Alguns smartphones Android caros não têm suporte a Netflix em HD

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
OnePlus 5T

Você já tentou assistir Netflix ou outro serviço de streaming no smartphone, e a qualidade de imagem não passa dos 480p? Isso pode não ser culpa da sua internet, e sim do próprio aparelho.

Como explica o XDA Developers, dispositivos como o OnePlus 5T, OnePlus 5 e ZTE Axon M — aquele smartphone dobrável com duas telas — não conseguem fazer streaming de vídeos em HD por causa de uma limitação no software.

Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes e outros serviços exigem o nível máximo de segurança oferecido pelo Google Widevine — uma solução de DRM — para entregar vídeo em 720p. Se o dispositivo não tiver Widevine Level 1, a resolução máxima para streaming será de 480p, independentemente da resolução de tela.

Você pode conferir se seu dispositivo tem suporte a Widevine Level 1 baixando o app gratuito DRM Info. Na seção “Google Widevine Modular DRM”, dê uma olhada em “Security Level”: L1 significa Level 1, ou seja, o streaming em HD está liberado.

Widevine L1 no Moto Z, e Widevine L3 no OnePlus 5T

Dispositivos como o Samsung Galaxy S8, Galaxy Note 8 e LG G6 têm suporte a Widevine L1. Enquanto isso, o OnePlus 5T e 5 estão limitados ao Widevine L3; a fabricante diz ao The Verge que vai atualizar o 5T para ativar suporte ao Level 1 — ou seja, a streaming em HD.

A OnePlus não explica porque ignorou o processo de certificação para o Widevine L1, especialmente porque o Google não cobra nenhuma taxa de licenciamento.

Com informações: XDA Developers, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados