente para dois ou três dias de trabalho, se você não costuma rodar softwares pesados, o que continua bem animador.

O Asus NovaGo tem preço de notebook intermediário, custando a partir de US$ 599, mas é equipado com processador Snapdragon 835, o mais potente da Qualcomm disponível no mercado. Ele aguenta 22 horas de reprodução de vídeo ou 30 dias em standby conectado. A conexão é 4G, com possibilidade de eSIM (você pode reaproveitar o número do seu celular no notebook) ou o tradicional Nano-SIM.

Por dentro, estamos falando de uma máquina com tela de 13,3 polegadas (1920x1080 pixels), 4 ou 6 GB de RAM, além de 64 ou 256 GB de armazenamento em flash. O modelo mais caro terá preço sugerido de US$ 799, o que ainda fica abaixo da faixa dos mil dólares praticada nos concorrentes com Intel. A Asus promete lançá-lo a partir do primeiro trimestre de 2018.

Já o HP Envy x2 é uma espécie de Surface da HP, com teclado destacável e apoio dobrável na capa, que é revestida de couro. Com bateria de 20 horas de reprodução de vídeo ou 30 dias em standby conectado, ele tem 4G, alto-falante da Bang & Olufsen e 6,9 mm de espessura. O notebook será lançado em 2018 e ainda não tem preço definido, mas está em uma faixa de preço maior que o NovaGo.

Ambos os notebooks rodam Windows 10 — na verdade, Windows 10 S, uma versão que só executa aplicativos da Loja do Windows, mas é possível fazer o upgrade para instalar softwares originalmente compilados para a arquitetura x86. Isso significa que temos um sistema operacional completo, diferente do fracassado Windows RT, que tinha um ecossistema bastante limitado.

A arquitetura da Qualcomm abre algumas possibilidades, se as promessas forem cumpridas. Primeiro, uma autonomia de dezenas de horas significa que não levaremos mais a fonte do notebook para todo lugar. Segundo, o 4G permite baixar e atualizar dados mesmo com o notebook em standby (assim como já acontece no smartphone) e acaba com a dependência de redes Wi-Fi, que quase sempre não são boas fora de casa.

Mas o mais importante é que, depois de muitos anos, parece que finalmente temos alguma opção além da Intel nos notebooks — e as experiências passadas mostram que o surgimento de um novo concorrente pode trazer bons frutos. Veremos o que os computadores com Snapdragon serão capazes de fazer em 2018.

Paulo Higa viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roberto Paes
já mexeu, e continua aí.
Roberto Paes
né hahahaha
Catena's Beauty Atelier
Segundo as reviews a virtualização vem desativada. Eu tava querendo demais tbm, né
Get Down Floripa
Pois é notebooks vão ter baterias durando uma semana, mas nada de fazer um Iphone com uma bateria da mesma duração, parece até piada.
Samuel Pereira
Não tem a performance de um PS3 e Xbox 360 mesmo possuindo, no papel, mais performance em pontos flutuantes...o tamanho diminuto cobra o seu preço...
Samuel Pereira
No papel...bota para rodar um jogo complexo para vc ver qual sai melhor...ARM é mobile não ache que a performance em GFLOPS diz tudo...
Vitor Mikaelson
Snapdragon 835 tem suporte a virtualização. A questão, vai depender se a fabricante desativou (e se permite ativar).

De qualquer forma, comprar uns laptops destes e usar para VM não me parece uma boa ideia ainda.
Filipe Alberto
Competição sempre faz bem ao mercado e ao consumidor.
Agora com a entrada da Qualcomm quero ver se a Intel começa a fazer a merda de um processador econômico de verdade e joga os "atom" + "Celeron" no lixo.
vin
E vai mesmo: assim que a Qualcomm e a MS anunciaram essa tecnologia, a Intel deu a entender que está de olho e na primeira oportunidade vai jogar um processo.



