Você já tentou assistir Netflix ou outro serviço de streaming no smartphone, e a qualidade de imagem não passa dos 480p? Isso pode não ser culpa da sua internet, e sim do próprio aparelho.

Como explica o XDA Developers, dispositivos como o OnePlus 5T, OnePlus 5 e ZTE Axon M — aquele smartphone dobrável com duas telas — não conseguem fazer streaming de vídeos em HD por causa de uma limitação no software.

OnePlus 5T

Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes e outros serviços exigem o nível máximo de segurança oferecido pelo Google Widevine — uma solução de DRM — para entregar vídeo em 720p. Se o dispositivo não tiver Widevine Level 1, a resolução máxima para streaming será de 480p, independentemente da resolução de tela.

Você pode conferir se seu dispositivo tem suporte a Widevine Level 1 baixando o app gratuito DRM Info. Na seção “Google Widevine Modular DRM”, dê uma olhada em “Security Level”: L1 significa Level 1, ou seja, o streaming em HD está liberado.

Widevine L1 no Moto Z, e Widevine L3 no OnePlus 5T

Dispositivos como o Samsung Galaxy S8, Galaxy Note 8 e LG G6 têm suporte a Widevine L1. Enquanto isso, o OnePlus 5T e 5 estão limitados ao Widevine L3; a fabricante diz ao The Verge que vai atualizar o 5T para ativar suporte ao Level 1 — ou seja, a streaming em HD.

A OnePlus não explica porque ignorou o processo de certificação para o Widevine L1, especialmente porque o Google não cobra nenhuma taxa de licenciamento.

Com informações: XDA Developers, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hudson Alves Vilela

No meu Huawei Mate 10 Pro, tem suporte ao L1, e roda Netflix em HD. Se bem que ele já está atualizado para o Android 9.

Bufallobill
Certeza que é o cabo hdmi! Minha Box Ki Pro Mecool tem 4K, comprei um cabo de 40 reais e funcionou 4K beleza na minha TV 4K Samsung, mas ai coloquei esse cabo no Xbox, e comprei outro de 29 reais meio xing ling, na embalagem dizia que suportava HDCP 2.0 e 4K, mas nem com reza braba funcionou nessa resolução, baixou pra 1024 x 800, não acreditei, perdeu até o HDMI CEC, foda, me arrempendi de comprar um cabo mais barato, perdir resolução e HDMI CEC, agora só pode comprar cabo de origem e qualidade certificada.
Roberto Paes
não
avinicius
NVIDIA sendo NVIDIA
Thiago
É 'tipo Apple' mesmo. Eles enviam as atualizações via push
Naum Tenho
Concordo, mas como funcionam as atualizações nos OP ? É tipo apple? ou tem q ficar esperando praga de operadora?
Guaip
Ah sim, decodificadores convertem o sinal por canal em tempo real. Já mandam para o HDMI na resolução necessária. Mas creio que não seja o caso do Chromecast, visto que uma vez ligado, ele não costuma informar alterações na resolução, independente do que esteja tocando.
Alberto Prado
Talvez então dependa do aparelho. Aqui a tv recebe o sinal do deco, que dependendo do canal (SD, HD ou FHD) a TV indica.
Guaip
Acho que a TV mostra apenas a resolução do sinal que está recebendo do HDMI, e não a que o software está rodando. No caso, o Chromecast transmite sempre a 1080p, independente do que o software dele está reproduzindo (assim como teu monitor não baixa a resolução apenas por tu estar assistindo um vídeo em 480p).
R0gério
Meu Z Play tem L1. / Só acho estranho que nenhum dos reviews que vi dos aparelhos afetados citou esse "detalhe. Espero que pelo menos a OP corrija isso logo.
Stark
Tive LG G3 e Moto X2 antes do S7 edge, dá um desgosto ver que o Samsung é melhor em tudo mas roda o Netflix numa resolução pior. Não dá pra entender a falta de suporte no modelo internacional, a desculpa não é nem o chip Exynos, já que S6 e S8 possuem suporte.
Thalles Ferreira
Perdão, me deixei levar pelo tema do artigo e não percebi a condição diferenciada.
William Lima Crisostomo
Vc percebeu que estou falando do serviço no Windows ? Não tem por que ter Google Widevine para funcionar.
William Lima Crisostomo
O linux não tem as DRM necessárias para passar dos 720p... e eu com uma TV 4K e uma placa geração 10... não estou habilitado para o 4K... péssimo.
William Lima Crisostomo
Como é imbatível tecnicamente ? Acabo de descrever um situação que tecnicamente eles são muito fracos...
Exibir mais comentários