Vira e mexe a Nvidia anuncia a placa de vídeo mais rápida do mundo. A companhia não quis terminar 2017 sem reforçar essa tradição: a Titan V é a mais nova toda poderosa GPU para PCs da marca. E, bom, também é cara, bem cara: você precisa desembolsar US$ 2.999 se quiser levar uma unidade para casa.

Nvidia Titan V

O preço é passível de discussão, mas é inegável que a Titan V tem mesmo muito poder de fogo. A Nvidia fala em desempenho de até 14,9 teraflops em precisão única (FP32) e até 110 teraflops em aplicações de aprendizagem de máquina, capacidade esta nove vezes superior à apresentada pela também poderosa Titan Xp, placa lançada em abril.

Esse ‘V’ no nome é uma referência à característica mais notável do modelo: o dispositivo é baseado no núcleo Volta GV100, o mesmo que equipa a Tesla V100, linha de placas voltada especificamente para aplicações de inteligência artificial e que, portanto, pode incrementar supercomputadores, por exemplo.

A arquitetura do Volta GV100 tem como base um processo de fabricação FFN de 12 nanômetros da TSMC. O que mais interessa aqui é que conseguimos encontrar um chip com 21,1 bilhões de transistores em um die de 815 milímetros quadrados.

Outros números generosos fazem parte do pacote. Encontramos 5.120 núcleos CUDA divididos em seis clusters, frequência de 1.200 MHz (1.455 MHz em boost), 640 núcleos tensor (usados em aprendizagem de máquina), 320 TMUs (unidades para texturização), além de TDP de 250 W.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, na apresentação da Titan V

Jensen Huang, CEO da Nvidia, na apresentação da Titan V

A Nvidia Titan V também vem com 12 GB de memória HBM2, frequência de memória de 850 MHz, interface de 3.072 bits e velocidade de 1,7 Gb/s (gigabits por segundo). Com todas essas especificações, a largura de banda da memória chega a 652,8 GB/s (gigabytes por segundo). Outros detalhes incluem suporte a três portas DisplayPort e uma HDMI.

Note que esta não é, necessariamente, uma placa de vídeo voltada para jogos pesados, embora nada te impeça de usá-la para esse fim. O principal objetivo aqui é atender ao crescente volume de processamento direcionado às aplicações de inteligência artificial. Levando esse aspecto em conta, o preço de US$ 2.999 não chega a ser ruim, certo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Canal PikesPeak

kkkkkk

Nikolas Freitas
Pascal ta indo pro saco já... arquitetura Volta vai chegar pra moer, é só pensar, se o salto for parecido com o que foi entre maxwell e pascal, veremos a suposta "2060" colar na 1080 ou até mesmo passar ela, fora que deve vir com 8gb Vram... a grande diferença é que essa GPU vai custar 1500 no máximo, quem ta investindo em pascal agora além de estar pagando mto caro, ta ficando ultrapassado... comprei minha 1060 G1 Gaming em setembro, por 1100,00... melhor preço impossivel, hoje em dia qqr 1060 6gb ta mais de 1300,00... melhor esperar, devem chegar até o final desse ano essas novas placas.
Luis Silva
AMD é conhecida pelos fãboys por ter um "custo beneficio" antes de comprar minha GTX 960 4GB comparei os FPS dela com uma da ATI pois estava disposto a dar uma chance pra AMD e no preço as da ATI eram 100 reais mais baratas que as da Nvidia, então aonde esta o "custo beneficio" ? Se não vou poder ligar tecnologias da Nvidia em jogos, e por 100 reais nem da pra falar em custo beneficio, se fosse uns 400 reais ok....
Luis Silva
Todas as empresas de tecnologia fazem isso não só a nvidia, AMD, Intel, ATI, Samsung, Kingstone, rip jaws, markvision....
Luis Silva
Ai tu compra a nova, vai dizer que tu não curte uma novinha ?....
Luis Silva
Não é um imensurável desperdício usar esta GPU em jogos de PC quando você tem condições financeiras, vai do bolso de cada um manin, pra você pode ser extremamente cara, mas para outros é algo acessível, dentro dos padrões financeiros, eu claro não me incluo nesse padrão : (
Luis Silva
Mas travado em 30FPS :(
Luis Silva
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
HellRazor
tipo isso
Eliel Delbone Alberto
Seria um imensurável desperdício usar uma GPU dessa para jogos de PC. A finalidade é outra, é profissional. Com certeza será usada em computação gráfica de cinema.
KratOS
Em 4K real ainda...
Anderson Silva
Radoen? ?
Maicon Bruisma
Por mais que a empresa possa ter essa postura isso jamais será mais feio do que julgar os outros sem conhecer. Paz
Victor Machado
Aaaah! Antes que me chamem de fanboy da AMD, eu usei NVidia por anos, muitos anos, hj vou de AMD, mas nada me impede de usar novamente... Só procuro o melhor desempenho que cabe dentro da minha realidade. Gosto da NVidia, mas de uns anos pra cá ficaram mercenários demais.
Victor Machado
Fanboys detected! Eu citei que era com essa placa?! Nvadia faz isso demais, requentar um chipset, aumenta um clock ali e fizemos a melhor do melhor do mundo! Aposto meus dois dentes da frente que daqui uns 3 a 6 meses essa novela acontece, de novo! Quando passarem a ser fanboys do bolso de vcs e não de marca, vcs vão entender o que eu digo, não com esse tanto de "pré-conceitos" na mente de vcs. #partiuRECALQUE ?? Que brega!
Exibir mais comentários