O desespero dela está aumentando, ainda mais sabendo que AMD e Qualcomm possuem uma relação muito boa.
Rodrigo Santos
Nota ZERO pra vc.
Catena's Beauty Atelier
É que o hyper v e outros virtualizadores que rodam entre o hardware e o s.o dependem das tecnologias de virtualização da Intel e amd. Não sei como isso funcionaria no snap ainda mais ele sendo um arm, e não um x86. Eu quero muito adquirir um porque não curto depender de bateria, mas como uso muito vm quero me certificar antes
Vitor Mikaelson
O Rich Tuner da MS havia falado no Twitter.
Bruno Feliciano
Falaram um monte, mostraram os notes, mas justamente o que as pessoas queriam ver (os aplicativos x86 rodando) não mostraram e nem falaram mais detalhes.

Que belo anuncio...

Valeu mais pela viagem gratuita pro Havaí que a galera ganhou.
Paulo Danilo Sabino Rodrigues
Bom, ????.
Parabéns pela inovação.
E uma forma diferente de se montar um celular, só faltou dizer que faz ligação e que em breve terá uma versão winphone.
Nepomucc
especulação
Esperto
Qual a fonte?
Vitor Mikaelson
Windows 10 Mobile pega até hoje num Lumia 920 de 2012. É tecnicamente possível, pois é como o Windows foi criado. É totalmente independente essa parte e amplamente compatível.
Vitor Mikaelson
Hyper-V roda nativamente, e funciona. :)
Virtualbox no entanto, não faço ideia, já que ainda não foi compilado para arm64, então as situações complicam.
Vitor Mikaelson
Nem no Home e Pro pega :)
Carlin
Espero que a experiencia de uso desses notebooks seja boa! Não adianta em nada termos uma experiencia capada mesmo usando o Windows 10 Home ou Pro! Espero que as comparações com os i3 e i5 da Intel saiam logo hahahaha!
Molinex
VB to fora, C# é legal, não sei se trabalhando com logística, mas no geral é uma linguagem agradável. A plataforma .NET no todo, é muito boa. Mexi pouco com isso, e já faz tempo, mas guardo boas lembranças...
Cortana ✔
Estou evoluindo a cada dia, Moli.Sou veterana do VB, mas hoje desenvolvo um sistema de logítica em ASP.NET e C#.Aqui na França a internet móvel é muito boa.
Cortana ?
Estou evoluindo a cada dia, Moli.
Sou veterana do VB, mas hoje desenvolvo um sistema de logítica em ASP.NET e C#.
Aqui na França a internet móvel é muito boa.
Moshe Mauricio Marques
Parabéns, parabéns e parabéns pela matéria !!!
Muito boa a abordagem e a forma como as informações foram apresentadas.
Fico no aguardo das informações sobre aplicativos x86/64, performance e bateria nesta (emulação). Abs
Molinex
Visual Studio?
Te juguei mal. Achei que você ficava ali, só na portaria do Edge conduzindo ao Bing. Enquanto você tá aí, desenvolvendo sua própria rede neural...

Agora falando sério, gostaria mesmo de ver o Visual Studio rodando nesse tablet-book. Também queria ver, como sera a manutenção disso, levando em conta o Soc. E ficar online em qualquer lugar no Brasil é simplesmente impossível (talvez aí, na windowlandia role, aqui não)...

Outra coisa, fiquei curioso agora, o que você desenvolve cortz?
Piero Lourenço
Ok... e o desempenho ?
Catena's Beauty Atelier
A Adreno 540 faz 567 glops rodando a 710mhz (clock padrão)... a HD Graphics 620 (embarcada em modelos dos Core i3, i5 e i7 de 7a geração) faz 384~441.6gflops. Quem usa gráfico integrado da Intel não tem do que reclamar.
Catena's Beauty Atelier
Mas é que a AMD tá virando uma opção agora. Aqui no Brasil mesmo só encontro APUS bem antigas. Os Ryzen pra note ainda não chegaram
Catena's Beauty Atelier
Eu uso o Hyper-V e o VirtualBox pra fazer meus labs. Será que rola, mesmo sendo uma microarquitetura emulada? Acho que não, mas não custa perguntar. Vai que deram algum detalhe
doorspaulo
Até hoje tenho um T430, que uso apenas para trabalhar. Meu uso é navegação e Office, então um desses seria perfeito!



