Início » Computador » Esta porta Ethernet dobra para caber em notebooks mais finos

Esta porta Ethernet dobra para caber em notebooks mais finos

Jean Prado Por

Conforme os notebooks vão ficando mais finos, ou você inclui menos portas ou cria artimanhas para fazer os conectores caberem mesmo em espaços apertados. A Fujitsu, fabricante de notebooks japonesa, foi bem criativa nesse quesito:

A porta Ethernet é dobrável, como um origami. Veja como o negócio funciona:

Primeiro, você puxa a gaveta da Ethernet para a frente. Depois, é só levantar a aba para abrir a parte que fixa o cabo e voilà! Uma conexão Ethernet sem ocupar tanto espaço no notebook.

Parece bem estranho, mas pode agradar quem ainda precisa de uma conexão com à rede pelo cabo. Muitos notebooks gamers que avaliamos aqui no Tecnoblog também vêm com algo parecido, mas menos sofisticado. Veja no Avell G1540 Lite:

Pode parecer uma exigência dos dias de hoje, já que os notebooks estão ficando mais finos. Mas, como lembra o The Verge, a Fujitsu já lançou um notebook em 2013 com essa porta dobrável. Esse design foi usado até em PC Cards, lançados em 1990:

Será que veremos mais portas assim mais para frente ou as entradas Ethernet em notebooks serão aposentadas por completo?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Walter Ferraz
Tenho um note ultrafino da Asus, com uma porta RJ45 que possui um mecanismo semelhante, mas não durou uma semana. Simplesmente não ha espaço para a altura do conector RJ45 e ficam inventando soluções frágeis, ao invés de fornecer um cabo com um terminar apropriado contendo um conector mais fino. Uma falha grosseira da engenharia que deveriam ter desenvolvido uma conexão para o espaço disponível. Com isto prejudicaram centenas de milhares de usuários no planeta.
Pedro Cavalieri
Acho que nem é essa a proposta desse notebook. Imagino que ele sirva para aquele perfil de notebook de quem apenas precisa da conexão via cabo esporadicamente, priorize a mobilidade (como é geralmente o perfil de quem adquire um ultrabook), e se valha majoritariamente de Wi-Fi - se for um usuário que precisa se plugar todo dia a uma estação de trabalho específica, não vejo necessidade em ter um computador tão portátil ao ponto de necessitar dessa porta nesse formato, podendo favorecer um modelo mais resistente, menos compacto e, consequentemente, com maiores conexões disponíveis.
Hemerson Silva
Adaptador em USB C seria a melhor coisa.
Esperto
300 reais é muito ao meu ver, mas ta valendo
leoleonardo85
Imagina todo dia plugando o RJ45 ai, ai não encaixa bem você força pra cima e pra baixo. Vai durar muito.
leoleonardo85
Essa tampinha quebra com uma facilidade enorme.
Flavio Toledo
Isso esta mais com cara de gambiarra notebooks ultrafino forma feitos para usar com rede sem fio entao e melhor guardar um adaptador usb/rj45 para alguma emergencia.
Gabriel Brito
É mais ou menos o que a Dell faz. Nos Inspirons 2 em 1, não tem RJ45 e a solução é comprar um super adaptador de 300 reais com ethernet, HDMI e portas USB.
Gabriel Brito
A Samsung faz isso, aliás, mas o ideal seria mesmo um padrão único, tipo o Micro USB.
Wellinghton Godoi
Além de parecer uma gambiarra esquisita
Alessandro
Era melhor criar um adaptador RJ45 para USB C, tipo aqueles cabos para fone de ouvidos
Alberto Prado
O HP da minha irmã é assim e é até mais fino que isso.
Anderson Lopes
...e a garantia vai dizer: Mal uso... $$$
Trovalds
Vou nessa premissa também. Um dock magnético aos moldes do Moto Z (e seus Snaps). Aliás se não me engano tentaram emplacar algo assim pros Macbook via financiamento coletivo e não tive mais notícias.

Não precisa ser um trambolho igual eram os docks de antigamente, apenas algo enxuto pra acrescentar mais portas como a porta ethernet, USBs extras e quem sabe plugue pra fone de ouvido e microfone.
Robson
Embora tenha sido uma sacada bacana, será que não valia mais a pena incluir um dockstation baratinho (alias, porque são tão caros) adicionando a porta Ethernet, alguns USBs adicionais, etc?
Cameron Poe
Acho que fica melhor "reduzir" a porta (um padrão menor pro RJ45), do que essas gambiarras. Tanto essa quanto a antiga são muito ruins e podem quebrar com facilidade
Ricardo - Vaz Lobo
Achei muito boa mesmo, mas fica exposto e algum menor aprendiz-com-os-cornos-enfiados-no-uatizapi pode passar e arrancar a zorra toda.
Felipe Dallagnol
É melhor utilizar o modelo dos "ultrafinos" (igual as imagens) do que esse aí da reportagem, se alguém bater sem querer nele, já era esse conector origami
https://uploads.disquscdn.com/images/5ef57ff8a30b23956963013dbeccde1cbb2029290f93dedad5de666ac8b0ac2f.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/7f9d52258582e34a4c0a328446d58c33d3a5075ba8e0c72bbc55a745eb3396b5.jpg
Daniel Alencar
KKKKKKKKKK eu senti a ironia. Confesso que pensei o mesmo.
Marcogro®
Um plug RJ 44½ resolveria esse problema
SKY
Parece bem durável...
farias
Legal, mas com certeza é fácil de quebrar. Será que não está na hora de migrarmos desse padrão?
Zanac_Compile
Bah..................
PQP !!!!
Inovação da década ! Sensacional !