Início » Web » Google atualiza busca para você passar mais tempo nela

Google atualiza busca para você passar mais tempo nela

Vários itens relacionados em diversos tipos de pesquisa

Por
06/12/2017 às 11h55
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google já mostra informações detalhadas de diversos assuntos graças ao Knowledge Graph e os snippets em destaque, que acompanham os resultados da pesquisa. Agora, o buscador vai adicionar mais buscas relacionadas para você passar mais tempo pesquisando.

Os snippets em destaque são aqueles resultados que vêm de um site, que são coletados pelo Google e exibidos em um resumo no topo da página de pesquisa. No blog oficial, o Google anunciou que os snippets em destaque agora mostram imagens e pesquisas relacionadas. Se você pesquisar sobre macacos e um site de zoológico tiver essa informação, a pesquisa vai ficar assim:

Além disso, o Google tem o mapa do conhecimento, que armazena muitas informações sobre diversos resultados de pesquisa, como o horário de funcionamento de um estabelecimento ou quão alto é Donald Trump.

A novidade é que agora os painéis de conhecimento também mostram informações relacionadas. Quando você pesquisa sobre esqui alpino, por exemplo, pode ver esportes relacionados nos resultados de pesquisa, como snowboarding.

Além disso, se você estiver procurando bastante sobre um determinado assunto, o buscador vai sugerir mais informações. Se você buscar por Neymar e depois por Messi, por exemplo, vai ver uma aba que mostra jogadores relacionados, como Cristiano Ronaldo e Luis Suárez.

Como você deve imaginar, tudo isso é uma tática para fazer você passar mais tempo na busca. Basta pesquisar por algum assunto, tocar em um resultado relacionado e quando você vê já passou mais de uma hora.

  • É bom que pra muita coisa não se vai precisar entrar em site sequer.

    • Tenente Figueiredo

      Sim. O site é que vai entrar em vc.

  • Gertrudes, a Lhama

    Recentemente começaram a aparecer as respostas do StackOverflow direto na pesquisa. A formatação tá bem porca, então ainda tem que entrar no site pra ver a resposta.

    Me pergunto qual a vantagem pro site, nesses casos, de evitar que o usuário entre nele. Ou o site não tem relação, e o Google simplesmente “rouba” o conteúdo de dentro dele?

    • grande_dino_2

      Vantagem pro site provavelmente nenhuma, já que o seu próprio conteúdo está sendo entregue mas sem receber a visita.

      Assim como não tinha vantagem nenhuma pros jornais que o Google agregassem suas notícias no feed deles lá (ou algo do gênero, nem lembro mais qual era o rolo).

      • Cleyton Rodrigues

        No caso do Google News ele só mostra as primeiras linhas da notícia. A pessoa tem que entrar pra ler tudo.

        Agora esses snipets aí vão ser prejuízo para o site.

    • Provavelmente os sites que oferecem isso vão ganhar mais pontos no page ranking

    • JN Marcos

      No Bing já existe essa função há tempos.