Para coisas pesadas, tem meu desk em casa.
Leon
Tem cara de ser Lenovo...
Fabiano Forte
AAAAH! Sim, pois é!
Cortana ✔
Digo o Brasil! kkkk
Cortana ?
Digo o Brasil! kkkk
Fabiano Forte
Olá, Cortana! Vou ter que abandonar, mesmo, porque vai custar uma fortuna!
Cortana ✔
Até o Windows RT é melhor que o Chromebook.
Cortana ?
Até o Windows RT é melhor que o Chromebook.
Filipe Alberto
apostar quanto, que a Intel vai fazer de tudo pra impedir a entrada da Qualcomm nessa história.
Só aceitaram a AMD por causa da patente x64 salvo engano.
vin
Monopólio freiando inovação, nada de novo sob o sol.
Carlos Taylor
Esses dispositivos foram os primeiro a vir com uma inovação que realmente importa para o público geral e tem um impacto no mercado (tipo o preço). Sem essas coisas as únicas "inovações" que veríamos seriam os "stories" rs.
Jairo ☠️
Já usou? Ou você só acha?
Jairo ??
Já usou? Ou você só acha?
Tales Cembraneli Dantas
Como td que existe
hamster
Concordo totalmente. Até coisas básicas, como conectividade 4G, a Intel estava patinando..
brunossn
Concordo totalmente. Até coisas básicas, como conectividade 4G, a Intel estava patinando..
Artur Bem Mongol
Qualcomm fez parceria com a AMD que é quem tem patente dos x64, mas com certeza deve ter mais rolo pelo meio
Artur Benchimol
Qualcomm fez parceria com a AMD que é quem tem patente dos x64, mas com certeza deve ter mais rolo pelo meio
William Lima Crisostomo
Creio que a a adoção de um SOC que fez toda a diferença, condensou tudo em um único chip e sobra espaço pra bateria gigante. Dá pra ver pelo vídeo.
William Lima Crisostomo
Realmente, as versões novas do chip da intel só funciona com win10.
Filipe Alberto
Só posso dizer uma coisa com toda a certeza, intel é uma M****. Não sei quantos anos fazendo processadores para computador, não fazia um pra note que fosse econômico. Chega a Snap e traz um PC com bateria de 20 horas.
MRJ The 1 and only
Tomara!
MRJ
Tomara!
Marcogro®
... FOI DARCY!
Esperto
Já falei do meu apelido que era galho?
??
hamster
Meu iPad tem uns 5 anos e tá super bem. =)
brunossn
Meu iPad tem uns 5 anos e tá super bem. =)
Marcogro®
*Se valendo da experiência do autor... ¯¯??¯??'???????'??'?????'???)???)???? '??????????=(•????)=/????/'?? ? ??
Marcos
Se estão investindo tanto esforço no Windows para ARM duvido que não haverá compatibilidade, até porque a ideia deles, pelo que entendi, é o Windows se tornar um serviço atualizável, não lançar novas versões.
MRJ The 1 and only
Não. O problema é ficar obsoleto muito mais rápido.
MRJ
Não. O problema é ficar obsoleto muito mais rápido.
Esperto
Interpretação conforme a vontade do leitor... ( ?° ?? ?°)
Marcogro®
Isso, mas a AMD estava fora da alça de mira das grandes montadoras de notebooks justamente por não ter nada que competisse com a Intel... Até mesmo PCs, a DELL, por exemplo, já oferece opções de Ryzen nos seus Desktops...
Cortana ✔
Abandona isso aí!
Cortana ?
Abandona isso aí!
Cortana ✔
Coisa linda!
Cortana ?
Coisa linda!
Samael Vinícius
Bem lembrado sobre o fator Ryzen, AMD sempre teve um excelente desempenho com gráficos, e as CPUs Ryzen e as novas GPUs Vega são muito poderosas, sem falar do trabalho que eles fizeram com a Microsoft na criação da CPU e GPU do Xbox One X.

