A Tesla é conhecida por seus carros (e caminhões) elétricos com o recurso Autopilot, que pode assumir o volante nas estradas e até estacionar automaticamente. Elon Musk acredita que isso abre caminho para veículos autônomos.

Nesta quinta-feira (7), Musk disse em um evento organizado pela Tesla que a empresa está desenvolvendo processadores de inteligência artificial.

Elon Musk

O engenheiro Jim Keller, que já teve altos cargos na AMD e na Apple, é o responsável por esse projeto. “Jim está desenvolvendo hardware especializado de IA que acreditamos ser o melhor do mundo”, disse Musk, segundo a CNBC.

Como lembra o Ars Technica, a primeira versão do Autopilot era baseada em chips fornecidos pela Mobileye (adquirida este ano pela Intel). Ela e a Tesla se desentenderam após um acidente fatal envolvendo o recurso. A fabricante de carros, então, passou a desenvolver o Autopilot com ajuda da Nvidia.

O próximo passo da Tesla, então, é reduzir a dependência de terceiros. Musk acredita que carros totalmente autônomos chegarão ao mercado em “cerca de dois anos”.

E diversas empresas estão apostando nesse mercado, incluindo outras fabricantes de automóveis. A Intel tem parcerias com a Ford, BMW e Fiat Chrysler; enquanto a Nvidia oferece sua plataforma Drive PX para Volvo, Audi, Bosch e outras.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Musk tem tudo pra ser mocinho ou vilão.

Se algum dia ele aparecer com uma cicatriz na cara teremos certeza de que lado ele está.

Mago Erudito®
Musk tem tudo pra ser mocinho ou vilão. Se algum dia ele aparecer com uma cicatriz na cara teremos certeza de que lado ele está.
Mario Junior ?????????
Ué Musk, mas não é tu que vive reclamando das IA, dizendo que tem que regular tudo?
Trovalds
Bem que eu tinha comentado a respeito disso numa outra notícia da Tesla estar lado a lado com a nVidia. Na época era "o quanto a nVidia ia ceder pra Tesla em questão de tecnologia e algoritmos" (algo do tipo). Agora vemos que a Tesla tá é querendo ficar sem depender de ninguém. Impossível não é. A Koenigsegg desenvolve praticamente 100% do que equipa os seus supercarros.