Achei que o redator foi muito infeliz ao dizer "finalmente temos alguma opção além da Intel nos notebooks", como se a AMD (mesmo estando na minoria dos PCs e laptops) não fosse uma opção ou seria insignificante no mundo da tecnologia.
Cortana ✔
Ansiosa por instalar o Visual Studio nele e ficar online o tempo todo em qualquer lugar.
Cortana ?
Ansiosa por instalar o Visual Studio nele e ficar online o tempo todo em qualquer lugar.
Cortana ✔
Oi? Até onde sei a última aventura da Microsoft é a linha Surface
Cortana ?
Oi? Até onde sei a última aventura da Microsoft é a linha Surface
hamster
O problema então é evoluir muito mais rápido?
Cortana ✔
É para você! Só tome o cuidado de comprar um modelo com 8GB de RAM.
Cortana ?
É para você! Só tome o cuidado de comprar um modelo com 8GB de RAM.
brunossn
O problema então é evoluir muito mais rápido?
MRJ The 1 and only
Ah, amigo, no dia em que a MS mexer com a Intel, o mundo acaba.
MRJ
Ah, amigo, no dia em que a MS mexer com a Intel, o mundo acaba.
Marcos
A tela é Full HD, tal qual a maioria dos celulares que usam esse SOC, logo o número de pixels renderizados é o mesmo.
Marcos
Quem te garante que a próxima versão do Windows vai ser compatível com os XXXX lake?
VolksW4GNER
Um tablet.
Vinicius Wagner
Um tablet.
tuneman
Ah vá?!
Marcogro®
"Dá pro galho"? ( ?° ?? ?°)
Tácio Andrade
Estava doido pra comprar um Xiaomi Air 13" pra mim, porém esse Asus NovaGo me interessou bastante.... Se ele for tão leve quanto imagino (abaixo de 1,6kg), pego ele + um desktop pra montar laboratórios.
Keaton
Ué? Se eles quizesse fazer um com dois dias de bateria não era só adicionar mais uma bateria? E assim por diante?
Daniel R. Pinheiro
Pois fique sabendo...
Esperto
Não bate uma 1080Ti óbvio mas dá pro galho
Esperto
Fato verídico as vezes
Esperto
O tamanho da tela não interessa a GPU faz mais cálculos proporcionalmente a quantidade de pixels, note 8 = QHD / asus com W10 arm = Full HD....

Preciso nem falar mais nada
Esperto
Windows 10 S não pega mas o home e pro tem subsistema Linux para baixar na Windows store... Ainda mais que o W10S é mais barato e voltado para o publico escolar e muito menos exigente
Vitor Mikaelson
GPU dos processadores ARM, muito das vezes, chega a ser superior a da Intel. Isso não é um problema.
Vitor Mikaelson
O subsistema não pega nos PCs com Windows 10 ARM.
Yago G. Oliveira
É só o primeira da nova geração de notebooks. Até que enfim algo realmente portátil, e nem precisa ser superpotente, deixa isso que o mercado em si vai fazer produtos para esse nicho.
Molinex
Um tablet com processador ARM deve aguentar mesmo um dia de trampo...
O que me deixou mais curioso são programas x86 rodando no ARM. Gostaria de ver isso...
brunocabral
Rodar emuladores, até roda, mas em tela de Celulares. A chiadeira será quando tiver que rodar em tela grande.
Charles Almeida
Isso sim é revolução a era dos processadores x86 estão com dias contados para defasar. Tudo que será aplicado em Smartphones será aplicativo em PC de trabalho, gamer e indústria com custo menor de energia. Bem vindo ao novo mundo.
Drax
Sou usuário comum e não uso tarefas pesadas, porém costumo manter vários programas abertos ao mesmo tempo, como word, Outlook, navegador, leitor de PDF... Tenho curiosidade sobre o desempenho dessa máquina em multitarefa. Se for bom, seria um ótimo candidato a meu próximo Notebook
Gnull
Sou usuário comum e não uso tarefas pesadas, porém costumo manter vários programas abertos ao mesmo tempo, como word, Outlook, navegador, leitor de PDF... Tenho curiosidade sobre o desempenho dessa máquina em multitarefa. Se for bom, seria um ótimo candidato a meu próximo Notebook
The Moon
Alguém sabe qual o modelo desse notebook ? https://uploads.disquscdn.c...
A Lua
Alguém sabe qual o modelo desse notebook ?

https://uploads.disquscdn.com/images/38982d9ba257e973f8c8652530af1f7bc1462e14959e60c3d755c4b9b917ba03.jpg
Exibir mais comentários